27 de novembro de 2011

Resenha: A Abadia de Northanger - Jane Austen

O livro conta a história de Catherine Morland. A heroína de Jane Austen, na verdade, chega a ser bem ingênua e não tem muitas características de heroínas. O leitor é introduzido ao mundo dela e a sua vida cotidiana. Vida cotidiana porque é aquela vida simples, sem feitos mágicos e maravilhosos. Catherine vai passar um tempo em Bath com seus vizinhos, e lá conhece Isabella Thorpe, que automaticamente viram melhores amigas. Conhece também a família Tilney, pela qual ela começa a ter um interesse maior por Henry Tilney. E então o livro vai mostrando como essas histórias se seguem.
É um livro leve e divertido de se ler. Durante a narração, Jane Austen muitas vezes fala com o leitor. E eu adoro quando isso acontece se é escrito de uma maneira agradável, adoro narradores participativos. E ela fez isso de uma maneira perfeita. A personagem Catherine, em si, eu achei muito agradável de se ler a história dela. Suas amigas, sua paixonite no inicio do livro, é muito fácil de se relacionar.
“Toda jovem pode compreender os sentimentos da minha heroína naquele momento crítico, pois toda jovem sentiu, em um ou outro momento, a mesma agitação. Todas estiveram, ou pelo menos todas se julgaram, em perigo por causa da corte que lhes fazia alguém que preferiam evitar; e todas desejaram ansiosamente as atenções de alguém que queriam agradar”. – p. 82
Jane Austen também faz uma forte crítica, que chega a ser muitas vezes irônicas sobre os romances. Que na época, não eram vistos muito bem pela sociedade. Então ela fala que sim, a heroína dela lê romance. Porque ela não iria menosprezar o que ela própria faz no seu livro. Então mesmo sendo visto como livros de mulher e livros que não acrescentam nada pelos outros, Catherine lê e ama romances.
Os outros personagens também são muito bons. Assim como o Sr. Darcy, achei o Sr. Tilney demais. Quando o livro foi chegando ao final, e as páginas foram acabando eu realmente achei, que o final que eu pensava não aconteceria. Contudo no fim aconteceu exatamente o que eu pensei, e assim, não me decepcionei com o Henry Tilney.
“A amizade é decerto o melhor bálsamo contra as dores da decepção amorosa” – p. 33
Como sendo o segundo livro da Jane Austen que eu leio, fico feliz em dizer que não me decepcionei como nada na escrita dela. Como já disse na minha resenha de Orgulho e Preconceito, eu sou apaixonada pelos costumes da época que os livros dela são ambientados, lê-los é um prazer enorme para mim. Catherine, mesmo vivendo naquela época, sente o que qualquer jovem dos dias de hoje sente.

9 comentários:

  1. Exatamente isso, os romances de Austen são atemporais! Precisol ler, yay! ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!

    Eu também adoro quando o narrador fala com o leitor, claro quando é bem feita essa parte, dependendo pode ficar chato.
    :) amei as citações
    Ah como disse já esta na minha lista, ainda não li nada da Jane Austen, mas por essa resenha (e outras) acho que iria gostar dela, do estilo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li nada da Jane Austen, mas espero ler um dia.
    Me interessei pelo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ni: São mesmo. Leia sim!! Acho que vai gostar.

    Cláudia: A Jane Austen faz isso com pefeição, não fica nada chato mesmo.

    Babi: Dê uma chance a ela. A escrita é bem diferente dos livros atuais, mas é muito boa!

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Adorooooo Jane Austen! Já disse várias vezes... Acho sua escrita genial! Quero muito ler este livro, mas na fila vem Razão e Sensibilidade e Emma, antes.
    A capa é linda!!!
    Bjs! :D

    ResponderExcluir
  6. Gabi, adorei a resenha e concordo plenamente com o seu ponto de vista à respeito dos livros da Austen.
    São romances atemporais que por mais que se passem em uma época distante da nossa, os sentimentos vividos pelas personagens são os mesmos que experimentamos hoje em dia, daí uma grande identificação com as suas "heróinas" da história. Tenho muita vontade de ler esse livro e com certeza irei conferi-lo. Ótimo saber que o mocinho da história não te decepcionou! ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Lucas: Estou lendo Razão e Sensibilidade :) Coloca na listinha porque é muuito bom!!

    Eduarda: Não decepcionou!!! Já estava toda apreensiva com o final quando finalmente acontece o que eu queria haha.

    Gabi

    ResponderExcluir
  8. Jane Austen arrasa, esse livro (e mais outros dois também de Austen) já estão na minha lista pro ano que vem.

    Rafaela

    girlcliche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gabi, adoro os livros da Jane Austen, quero ler esse. Espero que possa ser logo rsrs.

    Gosto da forma como a autora apresentas as personagens =)

    Ótimas leituras, gostei do blog, volto mais vezes ^.^

    ResponderExcluir