12 de dezembro de 2011

Resenha: A caminho do verão - Sarah Dessen

Editora: iD

Auden é filha de pais separados, viciada em estudos, sem um lado social e sofre de insônia. Resultado das brigas durante a madrugada que seus pais costumavam ter antes do divórcio. Ela decide impulsivamente passar as férias de verão em Colby, com seu pai, sua madrasta Heidi e sua meia irmã recém-nascida Thisbe. O que ela achou que seria um verão focado nos livros se torna um verão onde ela muda a sua visão sobre muitas pessoas e começa uma busca. Uma busca por todos os momentos que ela perdeu durante sua infância nada convencional. Ela recebe a ajuda de Eli nesse busca. Quando Auden começa a perceber que o que começou como uma simples brincadeira, era na verdade, o que ela precisava.

É o primeiro livro que eu leio da Sarah Dessen, mas posso afirmar que quero ler muito mais! A Caminho do Verão é uma história sobre segundas chances,  primeiras impressões e sobre o crescimento.

Vamos a um personagem que me conquistou:
Eli é fofo. Ele sofreu uma grande perda no passado e se fechou com todo mundo. Até que aparece Auden, e com ela, ele não se fecha. E como os dois sofrem de insônia, eles passam várias madrugadas juntos, seja na lavanderia ou na loja de conveniências, Eli parece querer que Auden viva os momentos que não teve na infância. Seja ter uma guerra de comida, ou aprender a andar de bicicleta. Ele está sempre lá para ela. E ele é um amor, me rendeu bons suspiros. Eli foi um grande amigo para Auden, um grande amigo mesmo.


“Você pode seguir em frente e fazer o melhor possível, mas, como Eli tinha dito, o fim é um fim. Não importa quantas páginas de sentenças e parágrafos de histórias maravilhosas tenham levado até ele, sempre haverá uma última palavra.” Página 297

Eu gostei de todos os personagens do livro. As novas amigas da Auden – Leah, Esther, Maggie – são exatamente as pessoas que ela precisava conviver para abrir sua mente. Heidi se mostrou uma madrasta muito querida, uma melhor amiga mais velha para Auden.

A narrativa é leve, a história é linda e as mensagens que o leitor vai absorvendo durante a leitura são muito importantes. Não é um livro sobre o verão, e sobre aproveitar o máximo essa época do ano fazendo loucuras, como normalmente o verão soa para muitas pessoas. É um livro sobre lições de vida. Muitas lições de vida. Principalmente de segundas chances.
Sarah Dessen escreve com uma naturalidade e com um ritmo calmo e agradável. É um livro sobre verão, e ter lido durante o verão, foi a melhor escolha que eu já fiz. Acho que entrei no clima do livro, realmente.
Mesmo o livro tendo 416 páginas, passou tão rápido que quando vi já tinha terminado.
Recomendo muito a leitura. Os personagens são ótimos, a história é ótima e a narrativa é ótima. E além do mais, a edição da iD está linda! A capa, a diagramação, está tudo muito lindo.

9 comentários:

  1. Ótima resenha!! Quem ainda não leu..uma boa dica para o Natal =)

    ResponderExcluir
  2. Ai que amor! Nunca tinha visto esse livro, mesmo. Nem sequer desconfiava que ele existia até este exato momento. Quero ler. Acho que pela capa, pela história, e por estarmos no verão mesmo - como você disse, já me sinto no clima! Insônia, esse "probleminha" deve colaborar muito para a história - imagine que perfeito ler esse livro, no verão, à noite? Entrar no clima, totalmente. Eu quero! Linda resenha Gabi!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Nossa, esse livro está me namorando há mais de mês na livraria, mas nunca conseguia me convencer a comprar!!! A sua resenha foi o empurrãozinho que faltava, com certeza :)
    Acho que vou adorar o livro, parece bem leve e gostoso de se ler, próprio para férias o/

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Editora iD: Muito obrigada!!

    Ni: O problema da insônia é o que faz com que toda a história gire! É bom demais o livro!! Obrigada :)

    Adriana: Siim, é super clima de férias!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Bem legalzinha a história... Não é algo que me chame muiiiito a atenção, mas parece um bom livro.
    Acho a capa bem legal, tem bem a ver com o tema né... rsrs.
    Adorei sua resenha, Gabi. Por mais que o livro não tenha me chamado tanta atenção, a resenha não peca em momento algum.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de vontade de ler algo da Sara Dessen, os livros dela parecem ser tão "amorzinho" *-*
    Sua resenha está magnífica - sem hipérbole - e me deixou bem curiosa e animada pro livro. Lerei assim que tiver a chance!

    Um Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Lucas: A capa tem tudo a ver com o tema mesmo! Obrigada!

    Rebeca: haha, eu só li um da autora até agora, mas quero ler mais! Muito obrigada!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!

    Eu ouvi falar bem da autora, mas não tinha lido sobre esse livro, parece legal, uma boa leitura.

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Nossa é outro livro que eu quero comprar, sério, estou aqui doida, pra ler. Eu acho os livros da sarah perfeitos, a autora é muito boa, sou super fã dela graças a minha amiga mariana( valeu mari) enfim... suas resenhas são perfeitas, tanto é que sempre quando tenho tempo, logo venho pra cá. Parabéns Gabi, já tenho uma lista de livros para comprar e peguei graças a você e suas resenhas perfeitas *-*, ler pra mim é uma das melhores coisas do mundo, e tipo eu amo romance, mais esse livro não só se baseia nisso, mais também com a família, muito bom. Já sou fã das suas resenhas (:

    ResponderExcluir