30 de abril de 2011

Resenha: Perfeitos - Scott Westerfeld

Editora: Galera Record

Aviso: Essa resenha pode conter spoilers para aqueles que não leram o primeiro volume da série.

Tally agora é perfeita – deslumbrante e avoada. As festas nunca acabam em Nova Perfeição, e os feitos de seus dias de feia deram a Tally uma reputação inigualável. Agora, ela precisa ser aceita entre os Crims, um grupo de perfeitos que se diverte testando os limites da cidade. Mas isso não deve demorar muito – com seu histórico de rebeldia e com Zane, o líder do grupo, ao seu lado...
Mas nem tudo corre de acordo com o esperado na grande festa do Crims – um enfumaçado entra de penetra e isso traz de volta lembranças esquecidas há tempos em certa mesa de cirurgia.
A Fumaça, apesar do golpe aplicado pelos Especiais, não está derrotada. Das imensidões desertas longe das cidades, os enfumaçados continuam a lutar e se rebelar contra as imposições da Divisão de Circunstâncias Especiais. E, de repente, Tally se vê forçada a escolher entre viver na ilusão de felicidade, em Nova Perfeição, ou enfrentar a realidade e se juntar à Fumaça... Mais uma vez.



Eu gostei bem mais do inicio de Perfeitos, tinha achado o de Feios meio chatinho e lento, mas com Perfeitos já gostei logo nas primeiras páginas. Podemos conhecer um pouco mais como funciona o ser denominado perfeito e como eles ficam totalmente alienados com festas, roupas e tudo mais.
Tally se encontra confusa, após receber uma mensagem dos seus antigos companheiros. Ela havia esquecido certas coisas com a operação e aos poucos, as memórias da Fumaça, de David e de tudo mais voltam. E junto com tudo isso, ela se a lembra o motivo principal que a levou a se tornar perfeita. Tem uma parte no meio do livro onde o autor usa excessivamente a palavra borbulhante, é borbulhante para todos os lados e isso meio que enjoa um pouquinho, apesar de entendermos o motivo pelo qual eles necessitam adrenalina, quem traduziu o livro poderia ter buscado outros termos.
Algo que eu senti falta foi o romance, no primeiro livro apareceu mais com David e tal mas nesse com Zane e tudo mais... Ficou muito por cima, sem muitos detalhes e emoção no romance deles, ficou devendo nesse aspecto.
Eu me decepcionei muito com os personagens de Peris e Shay. Pensava que Peris iria se mostrar mais legal nesse livro, mas errei. E Shay... Bom... Raiva é a palavra certa para descrevê-la.
Recomendo muito esse livro, novamente, pela mensagem que traz sobre a perfeição e a critica que mostra sobre nossa sociedade. E mal posso esperar pelo terceiro volume, Especiais.!

5 comentários:

  1. Você falou tudo que não gostei neste livro também! E, se você já sentiu falta do romance em Perfeitos, Especiais é pior ainda neste quesito! Não vou te contar o que mais me desagradou pq seria um baita spoiler, mas não fiquei muito satisfeita com o desfecho. E a série tinha tudo para ser ótima, poém no meio do caminho o autor deu muito mais importância para a crítica social e esqueceu que era uma série infanto-juvenil e que este público adora um bom romance!
    Ótima resenha Gabi, expôs tudos os pontos positivos e negativos do livro sem se prolongar demais ;)

    Beijos
    Adriana

    http://mundodaleitura.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Tô doido para ler este livro. Ótima resenha aliás. Feios realmente era meio lerdinho no começo, chegava a cansar, me irritava, mas gosto da crítica à beleza de Westerfeld!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!

    Eu também gosto bastante das criticas que ele faz, acho que nos faz parar para pensar o que realmente significa ser perfeito.

    E romance é algo que ele poderia ter inserido no livro, eu não me importaria se ele fosse um pouquinho maior, mas tivesse mais romance.

    gabi

    ResponderExcluir
  4. Olá gabi! Adorei a resenha, mas acredito que não caberia mais romance, principalmente com Zane, afinal, Tally mudou, corpo e mente. Mas no final quando ela está mudando já acaba o livro e você fica, "e ai?" ela e David ficam juntos juntos? Ai eu acho que caberia ele escrever mais um pouco do final... enfim... de qualquer forma gostei da serie inteira, e não me decepcionei por conta disso.

    ResponderExcluir
  5. Se eu disser se ela fica ou não com David ia estragar a tua leitura Fefa!! Não gosto de dar spoilers.

    Gabi

    ResponderExcluir