11 de julho de 2011

Resenha: Especiais - Scott Westerfeld

Oi, faz um tempo que não posto resenhas novas! Eu estou super estressada com coisas da escola no momento e minha leitura tem ficado um pouquinho de lado. Mas tenho uma resenha nova hoje, de Especiais do Scott Westerfeld e uma novidade muito legal que me deixou muito feliz ontem a noite.



Especiais é o terceiro volume da série Feios do Scott Westerfeld.  Tally agora é uma Especial, é capaz de fazer coisas incríveis e faz parte do grupo dos Cortadores, isto é, ela é mais do que uma Especial. Porém, Tally foi submetida a cirurgia contra sua vontade, mas ela agora se sente superior a todos os outros, e sua vida não parece tão ruim. Sua nova missão como Cortadora é acabar de vez com a Fumaça. Mas antes, ela precisará localizar o novo endereço que o grupo de fugitivos se encontram.  Agora é a hora de terminar com a revolução deles, a Nova Fumaça tem de acabar.
O único motivo por eu ter demorado a ler esse livro foram as provas e estresse com a escola, porque hoje eu o peguei faltando umas 200 páginas e li tudo de uma vez só. É aquele tipo de história que chega uma hora que a pessoa nem espera mais nada, de tão imprevisível que é. Scott mais uma vez me deixou de boca aberta com os acontecimentos de Especiais.
O livro é muito bom. Eu adoro a crítica que ele faz desde o primeiro volume, e agora ela volta mais forte ainda. Eu também sempre gostei do modo como eles nos referem a nós, os Enferrujados e como nós acabamos com o planeta.


"Pela primeira vez em muito tempo, Tally não sentia raiva nem frustração. A tensão nos músculos havia passado, assim como a sensação de que tinha de estar em algum lugar, fazer alguma coisa, provar do que era capaz. Ali ela era apenas Tally, e essa simples noção passava sobre a pela como uma brisa agradável. (p.245)"
Eu fiquei chocada com algumas coisas. O Scott não teve pena de ninguém nesse livro, eu fiquei morrendo de pena da Tally, fiquei muito mal com ela. Ele trouxe personagens antigos de volta, e eu acabei voltando a minha opinião inicial sobre eles. E outros eu continuo com uma raiva absurda (Shay, Shay, Shay).
Bom, finalizando, é um livro que te faz pensar. E merece ser lido por isso. As críticas são feitas para nossa sociedade atual, e eu realmente paro para pensar cada vez que termino de ler um livro do Scott Westerfeld. 

7 comentários:

  1. Estou louquinha para ler Especiais - essa é uma daquelas séries que te pega de jeito e faz você vibrar de alegria assim como querer tacar o livro longe de tanta raiva de alguns personagens... Mais a segunda reação do que a primeira, na verdade, hahaha! Ainda não tem data de lançamento de Extras, né?

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu vi ainda não, mas estou louca para ler!! - gabi

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler esse final de semana! E sei exatamento o que é isso, refletir depois de terminar o livro. Fico imaginando as possibilidades de algumas dessas coisas acontecerem! Mas o final é demais! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Olha, devo dizer, esse livro é MUITO bom! A série toda, na minha opinião, foi uma ótima sacada e faz o leitor desenvolver certos caminhos de reflexão muito válidos. O livro diz tanto nas entrelinhas que é possível mesmo passar horas discutindo os conceitos e ideias que permeiam a história.

    Ah, estou sorteando um exemplar de ESPECIAIS lá no blog:
    escrevendoloucamente.blogspot.com


    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. AAAH ainda n li esse, mas amo a série! pulei algumas partes aqui pq fiquei com medo de ser spoiler IUSIUDUISIUDIUSDIUSIUD
    aah e vi o seu blog foi escolhido para sortear o livro FMF, parabéns!
    bjs ~
    tudo por um livro - issotudoporumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bá... eu tenho Feios mas ainda não li, estou louca pra ler! A série deve ser muito boa!

    Bjus
    Gisele
    Aproveita e passa no meu blog pra conhecer:
    http://www.dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  7. nunca li essa série e sempre falam muito bem... acho que estou atrasadinha...rs


    bjs

    ResponderExcluir