20 de novembro de 2011

Resenha: Amanhecer - Stephenie Meyer

Essa resenha contém spoilers caso não tenha lido os livros anteriores da série.
Desde que eu comecei minha releitura de Amanhecer, comecei a pensar como eu faria uma resenha sem spoilers. Eu gosto de dividir o livro em duas partes, e para falar da segunda parte, é inevitável contar spoilers. Para quem já leu e conhece a história, sem problemas, mas eu não quero estragar a leitura de ninguém, então faremos assim: Podem ler a resenha, sem problemas nenhum. Eu vou avisar quando começarei e quando terminará o spoiler. Mas igual, é uma das resenhas mais complicadas que já tive que escrever. Vamos lá?
Bella finalmente concordou em se casar com Edward. A sua vontade de viver eternamente ao lado dele, é maior que qualquer outra coisa. Então, para ele mesmo a transformar em vampira, eles se casam. E vão para a lua-de-mel, onde nem tudo sai como planejado e a vida de Bella está mais uma vez, prestes a enfrentar mudanças e complicações.
Eu sempre digo que esse livro podia ter metade do tamanho que tem. Porque eu honestamente acho que tem cenas que são desnecessárias. Mas enfim, eu gosto dele. Apesar de nessa minha última releitura empaquei no final e só consegui ler uns dois dias depois. Mas acho que o estresse com as provas que fez isso acontecer.
A Bella melhorou um pouquinho de Eclipse para cá. Mas, ainda assim... Quando ela está “doente” e o Jake vai ver ela, e ela abre aquele sorriso para ele eu fico muito brava. E finalmente, finalmente o Jacob concorda comigo.
“O que havia com ela? Pelo amor de Deus, ela era casada! Casada e feliz – não havia a menor dúvida de que estava apaixonada por seu vampiro além dos limites da sanidade. E ainda por cima imensa de grávida!” – Jacob Black.
Prosseguindo – eu tinha que colocar essa quote, não ia ficar satisfeita se não colocasse na resenha – podemos conhecer um pouco mais da matilha e dos lobos já que uma boa parte do livro é narrada pelo Jacob. E até que não é tão ruim quando eu esperava. Quando li pela primeira vez e a minha amiga disse que o Jacob narrava um pedaço do livro, me preparei para o sufoco total. Mas não, a Stephenie acertou em mudar o foco. Se fosse a Bella narrando, ai sim iria ficar chato. E o leitor, precisa de informações que a Bella não tem. Então eu acho que foi uma ótima ideia mudar o narrador.
Conhecemos mais a Leah e Seth. E enfim, a mente de Jacob. Outro fator que eu gostei desse livro foi mesmo com todo o drama e o perigo que esta acontecendo, a Stephenie colocou pontos de humor na narrativa. Como por exemplo, as piadinhas e constantes implicações entre Jacob e Rosalie – adoro! – e quando o Edward lê a mente de Jacob frequentemente e vai falando como se ele tivesse dito em voz alta.
E então, começa a parte II. Se já leu o livro, pode prosseguir, caso o contrário, pule para o último paragrafo dessa resenha.
Depois da Bella “dar a luz” a Renesmee – que criatividade na hora de dar nomes Bella – Edward a transforma em vampira. E então o livro fica mais dinâmico e a Bella totalmente menos chata. Já que agora ela conseguiu o que quer. Ela vai descobrindo tudo sobre a sua nova vida, a velocidade, a força e o amor imensurável que sente por Edward e como ele não precisa mais tomar cuidado para não mata-la, o relacionamento deles fica mais real. Mas nem tudo acaba bem, parece que a Bella é realmente, um imã para problemas.
A segunda parte é boa até a hora que os amigos do Carlisle começam a chegar. São muitos, e é um saco ter que visitar o guia da Stephenie a toda hora. E ali tem várias conversas que não precisariam existir. A preparação para a luta leva tempo, e honestamente, foi uma decepção para mim, chegar lá no final e não ter a dita luta.
É, eu não gosto do final. Achei fraco. Não gostei do fato do Jacob ter imprinting com a Nessie. Na minha mente, ele ficaria com a Leah.
Falando rapidinho sobre a Renesmee. Ela é uma fofa! Tudo o que ela fala é fofo, o modo como ela se preocupa é fofo. Ela é um bebê fofo. Eu adoro as cenas com ela. É um personagem cativante.
Quem pulou para não ler spoilers, eles terminaram! Podem retornar a leitura.
É um desfecho para a série. E eu acho bom. Não ótimo. Bom. A Stephenie ainda comete alguns erros. Mas a série fala sobre esse amor lindo entre a Bella e o Edward, é aquele conto de fadas, aquela história que cativa. E novamente, acho que as pessoas precisam começar a respeitar os gostos das outras. É como tudo na vida, tem gente que gosta e tem gente que odeia. A chave é respeitar as opiniões uns dos outros.

10 comentários:

  1. Eu sou fã de ''Amanhecer''... Para mim, ele e ''Crepúsculo'' são os melhores livros da série. E sempre me machuca quando eu falo isto e a pessoa viara para você e diz, ''Vovê bebeu, né?!'', como se a minha capacidade mental fosse menor do que a dele por ela achar BD um lixo e eu ter ficado satisfeito.

    Quanto ao desfecho em si, eu realmente gostei... Como a própria Stephenie Meyer falou no Guia, é uma batalha mental (tanto com poderes como com palavras). Se ela seguisse a linha da ''luta corporal'', iria ficar clichê - como metade dos desfechos de séries spbrenaturais/aventura/ação atuais. Gostei por ela ter fugido do lugar comum.

    Enfim, deu para perceber que eu defendo Amanhecer com unhas e dentes, né?!

    Rsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de Amanhecer, acho que foi um bom desfecho para a saga. Só não gostei de ter lido a parte do Jacob narrando. Ele é muito chato, revoltado e blablabla! O que mais gosto é a cena do parto! *-*
    Ah, concordo com você, as pessoas tem que respeitar o gosto dos outros, né?
    Bjão, Gabi!

    ResponderExcluir
  3. É verdade Gabi, se fosse narrado apenas pela Bella o livro ficaria uma coisinha chata. Porém, eu acho que o livro tem um tamanho bom: principalmente porque quanto mais tardar o desfecho do livro, melhor para mim. Não sei, mas não consigo me conformar direito que acabou - e ainda não entra na minha cabeça que a Bella e o Edward... Tiveram... Um filho. Acho que por eu ter apenas 15 aninhos, na minha cabeça a Renesmee fica meio que "entre" a Bella e o Edward sabe. Ah "um filho é a melhor prova de que um amor é bla bla bla" ok ok eu sei que é lindo! Mas, por enquanto, só Edward e Bella, Bella e Edward já estava bom para mim. O problema de todos os livros é Bella, sempre Bella, a chata da Bella. Hmfp! Mas é verdade, depois que ela vira uma vampira, finalmente ela até que toma jeito.

    Eu nutro uma relação de amor e ódio pela saga. Leio e sempre passo raiva com a Bella, com o Jacob. Mas não consigo não ler. E não consigo ler sem ficar com raiva. COMO COMPREENDER ISSO?

    Sabe o que acho que seria perfeito? Um livro contando a história da Alice e do Jasper. Eu amo tanto esse casal! Mas aposto que viriam inúmeras críticas dizendo que Stephenie só quer aumentar a série pra não deixar de ganhar dim dim e blá blá blá.

    Anyway, adoro a queda de braços entre a Bella e o Emmet, adoro as piadas de loira, adoro esses momentos descontração, e ainda não me acostumei com a ideia da Renesmee, muito menos com a ideia do Jacob sofrendo um imprinting por ela.

    Vou ficar revoltada se não tiver a cena da queda de braços no segundo filme.

    Xoxo Gabi!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi!

    Sabe que apesar de não gostar do Jacob também não me incomodei com a narração dele. Acho chato também acompanhar a chegada de todos aqueles vampiros, todo aquele treino para nada, podia ser resumido rsss No geral esta bom mesmo, esperava mais, mas pelo menos aconteceu tudo o que esperava desde o 1º e mais um pouco.

    ResponderExcluir
  5. Henri: Eu não li o guia ainda, mas achei interessante esse comentário dela! Tem que defender mesmo srsrs, o livro não é ruim! Só não é um dos meus favoritos :)

    Lucas: O Jacob é muito revoltado. A prova disso é a parte " A vida é uma droga, e depois você morre". E respeito é o mínimo que se espera né? Acho ridiculo essa implicação entre fãs de HP e Crepusculo.

    Ni: Eu acho que seria melhor Bella e Edward, mas eu acho a Nessie uma fofa haha. Eu também, não consigo não ler os livros, não consigo não gostar, apesar de me irritar lendo. Menina, a gente tem a mesma opinião mesmo. A Alice e o Jasper são muuito fofos, eu ia amar um livro só com a história deles, ia ser perfeito! O Jake sofrendo imprinting foi horrível para mim, como eu disse... Ele tinha que ficar com a Leah. Eu também ficarei, a cena da queda de braços é um must no filme, amo essa cena!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Cláudia: Também não me incomodou, acho que foi necessário até, ter a narração dele. Eu esperava mais do livro, mas é bom. Não é perfeito, mas é bom!

    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Não gosto do Jacob (já disse isso!!), mas também acho que ficaria chato, se fosse a Bella narrando, já que ela tava mal e etc. Mas pra mim ficaria muito melhor se a narração fosse feita pelo Edward, ele teve aqueles momentos dramáticos, e sofre muito quando Bella está quase morrendo, também ia ser estranho, mas acho que seria melhor que o Jacob, sem falar que Edward é Edward!!

    Também acho estranho o fato deles dois terem um filho, mas amo a Carlie (não gosto de Renesmee e nem de Nessie, então sempre troco pelo segundo nome) ela é um bebê super fofo, odeio o fato de Jacob ter tido imprinting com ela.

    Ia adorar se tivesse um livro (ou talvez outra saga) contando a história da Alice e do Jasper, apesar de concordar que algumas pessoas diriam que Meyer só estaria a fim de ganhar mais dinheiro, ainda acho que não te nada a ver, afinal nós (fãs!) queremos!!! huashuahsuahs...

    Também acho que já está mais do que na hora das pessoas começarem a respeitar o gosto dos outros, fiquei irritada semana passada quando falei que ia assistir Amanhecer quando pudesse, e um garoto da minha sala começou a falar que era uma porcaria e blá blá blá. Poxa, se ele não gosta, não sou eu que vou obriga-lo a gostar, mas pra quer obrigar quem gosta a não gostar? (Sei que ficou complicado, mas essa sou eu, a complicada!)

    Rafaela

    girlcliche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!
    Terceira vez que tento comentar neste post, então me perdoe se não sair uma coisa muuuito boa, hahaha!
    Eu concordo total com o Henri ali de cima, gostei do final e do livro em si. Acho injusto tantos fãs reclamarem deste livro, uma vez que a história é da Stephenie e ela escreve o que der na telha =P Mas enfim, acho sim que poderiam ter algumas coisas diferentes e uma luta corporal no final, mas não acho que eram indispensáveis.
    Assim como o Henri, depois de ler o Guia Oficial entendi mais coisas sobre a série e virei ainda mais fã da autora.
    Também acho que este volume amadureceu a trama, saindo um pouco daquela coisa infanto-juvenil e passando para um enredo mais adulto, o que eu amei!
    Adorei a resenha, como sempre :)

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Gabi! Acho que não tenho mais nada a acrescentar, exceto dizer que a sua opinião é exatamente igual a minha em relação a esse livro, com a única exceção do fato de que eu gostei do imprinting do Jacob na Renesmee. Inclusive explicou o fato de ela sentir a necessidade de ficar perto do Jacob quando grávida, vide o quote que você colocou - já era a Nessie atuando ^^ Pelo menos na minha cabeça penso que foi assim. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adriana: Eu definitivamente preciso ler o Guia!! Sinto que ele tem diversas informações que eu preciso. Obrigada!

    Eduarda: Sim, sim, mas eu ainda não aceito aishahi, acho que minha aversão a ele é a grande culpa de tudo isso :)

    Gabi

    ResponderExcluir