9 de janeiro de 2012

Resenha: Bela Maldade - Rebecca James

Editora: Intrínseca
Após a trágica morte da irmã de Katherine, ela se muda de cidade e muda de nome para tentar deixar tudo para trás. Então ela conhece Alice. Uma menina que quer a sua amizade, que é bonita, divertida e que parece ter o mundo aos seus pés. Mas conforme o tempo passa, Katherine descobre que Alice não é tão maravilhosa assim e que ela possui um lado negro dentro de si.
Rebecca James narra o livro em três tempos diferentes, variando-os por capítulo. Temos o passado, onde descobrimos aos poucos o que aconteceu com a irmã de Katherine e como foi a sua morte. O presente onde vemos o desenrolar da sua amizade com a Alice. E também um presente mais distante onde vemos a vida de Katherine uns anos mais tarde.
Isso faz o leitor ficar intrigado durante a leitura inteira. Para mim, foi uma leitura totalmente intrigante do inicio ao fim. Porque de uma forma ou outra, eu já sabia o que iria acontecer devido as partes do presente distante, mas queria saber como tudo iria acontecer. O que realmente me deixou inquieta foi o desenrolar de como a Rachel havia sido assassinada. Isso sim, a autora foi narrando aos poucos e deixando sempre um suspense no ar.
Katherine é uma personagem complicada de se entender. Vamos aprendendo aos poucos porque ela sente essa culpa, e porque foi tão difícil à ela a morte da sua irmã para ter sido necessário mudar de nome e de cidade. Não é uma personagem chata de se ler, é uma personagem difícil de se ler. A mente dela é complexa e vamos entendo aos poucos tudo isso.
Alice é má. Ela é literalmente má. Não é aquela personagem malvada que tem um coração no fundo. Ela é má. O leitor já vai suspeitando isso desde o inicio, mas Katherine só descobre depois. E até lá eu fiquei ‘essa menina não enxerga tudo que a Alice faz?’.
Mas então e paro para pensar o porquê Katherine se sentiu tão bem com a amizade de Alice. Ela se sentiu pela primeira vez feliz depois da morte da irmã, ela encontrou alguém que entendia, que não a julgava. Alguém que a fazia feliz. Mas se ela soubesse a verdade duvido que a amizade teria se formado desde o inicio. E Alice é daquelas que quando quer alguma coisa, ela vai lá e consegue. Não aceita ser deixada de lado e tem que ter a atenção toda para ela.
Rebecca James não tem pena dos personagens, nem compaixão pelo leitor. Para mim Alice é uma grande vilã, vilã mesmo. Eu queria matar essa menina no final de tanta raiva que senti dela. Porque ninguém humano acho que conseguiria fazer o que ela fez. Senti pena pela Katherine, mesmo já sabendo que o que aconteceu iria acontecer, foi um choque.
É uma leitura pesada, sem muitos momentos leves e felizes. Sempre tem aquele clima tenso no fundo. A escrita da Rebecca James é ótima, eu adorei as mudanças de tempo, acho que fez com que eu ficasse totalmente compenetrada na história.
Algumas situações ficaram um pouco forçadas, algumas reações acho que não foram muito naturais e os diálogos de cada um, alguns foram longos. Às vezes os personagens começavam a falar e depois do travessão tinha um parágrafo de fala. Acho que as falas não ficaram muito naturais. Contudo isso são detalhes, não alteram muito o livro, que é ótimo.

Se está procurando um livro leve e divertido de ler, não escolha esse. Mas se não se importar com um livro mais dramático e triste, esse é uma ótima escolha!

10 comentários:

  1. Então o livro é: tenso. Adorei a capa e o título e fiquei bem curiosa para ler - bom saber que você gostou! Mas, não sei... Não sei... Não quero ler este livro agora. Acho que tenho que entrar no clima e - NÃO SEI PORQUE - quero assistir 1 filme antes de ler este livro porque eu coloquei na minha cabeça que os dois tem alguma coisa a ver. DUVIDO QUE TENHAM, mas eu.... Eu tenho problemas. AHAHAHAHAHAHA

    Beijão Gabi!

    ResponderExcluir
  2. Este é um daqueles livros que, desde o lançamento, eu fico pensando se compro ou não ele... Eu às vezes pego ele na livraria, dou uma folheada, mas não tem jeito, acabo devolvendo.

    Quando as coisas ruins são mais próximas do real, isto acaba me assustando mais. E é isto o que me assusta em Bela Maldade: saber que conta uma história que PODE acontecer (mesmo você falando que tem partes meio forçadas, mas tudo bem...).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Mais um livro que eu já li e adorei!!!
    Sabe, o que eu achei mais tenso no livro todo foi o fato de ser uma história totalmente possível!
    Gostei muito da forma de narração e achei a trama bem amarrada!
    Apesar disso, ainda queria um final diferente pois fiquei meio triste com esse (não que dê pra esperar algo meigo e feliz do livro, como tu bem colocou)!!!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Bela Maldade <3
    quero ler esse livro desde a Bienal do Rio *chora*
    A capa é muito bonita, simples, mas chamativa.
    E nossa fiquei com medo da Alice *corre* kkk
    Já vi que vou ter que ler esse livro e logo ir pra um chick-lit né? hehehe
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  5. Gabi, quero muito ler Bela Maldade! Não está no topo da lista de compras, mas se eu ver por um preço EXTREMAMENTE barato, eu compro.
    Ainda mais que eu gosto de um drama...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!
    Vou revelar que a primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi o nome da autora, tenho essa mania estranha de querer saber tudo sobre as outras Rebecas do mundo.

    O que mais me "atormentou" no que você disse na resenha foi que a história do livro pode acontecer de verdade. E eu tenho um pouco de medo em relação a histórias assim (sou medrosa, pronto falei!)
    Pelo que você falou da Alice eu a imaginei como a Paola Bracho, kkkk

    Adorei a resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu vi o título do livro, nunca imaginei que tivesse uma trama tão densa quanto essa. Eu pensei que a história seria do tipo High School, com situações bem adolescentes mesmo! xD

    Parece que a história vai tomando um rumo inesperado com o decorrer das páginas e mexendo com as emoções do leitor.
    Por enquanto, estou fugindo de leituras assim. São muito fortes.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu já sabia que o livro era bem tenso (porque minha amiga leu e me disse) mas não desse jeito que você descrever, eu até estava pensando em adiciona-lo à LISTA, mas não estou no clima, quem sabe depois???

    Rafa

    ResponderExcluir
  9. Comprei Bela Maldade, mas não li ainda por falta de tempo. Todos falam super bem desse livro.
    Bjs bjs ;*

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!

    Estou cada vez mais curiosa com esse livro, quero saber o que essa Alice faz de tão terrível. A sua resenha ficou ótima, bem instigante.

    Bjus

    ResponderExcluir