24 de setembro de 2011

Resenha: Minha Vida Fora de Série - Paula Pimenta

Editora: Gutenberg


Paula Pimenta mais uma vez conseguiu me surpreender. Não sei nem como elogiar esse livro, faz menos de cinco minutos que terminei o livro e ainda estou com um sorriso bobo no rosto.
Comecei a ler ontem a noite e não consegui soltar o livro até terminar. Fiz pequenas pausas para não ter um ataque de choro, fazer o tema de química e fazer com que a leitura durasse mais.
Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar e sim as pessoas que vivem nele.
Eu amei o livro. Já está sem dúvida na lista dos melhores do ano, junto com toda a coleção FMF. A Paula Pimenta consegue ser incrível e impecável a cada página. Como eu já tinha lido Fazendo meu Filme e esse livro acontece antes, é previsível como tudo irá terminar, mas eu adorei conhecer as personagens uns anos antes. Principalmente a Priscila que aparece pouco na outra série, mas suas participações são muito importantes.
Falando sobre a Priscila, eu adorei ela. Vi muitas características minhas nela, muitas mesmo. E eu chorei junto com ela, senti raiva junto com ela, me apaixonei junto com ela e senti tudo com ela.
Falando em apaixonar... Meu Deus! A Paula Pimenta conseguiu criar um personagem mais fofo que o Leo!! O Rodrigo é simplesmente um sonho. Mas, ele também é bem real. E sendo um menino bem real, eles nem sempre sabem como fazer tudo direitinho. Contudo eu o achei bem maduro para a idade, queria que os meninos que eu conheço fossem assim. Juro que seria bem mais fácil.
Enquanto eu me aproximava ao final do livro – mais especificamente capitulo 41 se alguém ficar curioso – eu senti uma incrível semelhança com a minha vida. Acho que a Paula andou xeretando meus históricos no MSN, porque nossa! É muito igual, muito mesmo. É como se só trocasse os nomes e umas palavras e as músicas e pronto, está minha conversa de muitos meses atrás.
E por ser um livro que se passa no Brasil, podemos relacionar muito com a nossa vida mesmo. É muito diferente do que ler livros ambientados nos Estados Unidos, por exemplo, e em minha opinião, a Paula Pimenta supera muitas autoras/autores estrangeiros e é muito melhor ler um livro ambientado aqui.


E quanto aos outros personagens do livro, eu adorei todos! Eu queria ter uma professora como a da Pri haha.
Já estou me estendendo demais, como sempre, mas eu simplesmente tenho páginas e páginas que poderia preencher falando como esse livro é perfeito. E eu recomendo com todas as minhas forças para todo mundo. Leiam. Não vão se arrepender.

11 comentários:

  1. Oii, Gabi!

    Confesso que ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da Paula Pimenta, apesar de não me faltar vontade!
    Pretendo mudar isso em breve, ainda mais depois de ler sua resenha. ;)

    Beijos,
    Nataly Nunes
    @natalynunes
    http://critiquinha.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já vi falarem muito bem desse livro, mais ainda não li, pretendo ler rs

    beijos http://bloghoradaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Louca pra ler esse livro já que eu sou super fã da Paula estou no 3° FMF mas já quero esse claro, tomara que eu leia logo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala que a Paula escreve super bem, acho que esse livro não é diferente *-*

    Beijão e já estou seguindo aqui!
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho a capa desse livro uma gracinha.
    Ainda não li nada da Paula, mas fico orgulhosa por nossos autores nacionais bem sucedidos!!!

    Já estou te seguindo. Depois me faz uma visitinha???
    www.amormisterioesangue.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nataly: Leia sim porque vale MUITO a pena!

    Estefânia: :) O livro é bom demais, leia sim.

    Luana: A Paula Pimenta é tudo de bom! Esse livro é bem no estilo de FMF, perfeito.

    PamFardin: Não é diferente mesmo, é muito bom.

    Bia: A capa é muito linda! Eu tbm fico, ela é um ótimo exemplo de autora nacional.

    Obrigada pelos comentários meninas!

    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Li por indicação (e porque ganhei aqui! yay!) "Fazendo meu Filme" da Paula Pimenta (até recebi um que em breve irá para sorteio, há!). O meu está todo cheio de post-its com comentários do tipo: PQP SOU EU EM *DATA* e afins hahahaha! Palavras que definem a Paula Pimenta para muitos brasileiros (leitores) no momento é: orgulho. Fala sério, literatura nacional YA da melhor qualidade! Aw! Quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Ni: O meu também está lotado de post-its. Eu também tenho orgulho dela e dos livros que ela escreve. É sem dúvidas a melhor autora nacional de YA.

    Gabi

    ResponderExcluir
  9. Olá. Depois que postei uma (tentativa de) resenha no meu blog, passei a procurar e ler em outros blogs também para saber as outras opiniões. E não muda muita coisa. kkk Os livros da Paula Pimenta são muito bons mesmo. :)

    Link: http://castanhadechocolate.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Anna: São muito bons! Ainda não encontrei alguém que não tenha gostado!

    Gabi

    ResponderExcluir
  11. Eu vou ler Minha vida fora de série ainda esse ano, a Priscila é uma das minhas personagens favoritas...

    Rafaela

    girlcliche.blogspot.com

    ResponderExcluir