13 de outubro de 2011

Resenha: Crepúsculo - Meg Cabot

Chegamos ao último livro da Maratona. E preciso dizer que já estava triste em me despedir do Jesse antes mesmo de começar a ler. Temos muitas respostas e descobertas nesse livro. E sem mais delongas, vamos a resenha.
Paul está usando todo seu charme mais uma vez, porém, agora ele ainda está jogando umas indiretas e ameaças a Suze. Paul, não rompendo seu pacto com Suzannah, diz que não mataria o Jesse, mas que ele sabia de um modo de impedir que ele fosse morto. Sim, mas Jesse havia sido morto 150 anos atrás. Então Suzannah se vê com uma decisão difícil e ainda assim, uma das mais importantes que já teve que tomar. Se o que Paul diz for verdade, eles podem alterar a história fazendo com que Jesse – o namorado fantasma de Suze – não tivesse sido morto. Mas, daí ele nunca teria virado fantasma e conhecido Suzannah, e ela não consegue pensar na sua vida sem ele.
Antes de falar de mais qualquer coisa sobre esse livro, já quero falar bem no inicio da resenha que não gosto do final. Ponto.
A primeira vez que eu li eu achei fofo e bonitinho e tudo mais, mas pela segunda vez, eu fiquei meio... Só isso? Só?
O desenrolar da história é cheio de dúvidas, principalmente do lado da Suzannah. E eu acho as dúvidas dela totalmente válidas, já que eu fiquei me fazendo a mesma pergunta o livro todo “E se eu estivesse no lugar dela?”. É aquelas decisões que não tem volta, não tem como refazer. Ela poderia dar mais uma chance de vida ao Jesse, afinal, ele morreu jovem e mal teve chance de viver. Mas caso isso acontecesse, ela não o conheceria.
O Paul é um personagem que me deu e dá raiva. É daqueles que não entendem quando a menina gosta de outro, e quer fazer de tudo para conquistá-la. Só que a conquista de Paul não é das mais legais, diga-se de passagem. E desde que eu li Querido John – o Paul não deve ter lido – eu aprendi que se a gente realmente ama alguém, a única coisa que queremos ver é essa pessoa feliz, independentemente com quem esteja.
“Ninguém nunca lhe ensinou – disse Jesse numa voz meio divertida – que um cavalheiro jamais encosta a mão numa dama?” (p. 108)
Acho que a descoberta da viagem a quarta dimensão que temos, é algo grande. Muito grande. E o livro gira em torno disso, as ameaças de Paul e Suzannah tomando a grande decisão.
“Acho que, se há uma lição a ser tirada de tudo isso – disse o padre Dominic em voz baixa -, e que a vida é curta e que, se há cercas a consertar é melhor consertar depressa, antes que seja tarde demais.” (p. 241)
O padre Dominic tem grandes participações que me renderam algumas risadas, as recomendações dele a Suzannah antes de viajar são demais...  Está na página 34.
Eu tenho duas cenas favoritas. Uma é quando Jesse – que nasceu 150 anos atrás e acha que as mulheres são seres super delicados e tudo mais – convence Suzannah que ele pode cuidar de Paul sozinho. Não vou dar mais detalhes porque seria spoiler, mas está no capitulo 12 página 157. Mas a que eu mais gosto de verdade, é o capitulo 16, página 201. Essa é sem dúvidas minha favorita. Não posso falar nada porque eu estaria estragando com a leitura de vocês.
O livro é um pouco diferente dos primeiros da série, mas ainda assim, é muito bom. A única parte que realmente, ficou devendo foi o final.
Eu me divido em duas opiniões sobre esse final. Uma, é meu lado realista que eu gostaria de ver um drama enorme. E para esse drama enorme acontecer, o final não seria muito feliz. E outra, é que utilizando o final da Meg, eu aprofundaria um pouquinho mais no Jesse e na Suze. Foi muito fraco, honestamente. Eu fiquei pensando depois: Eu já sabia que ia ficar com uma tremenda saudade do Jesse e a Meg só me dá essa ceninha para me lembrar? Achei a cena final bem fraquinha. Diferente do livro quatro e cinco onde a cena final foi... Perfeita.
Finalizando a última resenha da Maratona, eu queria dizer em síntese que a série é boa demais para não ser lida. Vale realmente muito a pena, então, leiam. E também queria dizer que foi muito legal ler junto com a Monique e com a Naty, adorei ver as três opiniões juntas no final!
4/5
Vou colocar aqui o link de todas as resenhas da série, caso perderam alguma:
3 – Reunião
5 – Assombrado
6 – Crepúsculo

Gabi

7 comentários:

  1. Ai, ai, preciso de tempo, não consigo ler tudo que quero, e esse é uma das séries que tenho deixado em suspenso, mesmo louca para ler. Acho que é porque estou louca para ler tudo que já tenho também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gabi, xará! :) hahaha
    Série, essa série é a minha desejada-mor há tempos. E a sua resenha só prova uma coisa: estou perdendo! hueuehuhe
    Não vejo a hora de poder finalmente lê-lo! ^^

    Beijos,
    Gabi ~ Bookaholic World

    ResponderExcluir
  3. Nós temos algum probleminha né? HAHAHAHA o final é mó feliz e o que nós queríamos? DRAMA! Eu tinha duas opções de finais dramáticos, "horríveis", mas impactantes: ele seguia em frente e ela ficava alone (cruel, mas...............sem palavras) ou ela morria e os dois seguiam em frente juntos. Pois é :3 Ou, até poderia ficar o final que ficou mas... Ela poderia, mesmo, ter elaborado mais, como você disse. Também adorei a maratona, é muito melhor quando temos mais pessoas para comentar né? :D
    Beijos gabiiiiii, obrigada por participar!

    ResponderExcluir
  4. Julia: Leia sim a série, é muito boa.

    Gabi: Xará!! Só que no meu caso é Gabriele haha, lê sim!! É muito bom.

    Ni: Temos um problema haha, achei que fosse só eu com essa mente arrasadora. Eu só tinha pensado na opção dele ir em frente e a Suze ficar arrasada e acabar com o Paul. Mas os dois seguirem em frente junto é uma boa tbm. Foi um prazer participar!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Ahh mais uma resenha que não vou poder ler pra não correr o risco de spoiler, pois ainda não conheço nenhum dessa série =/
    Mas imagino que deve ser bom pelo fato de você ter lido todos eles e também porque ela é muito comentada por aí. Fora que ser escrita pela Meg ajuda bastante! ^^
    Acho que nunca li o mesmo livro em conjunto com outras pessoas estilo clube do livro, mas imagino que deve mesmo ser bem legal!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Eduarda: É bem legal ler com outras pessoas, dá para ficar comentando e vendo a opinião delas!

    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir