12 de novembro de 2011

Resenha: Lua Nova - Stephenie Meyer

Esse livro eu também reli algumas vezes, menos que Crepúsculo, mas uma quatro com certeza. Acho que era devido a minha euforia de fã mesmo, por que... É o pior da série em minha opinião.


Depois de uma festa de aniversário que terminou mal, Edward e sua família partem deixando Bella para trás. Seu intuito era protegê-la dos males que sua família poderia causar a ela, e ele queria que Bella tivesse uma vida normal. Contudo ela entra em uma depressão enorme, e o único que a faz voltar à vida é o seu amigo Jacob Black. Mas ela vai descobrir que nem tudo é tão simples assim...
Esse livro, para gostar ou não, creio que depende de quem o leitor/leitora prefere. Edward ou Jacob. No meu caso, sou o que chamam de Team Edward. Então, metade do livro foi um sufoco.
Eu entendo que Jacob faz a Bella se sentir bem, mas ele consegue me estressar demais. Tem horas que eu simplesmente fecho o livro e respiro fundo. Ele quer sempre algo a mais com a Bella, não entende que no momento, o que ela precisa é de um grande amigo. Ele deve ver que ela está mal e ainda assim adoro xingar os chamados “sanguessugas”.
Eu não gosto dele. Simples assim. O livro também é enrolado. Acho que ele poderia ser a metade do que é, porque tem partes totalmente inúteis. Mas, eu também acho que a Stephenie exagerou no estado que a Bella ficou após a partida do Edward. Eu entendo que todo mundo fica mal depois de um rompimento, decepção, especialmente o que o Edward fala para a Bella antes de partir. Entendo totalmente, já estive lá. Mas, isso não dura meses e meses. Entendo que o que a Bella sente por ele é imensurável e é como se eles não pudessem viver longe um do outro, mas eu achei demais.
A Angela é a minha amiga humana preferida da Bella. Eu me vejo bastante nela e eu acho que ela apoia muito mais a Bella do que qualquer outro. Porque às vezes tudo o que precisamos é de alguém que não fica enchendo de perguntas. A Jessica por outro lado... Decepção total... Foi pelo mau caminho.
A última cena, o epilogo, é onde eu tenho mais raiva ainda do Jacob. Desculpe, mas isso não é algo que amigos fazem. Simplesmente, não é. E eu fiquei triste que tiraram a parte da moto no final do filme, acho que daria uma feição mais brava ao Jake.
O livro não é ruim. Mas não é algo que eu sinto prazer em ler todo ele. Tem partes maçantes, que eu me irrito e me estresso. Acho que a Stephenie cometeu alguns errinhos, e algumas coisas que poderiam sim, ser diferentes. E como é o segundo volume de uma série, recomendo que complete a série toda. Eclipse melhora bastante.

12 comentários:

  1. Também não gosto do Jacob - mas ai, depois de tanto ler, percebi que a porcaria do problema é a Bella. Se ela não tivesse dado tanta esperança para ele, ele não teria ficado tão insistente a ponto de ser chato. Inconveniente. Irritante. Verdade, para os Team Edward, metade do livro é simplesmente querer mais Edward. Dar uma olhada por cima, ver onde está a palavra "Edward" e se empenhar para ler até lá, hahaha! Mas sobre o que você considerou um "exagero", discordo. Imagine só você conhecer a pessoa mais perfeita, gentil, linda, o amor da sua vida - ele corresponde você e depois vai embora! Sei que eu, pelo menos, ficaria em um estado bem parecido. Perder sem nunca ter tido é uma coisa... Mas perder sabendo o que você já teve? Isso deve doer muito, nossa, muito mesmo.

    OBS.: Eu ter descoberto que o problema é a Bella não me faz odiar menos o Jacob. O negócio é que eu sei que eu não deveria nutrir esse sentimento por ele, mas... Fazer o que. Não gosto de você, Jacob Black. Blé.

    Beijos Gabi!

    ResponderExcluir
  2. Ni: Terminei de ler Eclipse ontem e posso dizer isso também: A Bella dá muitas esperanças pro Jake. Demais, demais, demais. Eu não sei em que estado ficaria... só vendo para saber, mas o meu problema com ela e com esse estado é o problema que ela pouco tenta sabe? Ela não tenta melhorar de verdade. Enfim, eu também não gosto do Jacob Black. Not at all. Bjs, Gabi

    ResponderExcluir
  3. Ah Gabi! Esse é o meu favorito! Rsrrsrs! É que eu amo drama, e a carga dramática que o Lua Nova traz é muito boa! Eu gosto sim, dela depressiva e tudo mais, sou problemático... é.
    E o final eu devorei, de tanto que gostei!
    Só uma coisa: eu ODEIO o Jacob! Sério, ele é muito chato e semi-inútil pra mim, rsrsrs!
    Enfim, Bjão Gabi!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que saudade que deu de ler esses livros agora! Já li algumas vezes a saga, mas ainda leria de novo. Adoro ;)

    Esse é um dos livros que menos gosto, perdendo apenas para Eclipse, eu não gosto nada, nada desse livro. ;x

    Concordo completamente com você em relação ao fato de ter sido meio exagerada a 'depressão' da Bella por tanto tempo, por pior que seja, acredito que as pessoas vão melhorando ao longo do tempo, se animando, tentando esquecer...
    Sei lá, também, nunca passei por isso. Minha expêriencia em relação á isso está basicamente nos livros! rsrs'

    Adorei a sua resenha!

    Bjão;*
    naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  5. Lucas: Eu adoro um drama tbm, mas não consegui realmente, gostar desse. E também ODEIO o Jacob :)

    Naty: Siim, ela tinha que pelo menos tentar sabe? Melhorar um pouco.

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma relação muito engraçada com ''Lua Nova''... Na primeira vez que eu li, mesmo odiando as partes com o Jacob, eu achei o livro ótimo. Na segunda, meu entusiasmo diminuiu um pouquinho, mas continuei achando o livro ótimo. Na terceira, comecei a achar tudo muito ''just ok''. Rsrsrs

    É um livro que eu gosto, mas que está longe de ser o meu preferido. Confesso que tem cenas que eu amo neste volume (como os Lobos contra Laurent e Volterra), mas tem outras partes que eu tenho vontade de empurrar a Bella do penhasco de uma vez! Rsrsrs

    Enfim, gosto muito da Saga Crepúsculo... Mas agora acho ''Lua Nova'' e ''Eclipse'' completamente passáveis.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Nunca passei pelo que Bella passou, mas a maioria das minhas amigas já, e elas ficaram chatas (digo isso, por que sou EU, que as ajudo), mas elas superaram numa boa, metade delas já levaram fora de novo, de novo e de novo!! E superaram do mesmo jeito, então não teve como eu não me irritar com a Bella em Lua Nova, sendo que mesmo ela não podendo contar tudo, ela tinha sim uma amiga (a Ângela) com quem contar, e nesses momentos só podemos contar com os amigos... e quanto ao Jacob, ele é um personagem inútil, 'ponto'.

    Rafaela

    girlcliche.blogspot.com

    PS: Tem resenha de Cartas para Julieta lá no blog.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi,
    Concordo com você em várias partes. Também acho esse livro o pior da série, justamente por ser Team Edward rs
    Nossa, o Jacob consegue ser extremamente irritante boa parte do tempo... tudo bem que ele ajuda ela e tudo mais, mas mesmo assim, as vezes ele é muito imaturo e dá raiva, também tive que fechar o livro e respirar fundo várias vezes!
    Confesso que não tenho a menor vontade de ler esse livro de novo, pra mim foi até meio penoso a leitura, já que só li porque queria continuar com a série mesmo, meio que tentando terminar rápido, sabe? Mas o final pelo menos me acalmou um pouco! Acho que a Stephenie cometeu vários deslizes durante a continuidade da série, e amar mesmo, eu só gosto do primeiro. Esse não gosto, o próximo é melhorzinho e o último é bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi!

    Eu concordo que esse livro poderia ser menor, e acho a reação da Bella um exagero, ficou parecendo que não era amor o que eles tinham e sim uma doença, muito louca obcessão para o meu gosto, o Edward é ótimo, mas o lance ... ah vou me matar para ouvir ele, é demais. O Jacob também acho chato, se ele tivesse mais atitude e amor próprio, mas ele é muito cachorrinho da Bella. hihi

    Bjuss

    ResponderExcluir
  10. Henri: Na primeira vez que eu li também achei o livro ótimo, e o meu amor por ele foi desaparecendo cada vez mais.

    Rafaela: Siim, ela tinha que ter no mínimo tentado. Não acho o Jacob inútil, acho ele chato e irritante.

    Eduarda: Team Edward :) A Stephenie errou bastante nesse e em Eclipse tbm eu acho.

    Cláudia: Concordo com tudo!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi!
    Concordo em tudo com vc, menos na parte do exagero da Bella quando Edward vai embora. Sei lá, dá pra entender o que a autora quis passar, por mais que a gente as vezes não perceba, o amor dos dois é épico, é maior que tudo e ela reafirma isso ao longo da saga inteira. Então ficar longe um do outro não tinha como ser diferente do que foi, na minha opinião.
    Maaaas, sobre o Jacob, acho que a autora errou mesmo ao tornar o livro tão maçante, ela retirou o protagonista pelo qual nos apaixonamos em Crepúsculo e deixou órfã a história. Outra coisa são aquelas lendas dos lobos, que francamente eu sempre pulei porque são MUITO CHATAS. Fala sério, quando vi que passaria quase 200 páginas sem Edward senti vontade de jogar o livro pela janela.
    Mas o negócio é que temos de passar por essa provação para chegar em Eclipse e no fim ver o final cute de Amanhecer *-*

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que todos nós concordamos que este foi o pior livro e filme da saga. A única coisa que realmente mergulha no papel é Michael Sheen., não importa o projeto, demonstrou seu extraordinário talento. Atualmente, podemos desfrutar de seu trabalho sobre quarta temporada de Masters of Sex , uma série histórica definida na década de 50 demonstramos de forma sexualidade científica. É uma pena que a saga Crepúsculo chegou ao fim, felizmente, ainda podemos ver o elenco em outros projetos que tem certeza de deliciar-nos.

    ResponderExcluir