30 de janeiro de 2012

Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Editora: Galera Record


Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 
Cassandra Clare conseguiu criar um mundo totalmente envolvente.
Nem sei por onde começar a escrever a resenha. Estou um pouco em choque depois do final do livro, mas enfim, eu adorei!
A maneira como somos apresentados a esse novo mundo foi ótima. Eu não me senti totalmente perdida em nenhuma parte do livro, a autora conseguiu explicar tudo de uma maneira rápida, então toda a introdução aos personagens e as explicações, não tomaram grande parte do livro e esse não se tornou cansativo.
Personagens. Qualquer livro fica mais legal quando o leitor gosta dos personagens. Eu simpatizei com a Clary desde o inicio. Eu tenho essa tendência a gostar mais de um personagem quando temos características em comum, e nesse caso, foi a altura – ou a falta dela. Clary é teimosa. Muito teimosa. Mas isso faz parte dela e faz com que ela se mostre corajosa e forte.
Jace é um personagem que trás vida ao livro. A cada quatro falas dele, duas são com comentários sarcásticos. Eu adorei ele. É aquele personagem que cativa desde as primeiras páginas. E ele e Clary juntos chegam a ser engraçados de tantas implicâncias que eles tem um com o outro.

Os diálogos do livro são muito bem escritos. O sarcasmo de Jace e Clary ajuda bastante, mas todos os personagens tem um jeito especial de falar que me fez querer mais diálogos. 
Os personagens secundários também não ficam para trás, a autora deu a cada um uma característica marcante e uma parte na história. Eles não ficaram esquecidos de lado. Isabelle, Alec e Simon foram muito bem desenvolvidos. 
A narrativa é feita em terceira pessoa. E em livros onde tem muita ação, eu prefiro que seja assim. Assim o leitor entender mais o que está acontecendo.
O final é surpreendente. Eu simplesmente não conseguia acreditar no que eu estava lendo. Não sei até agora se gostei do que aconteceu ou não. Honestamente, eu esperava outra coisa, porque eu queria que a história seguisse um rumo, queria que os personagens seguissem um rumo. Mas aparentemente a autora quer seguir outro caminho.
Quero ver como ela vai desenvolver isso em Cidade das Cinzas
Como eu não li a versão em português da Galera Record, não posso comentar sobre a tradução. Mas a editora seguiu o mesmo padrão das capas. Eu acho as capas dessa série maravilhosas!
Eu recomendo a leitura, a história é bem criativa e original.

10 comentários:

  1. "Criativa e original", estou realmente precisando sair um pouco da minha zona de conforto. Ok, não preciso, mas é bom variar as vezes, sair dos mesmos romances, chick-lits, etc, né? Verdade, a capa é bem bonita. Até agora não li um comentário negativo sequer sobre a série. Estou curiosa, mas estou de promessa, então... Mas já que você gostou, quando for comprar, se eu ver novamente aquele box maravilhoso em Inglês que tinha na Fnac, já vou saber que vale a pena comprar!

    ResponderExcluir
  2. Bom, acho que sou uma pessoa do contra... Mas eu não gostei de ''Cidade dos Ossos''. Na verdade, achei chato mesmo. Me lembro que levei quase dois meses para ler o primeiro livro. Mas, de tanto ver todo mundo falando TÃO bem da série, resolvi dar mais uma chance à ela - tanto que eu comprei o 2°, o 3° e o 4°. Só espero me surpreender mesmo com os próximos livros... Pq, se não, a culpa vai ser BEM maior! Rsrsr

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é fantástico, originalidade é uma palavra que o define muito bem. Os personagens são mesmo encatadores, não só os principais como todos os outros. Acho que ninguém esperava aquele final para o livro, mas agora é ver como tudo isso será desenvolvido. =)

    Bjão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Também sou do contra, li esse livro com tantas expectativas que acabei quebrando a cara. Achei o começo lento e só aumentei o ritmo de leitura quando estava praticamente no fim... e que final foi aquele? Isso é a única coisa que me motiva a ler a continuação, saber o que autora vai fazer com esses personagens.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho a série toda aqui e ainda não li, que triste! Hahahah!
    Eu MORRIA de vontade de ler esse livro na metade do ano passado, pois ganhei Cidade das Cinzas numa promoção num blog. Como não tinha o primeiro, precisava comprá-lo, mas demorei a comprar. Aí meio que perdi a VONTADE LOUCA de ler...
    Mas ainda tenho vontade sim. Quero pegar num outro momento e ler a série inteira de uma vez só. (É que estou acabando com os livrinhos menores, de tipo 200 a 300 paginas, então depois eu leio).
    Mas adorei sua resenha, Gabi! Bem completa. Gostei que os personagens te agradaram. Quando eles não agradam é um problema, né?
    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!
    Te confesso que esse primeiro volume foi meio que uma decepção pra mim! Todo mundo falava tão bem e eu fiquei meio surpresa por não ter gostado tanto, achei a narrativa de Clare extremamente confusa em certos pontos. A melhor coisa do livro é a originalidade e loucura (por assim dizer) do final ;)
    Mas o terceiro volume fez tudo valer a pena, me apaixonei pela história apenas com ele!!!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler essa série, eu li alguns trechos do livro e gostei (apesar de que foi "aos furos")agora quero ler o livro todo, inclusive os dois primeiros livros da série estão na minha lista... Adorei sua resenha, mais uma vez me fez ter vontade de ler mais ainda o livro \o/

    Rafa

    ResponderExcluir
  8. Quando terminei de ler CdO fiquei SUPER empolgada, escrevi uma resenha toda elogiosa... Aí no dia seguinte já tinha repensado e achado a série morna, hahahaha.

    CdC achei bem melhor, exceto pelo final que é de dar raiva em qualquer um! XD

    Ainda assim não é uma série que amo, mas já tenho o terceiro em casa esperando para ser lido... Espero poder fazer isso em breve e, quem sabe, gostar mais da série. ^^

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi

    Eu também gosto da Clary e do Jace (claro), e não tinha pensado nisso, mas tem toda razão ela criou todo um cenário diferente e que não precisou de 100 páginas só para situar, muito bom isso. Sobre o final, hum não sei não.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  10. Sem sombras de dúvidas, esse é um livro espetacular.
    Qdo comprei ele, nem sabia do que se tratava, tava na promoção..daí, coloquei junto..rs
    E que surpresa boa!!
    Dialógos perfeitos e sim, como vc citou, o sarcasmo ajuda e tbém faz a gte rir muito durante a leitura.
    Me surpreendi no final,não esperava de jeito nenhum e tô ansiosa pra conseguir ler os outros livros da série.
    Parabens pelo trabalho, resenha perfeita.
    Abraços

    ResponderExcluir