1 de novembro de 2011

Resenha: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Fazia um tempo que eu queria ler esse livro. E depois de “Liberte meu Coração” resolvi continuar no clima de livros “antigos”. E não pude acertar melhor já que a sociedade da época ainda estava bem viva na minha mente, apesar de Orgulho e Preconceito acontecer um pouco depois do livro da Meg Cabot. E o da Meg Cabot ser uma história escrita em 2011 sobre aquela época e o de Jane Austen ser uma história realmente, daquela época.

Eu adoro história, então eu me interesso um monte por exatamente o que eu li nesse livro, a sociedade e os costumes de épocas totalmente diferentes da nossa.

Conhecemos a família Bennet. As seis irmãs, uma diferente da outra. A história gira mais em torno de Jane e Elizabeth – eu amo esse nome – e temos uma participação muito importante da Lydia. Sua mãe, a Senhora Bennet tem um objetivo na sua vida, ver as seis filhas bem casadas. E suas esperanças aumentam bastante quando chega na cidade, um jovem cavalheiro solteiro. O senhor Bingley. E junto com ele, seu amigo orgulho e antipático, o senhor Darcy.

E então vemos diversos acontecimentos e relacionamentos que são tumultuados e prejudicados por pessoas alheias, ou como diz o título, orgulho de um e preconceito de outro. A história é muito bem escrita, e tem o ritmo da época e os personagens todos têm suas características próprias que nos fazem ficar torcendo por eles até o final.

Rapidamente, vou falar um pouco sobre o que eu gosto tanto de livros assim. Eu adoro ver o modo como tudo acontecia antigamente. O modo como as pessoas se tratavam com senhor, senhora, senhorita. O modo como os homens tinham de pedir consentimento do pai da moça antes de casar. O fato de que 16 anos era a idade para casar as filhas, e os casamentos eram rapidamente arrumados, sem toda aquela fase de namoro prévia. E também, o fato de que eles viviam sem as facilidades dos dias de hoje. A comunicação era feita sob forma de cartas, que demoravam um tempo para chegar. Enfim, eu adorei ler esse livro. Coloquei-me totalmente na mente dos personagens.

E o Sr. Darcy? Me apaixonei pelo jeito dele...

Eu recomendo muito esse livro, é uma leitura agradável e muito prazerosa.

11 comentários:

  1. Oh Mr. Darcy!!! O cavalheiro mais perfeito, lindo e tudo de bom pelo qual me apaixonei *-* Adooooro este livro por n motivos, mas o principal é o romance de tirar o fôlego e a parte da história, como vc mesma citou. Também mo história :)

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Há muiiiiito tempo quero ler esse livro, muito tempo mesmo, mas sempre surge alguma outra prioridade, enfim... Só leio comentários super positivos e isso atiça ainda mais minha curiosidade e ânsia em lê-lo!

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O livro é PERFEITO! Super engraçado, irônico, um dos melhores que já li, sem dúvida alguma! Já li e reli, e considero um dos clássicos mais imperdíveis de todos os tempos!
    Sua resenha está ótima! :D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adriana: Também me apaixonei por ele rsrs. O livro é simplesmente demais!!

    Aline: Vale a pena ler, o livro é muito bom!

    Lucas: Obrigada! É muito bom mesmo, mal vejo a hora de reler ele.

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Tudo de bom Jane Austen né? Agora parte pra Persuasão que é bem cool também! ^^ Darcy, pqp, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Ni: Tudo de bom!! Pode deixar, depois de terminar a Saga Crepusculo novamente eu leio Persuasão, estou louuca por mais Jane Austen. Aham... Darcy é tuudo de boom

    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Mr. Darcy é realmente apaixonante! Impossível não se derreter por ele ^^

    Também adoro os costumes daquela época, porém fico feliz por ter nascido nessa já que as mulheres eram completamente colocadas de lado e não tinham direito a nada. Prefiro admirar apenas de longe pois a cortesia e o cavalheirismo eram realmente admiráveis!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eduarda: É impossível mesmo. Eu também prefiro admirar de longe.

    Gabi

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Também adoro o nome Elizabeth.

    Jane Austen é maravilhosa. Eu adorei Orgulho e Preconceito. É interessante mesmo ver como era época, que qualidades as mulheres tinham, e eram vistas.

    Sem falar os vestidos e fitas, etc... E devia ser maravilhoso o baile daquela época.

    Bjoss
    http://entreumlivroeoutro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Você sabe, esse é o meu livro favorito, preciso dizer mais alguma coisa??? Simplesmente acho perfeito, e perfeito, por motivos que só fazendo outra resenha aqui eu posso explicar haha!!!

    Amo o nome Elizabeth³ (só pra dizer mesmo!!)

    Ah, agora que você já leu recomendo que assista ao filme de 2005, tenho certeza que vai gostar!!

    ResponderExcluir