25 de julho de 2011

Resenha: Delirium - Lauren Oliver



Lena Haloway está contando os dias para seu aniversário de 18 anos. Quando ela será submetida a operação que fará tudo melhor, que a fará mais feliz. Que irá fazer sua vida mais segura.
O amor foi detectado como uma doença, e os cientistas descobriram uma cura. E a cirurgia que a traz é feita quando os adolescentes atingem os 18 anos. O governo vê o amor como algo muito ruim. E Lena também. Sua mãe foi submetida a cirurgia três vezes, mas nenhuma teve resultados positivos, a doença chamada de amor deliria nervosa foi ficando cada vez pior, e ela se matou.
Por isso, Lena vive com sua tia Carol. E trocou seu sobrenome, ninguém gosta de pessoas que contraíram a doença, ou de pessoas que tem familiares que contraíram a doença.

No dia da avaliação de Lena, algo dá errado e a sala é “atacada” por vacas. Sim, vacas. E nesse dia, Lena conhece Alex, um menino que faz seu coração bater mais forte.

Eu adorei esse livro. Simples assim. Eu me prendi a leitura desde o inicio. Lauren Oliver criou um mundo cativante, onde cada detalhe é algo que me fez pensar. Eu ri enquanto lia os sintomas do amor deliria nervosa, porque são reais. O amor é algo real para nós, é algo normal. Mas e se for uma doença?

Eu adorei a Lena, eu adoro esse nome Lena desde quando li A Irmandade das Calças Viajantes. O sobrenome por parte da mãe dela eu também achei lindo: Haloway. Mas isso não é a coisa mais importante, Lena sempre foi aquela menina que segue as regras, que faz o que é pedido, mas quando se apaixona, essa característica some completamente dela. Alex é o típico personagem masculino que te faz ficar sem fôlego. O livro todo me fez ficar sem fôlego, são acontecimentos totalmente inesperados e um final que me fez ficar em choque por um bom tempo.
O livro ainda não foi lançado no Brasil, mas quem conseguir ler em inglês e tiver acesso a esse livro, vale a pena ler. É outro livro que me fez pensar, realmente me fez pensar no amor. E o que o amor realmente é. É algo bom ou é uma doença que contraímos e nem sabemos...
Durante todo o livro a Lauren mostra quotes do Book of Shhh... que é tipo um manual da sociedade falando sobre os sintomas do amor e tal, uma dessas quotes é:
The most dangerous sickness are those that make us believe we are well (p. 1)
Eu acho que a Lauren podia realmente escrever o Book of Shhh e publicar, eu ia comprar porque eu fiquei curiosa para ler o que mais esse manual fala sobre o amor.
A narrativa é excelente, eu realmente não tenho nada a reclamar do livro. Eu estou louca para ler a continuação- Pandemonium-, que será lançada em fevereiro de 2012 nos Estados Unidos.
Meu conselho: Leiam.

6 comentários:

  1. Oii, amei seu Blog viu! Achei muito legal o jeito que você escreve, e já estou seguindo :D.
    Faz uma visita no meu Blog também? :D

    @SetordaLeitura
    http://setordaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Gabi! Eu já tinha ouvido falar deste livro e fiquei curiosa, mas depois dessa sua resenha eu simplesmente TENHO QUE LER!!! Parece que a Rocco irá lançá-lo em breve (tomara) e eu vou ter que esperar (não consigo ler em inglês, sou muito lenta)... Amei a resenha, o livro parece ÓTIMO :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Depois da sua resenha, vontade de ler mil. Amor uma doença, adorei, adorei, adorei! Quero ler só pra saber como a autora abordou o tema dessa forma. Nossa! Gabi, como eu adoro o seu post "Book Blogger Hop" eu comecei a fazer no meu blog também (por causa do seu, sim, sempre me senti tentada a dar minhas respostas enormes haha!) não tem problema, tem? :S
    xx ni

    ResponderExcluir
  4. nossa achei estranho, amor é doença?? rs agora fiquei curiosa pra saber, como assim??

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi *-*
    Não conhecia esse livro,mas pela sua resenha animadora,rs,me deu vontade de ler. A grande pena é que eu não leio em inglês [na verdade,eu nem falo inglês,é uma palavrinha aqui,outra ali :X],e ultimamente isso tem me incomodado,haha. Até porque,andam dizendo que quem consegue ler em inglês,dá um "descanso" pro bolso :P
    Bom,se o amor é ou não uma doença,isso eu não sei,mas atualmente pra mim tem sido uma doença boa,já que a um tempo atrás, me fazia tão mal :S
    Bom,tô louca pra ler,espero que lancem logo aqui no Brasil :D
    Amei a resenha *-*

    beijos,beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Pretendo colocar esse livro na minha lista internacional de livros pra ler! :D haihuihe ;) Parece ser muito boa mesmo a história.
    Ótima resenha!

    bjs
    www.desejoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir