2 de dezembro de 2011

Resenha: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Depois de ler dois livros dela, tenho que dizer que esse é o mais fraco. Não que seja ruim, apenas não achei tão bom como os outros. Não posso comparar esse livro com Orgulho e Preconceito, por exemplo. Por motivos que vou explicar ao longo da resenha.
A história se passa em torno de duas irmãs. Elinor e Marianne. E com elas, muitos personagens secundários surgem com as suas histórias. Tem muitas paixões e principalmente desilusões.
Confesso que achei que ambas iam terminar sozinhas no final porque, coitadas... Cheguei a ficar com pena delas. Elinor se apaixona por Edward Ferrars, e depois descobre que ele tem um segredinho que impede que fiquem juntos. Marianne se apaixona por Willoughby e esse vai embora sem maiores explicações e depois acontece uma coisa que os impede de ficarem juntos.
O modo como a Marianne recebe as noticias nesse livro e as noticias que ela recebe me fizeram sofrer junto. Cheguei a ficar com os olhos cheios de lágrimas depois que ela recebe a carta de Willoughby ‘explicando’ tudo. E tenho inveja da Elinor, por aguentar a sua decepção em silêncio para não magoar ainda mais a irmã. Ela é muito forte.
Mas, eu sempre esperava mais. Passei o livro todo esperando que algo acontecesse. Nem sabia o que estava esperando, mas esperava que alguma coisa emocionante fosse acontecer, mas nada. Os acontecimentos que mais me deixaram surpresa foi realmente descobrir o segredo do Edward e os motivos de Willoughby e então eu achei que o livro seguiria de uma forma emocionante, mas isso não aconteceu. Mas, além disso, ainda estou esperando...
Novamente, eu adoro ler sobre essa época. Então mesmo que a história não tenha me cativado, simplesmente a escrita de Jane Austen e a época, foram o bastante para eu gostar do livro. Mas eu não amei. Não amei os personagens, nenhum chegou a me cativar de forma que eu pudesse dizer que foi um prazer acompanhar eles durante as páginas. Contudo nenhum foi insuportável.  Mas foi uma ótima leitura. Eu gostei do final, o final de uma das irmãs foi esperando e o de outra foi inesperado. Mas achei que tudo se finalizou bem.

7 comentários:

  1. Eu comecei a ler esse livro, só que não consegui terminar, tudo bem que foi porque eu tava numa fase difícil, mas ainda assim não gostei dos personagens, e tão diferente de Persuasão e Orgulho e Preconceito (amo, amo, amo, AMO) que eu adoro os personagens, e as histórias são mais sei-lá charmosas (?). De todo jeito eu ainda pretendo terminar de ler, só não sei quando...

    Rafa

    girlcliche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!
    Nossa, eu achava que era parecido com Orgulho e Preconceito, mas mesmo você elogiando eu não pretendo ler. Com tantos livros na fila este não vai ter vez, hahaha! É chato quando não nos identificamos com as personagens, sei bem como é =P

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriele, por favor, poderia parar de publicar as coisas que eu penso? Obrigada.

    JOOOOOOOOOOOKE, mas enfim, foi exatamente, EXATAMENTE, a mesma coisa que eu achei. Sem tirar, nem por.

    Cara, leia a minha resenha e leia a sua, e daí me diga se não pensamos exatamente igual! (http://flywithni.blogspot.com/2011/06/resenha-razao-e-sensibilidade-de-jane.html)

    TOCA AÍ!!!!!!!!! Ok.

    ResponderExcluir
  4. Rafaela: É , os personagens não são os melhores mesmo. Mas se abrir um tempinho tenta terminar, o final chega a ser parte surpreendente.

    Adriana: Pois é, tem livros melhores sim. Que valem mas a pena serem lidos!

    Ni: Toca aí!! Li a tua resenha, meu Deus... Pensamos exatamente igual! Já tá ficando assustador isso asihhsaihias.

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkk, o mais fraco para mim é por enquanto Persuasão (que estou lendo).

    Ainda pretendo reler as outras duas obras de Austen (O&P e R&S) para refrescar a memória.

    Realmente, as obras e o contexto histórico de Austen são deliciosos.

    Promo Julieta Imortal em http://amorporclassico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito da escrita da Jane Austen. Por mais que a história de Razão e Sensibilidade não me chame muita atenção, eu leria tranquilo.
    Adoro livros de época! *-*
    Ahh, uma pena que você não se envolveu mais com as personagens...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ahh eu gostei bastante desse livro, mas concordo com você que ele é de fato meio parado as vezes! Achei que faltou aquela emoção no final, sabe? Acabou tudo muito rápido, mas enfim, muito bom ainda assim! Só a Jane Austen que mesmo quando não em sua melhor forma ainda consegue escrever algo digno de nota! Beijos!

    ResponderExcluir