7 de abril de 2011

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Editora: Galera Record


Sinopse: Tally Youngblood está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que a transformará de “feia” em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito.
Mas Shay , uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere arriscar fora dos limites da cidade. Quando Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito – e, acredite, não é nada bonito. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.



Preciso confessar, no inicio, não estava levando muita fé nesse livro. Com muitas descrições devido aos objetos e vida futurística e a demora que levou até alguma coisa realmente acontecer. Mas, antes mesmo de chegar na parte dois, a história já tinha me satisfeito. A personagem principal Tally, só pensa em uma coisa, ela quer se tornar perfeita e isso fica um pouquinho chato devido  as paranóias dela, contudo, ela conhece Shay, que não tem pressa nenhuma para seu aniversário de 16 anos.
É incrível ver a evolução da Tally durante a narrativa e quando ela chega na Fumaça, um local onde aqueles que não querem mais se tornar perfeitos se reunem, começa a ver que talvez, ser perfeito não é tudo na vida. Mas ela anda escondendo um segredo que colocará todos em perigo...
Eu achei David demais, acho que foi ele quem abriu os olhos de Tally e de todos os outros que se juntaram a eles na Fumaça para mostrar que a perfeição, não é tudo e que não ser perfeito não é um crime.
O livro se passa no futuro, então, os Enferrujados de quem eles falam seriam nós, a sociedade atual. E é bem legal ver todas as críticas que o autor faz para a nossa sociedade com toda essa loucura atrás do corpo perfeito, quando na verdade, as nossas diferenças é que nos faz únicos e especiais.
O tema que o livro trata, é algo importante para nossa sociedade afinal, quantas vezes nos vemos dizendo que somos feios e que queremos mudar isso e aquilo. Quantas vezes já não quisemos ser perfeitos? Mas a perfeição traz conseqüências, uma sociedade aonde todos são iguais não tem a mesma graça. E Tally irá descobrir essas consequências e irá ver que o mundo perfeito, não é tão perfeito assim
É um livro que lhe faz pensar, e se isso realmente fosse possível? Se tornar perfeito... Você se tornaria?

6 comentários:

  1. Esse livro deve ser muito interessante, o vi na livraria e pretendo ler, apesar de não ter comprado.. A descrição me lembra um pouco A Hospedeira, da Stephenie Meyer, por também rolar no futuro e haver várias críticas aos humanos.

    Adorei seu blog, tem várias dicas ótimas! Conseguiu fazer o banner?

    xx Tainá C.
    @taiiii
    http://makeyourselfupgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ele é bem legal sim, eu achei ele bem melhor do que A Hospedeira, mas é questão de gosto. Vale a pena ler se tiver a oportunidade.

    Eu consegui sim, só tenho que arrumar umas coisinhas antes.

    ResponderExcluir
  3. Essa série é muito boa, apesar de eu ter achado que o último volume tenha deixado algo faltando. Temos que esperar para ver se Extras trará as respostas para algumas dúvidas que ficaram... Ótima resenha como sempre Gabi. Quando você escreve bastante dá pra ver que gostou do livro!

    Beijos

    Adriana

    http://mundodaleitura.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Sim, o último volume ficou devendo um pouco, vou postar a resenha em breve com meus comentários. Eu mal posso esperar para ler o resto da coleção e saber o que acontece!
    Pois é, quando eu realmente gosto poderia escrever um texto gigante sobre o livro rs

    gabi

    ResponderExcluir
  5. Mano, EU AMODORO esse livro, é perfeito! Devorei loucamente! As críticas que o autor faz são geniais, recomendadíssimo! Beijoo ;*

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti a resenha em vídeo deste livro e curti muito, parabéns, gostei muito de blog que estou seguindo.
    http://estantejovem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir