18 de setembro de 2011

Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins

Sempre quando lemos um livro perfeito e vemos que tem uma continuação, eu pelo menos, fico com receio da continuação estragar a história. Começei a ler Catching Fire com esse medo de estragar a perfeição que tinha sido o primeiro livro. Porém, estava totalmente errada. O livro é perfeito, extremamente bem escrito e contagiante.
Se ainda não leu Jogos Vorazes, essa resenha pode conter spoilers.
Após Katniss vencer os Jogos de uma forma inovadora e rebelde, ela e Peeta são os mais novos queridinhos dos Distritos. Porém, menos da Capital, que não fica muito feliz com as atitudes deles. Com o Quarter Quell (não sei realmente como eles traduziram para o português) se aproximando, os Jogos Vorazes será muito diferente esse ano. E as ideias de revoluções se espalham com rapidez pelos distritos.
Por onde começar? Acho que dizendo que a Suzanne Collins é um gênio.
A Katniss, li algumas resenhas comentando sobre o comportamento dela no inicio do livro e preciso dizer que discordo. Ela continua sendo uma ótima personagem, muito forte tanto física quanto emocionalmente. O peso que ela carrega nas costas é imensurável. E ainda mais no lado do amor. Fingir o romance com o Peeta nas câmeras e seu relacionamento de amizade com Gale.
Falando sobre Peeta e Gale, eu achei o triângulo amoroso muito bem escrito e desenvolvido. Isso é um grande abismo que muitos escritores acabam caindo ao escrever um triângulo amoroso chato – Crepúsculo feelings... -  Todavia a Suzanne Collins conseguiu fazer um perfeito. Devo dizer também que sou totalmente a favor de Katniss e Peeta ficarem juntos.
As reviravoltas durante a história, tudo, tudo tudo tudo, é bem pensado e desenvolvido. Fiquei realmente sem fôlego enquanto chegava perto do final e não consegui soltar o livro até terminar ele de vez.
As ideias de revolução que começaram quando Katniss e Peeta desafiaram a Capital no final do primeiro livro, se tornam muito mais evidentes nesse, e eu espero que continuem marcando presença no terceiro e último livro da série, cujo qual eu já falei aqui.
Finalizando, eu recomendo esse livro e a série. Leiam, não vão se arrepender.

11 comentários:

  1. Ainda não li, acho que até falei para você que perdi um pouco o interesse avassalador que tinha em Jogos Vorazes, porque entrei de cabeça no primeiro livro esperando mais do que ele foi, para mim. Claro que vou ler o segundo livro, principalmente depois de tantas pessoas terem gostado, mas já vou entrar meio sem expectativas (o que provavelmente será bom para mim, né?), mas ele ainda está lá para baixo na listinha. Fiquei feliz que você ficou tão "in" na história :3 é tão bom quando isso acontece, né? *-*
    Xx

    ResponderExcluir
  2. Ni: Tinha me dito sim. Acho que quando começamos a ler um livro sem expectativas, tem muito mais chances de nos surpreedemos. Acho que vai gostar sim. Eu adoro quando eu fico IN na história, é como se aquilo já fosse parte de mim haha.

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabi!
    Tenho JV aqui e falta apenas A Esperança eu amei a capa azul *-*
    Se você adorou o livro ele deve estar à altura! Quero ler!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Thais: A capa azul é linda mesmo, o ruim é o título traduzido... Em Chamas está a altura de JV com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca nesse livro, pra mim é o melhor da série.
    Por incrível que pareça Mocking Jay me decepcionou um pouco, mas 'Em chamas' é PERFEITO! *-*
    Não tem como não amar. :)

    Beiijos, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  6. Nayanne: é perfeito mesmo. Ainda não li MockingJay, mas veremos, espero que não me decepcione.

    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Gabiii! Que bom que você gostou do livro, eu tinha certeza que ia amar, porque é raro alguém que não ame essa série fabulosa da Suzanne Collins. Já pedi com jeitinho (obriguei) meu namorado a me dar de aniversário de namoro A Esperança, PRECISO saber como termina a série!!!!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Parece mesmo engraçado! Ainda nao li nenhum dessa escritora, e como eu gosto mais de romances, não sei se rei gostar... Acham que sim?

    ResponderExcluir
  9. Adriana: É raro mesmo, a série é MUITO boa. Hahaa, pedir com jeitinho é sempre a melhor saida haha, eu já tenho o último aqui, mas estou lendo um em português para dar um tempo na tradução.

    Natalie: Tem romance no livro, porém, é bem diferente do que de livros como Nicholas Sparks. Mas acho que se der uma chance para o livro vai acabar gostando.

    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Gabi, só li a resenha por cima pois agora que comprei Jogos Vorazes. Posso ver que agrada tanto quanto o primeiro, então fico ainda mais animada para ler essa série.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. <333333333
    Ainda n o li, mas estou loucamente apaixonado por essa trilogia.
    Não vejo a hora de assistir o filme, e tipo n gostei muito do teaser (talvez eu tenha sido o único, já que todo mundo adorou)
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir