18 de janeiro de 2012

Resenha: Lola and the boy next door - Stephanie Perkins


Li a resenha desse livro da Monique do Ninhada Literária  e imediatamente eu senti que precisava ler. Não podia esperar nem mais um minuto.
Lola é uma menina que não acredita em moda, ela acredita em fantasias. Ela quer ir ao baile do colégio vestida de Maria Antonieta e usando coturnos. Conhecemos então essa personagem que cativa o leitor logo nas primeiras páginas e que o jeito dela é diferente do que qualquer outra personagem que eu já li. Lola namora Max, cinco anos mais velho, ele toca em uma banda de rock e tem várias tatuagens.
Tudo estava indo muito bem, até que seus antigos vizinhos voltam a morar na casa ao lado da sua. Depois de tanto tempo sem ver Cricket, Lola teve bastante tempo para se convencer que não gostava mais dele e que o passado havia ficado no passado. Mas ele volta e os sentimentos de Lola começam a ficar confusos.
Acho que quando o leitor gosta dos personagens, o livro imediatamente se torna agradável de se ler. Tudo na história é agradável, digamos assim. O livro tem momentos engraçados, felizes, fofos (muito fofos) e outros tristes. Porque a vida real é assim né? Uma mistura de diversos sentimentos.

Agora um comentário que não influencia na história, mas é uma coisa que eu gostei. A Lola usa óculos!! Eu não me lembro da última vez que eu li um livro onde a protagonista usava óculos... Achei legal essa característica dela porque eu uso também e o fato dela não enxergar direito, rende uma cena bem fofa no livro.
Uma surpresa que eu adorei nesse livro, foi a volta da Anna e do St. Clair, personagens de Anna e o Beijo Francês. Sem escrever uma continuação do livro, a autora os trouxe como personagens secundários e assim podemos descobrir o que aconteceu com eles depois. Não que seja preciso ler nessa ordem, os livros são totalmente independentes, mas quem já conhece os personagens, tem um carinho por eles.
Stephanie Perkins escreve as palavras certas, as cenas certas, nos momentos certos. E ela tem um talento nato em escrever as cenas mais fofas e criar os personagens mais humanos. Os personagens cometem sim, erros, mas quem de nós não? Isso torna o livro ainda mais real.
A Lola comete erros. Acho que o maior erro dela é ficar dando esperanças para o Cricket. Mas isso não me incomodou nem um pouco, ela simplesmente queria o amigo de volta. Enfim, ela estava confusa. 
É um livro muito fofo, com ótimos personagens e com uma ótima história.

12 comentários:

  1. Acho que já disse uma vez que eu tenho Anna e o Beijo Francês, mas ainda não li. Shame on me
    Mas quero terminar minhas leituras de agora e pegar o livro para ler.
    Esse aí parece ainda melhor que Anna e o Beijo Francês... Curti a protagonista.
    Bjão, Gabi!

    ResponderExcluir
  2. Então, eu já tenho ''Anna e o Beijo Francês''... Na verdade, eu cheguei à começar a ler ''Anna'', mas decidi parar por quê a Stephenie Perkins me irritou com aquele discurso dela ''anti-Nicholas Sparks'' (Sim, sou desses! Rsrsrs).

    Mas eu vou voltar à ler... Só deixei de lado para a ''raivinha'' apassentar. E espero que a Novo Conceito lance logo este ''Lola'' - que, eu não sei pq, me chamou mais a atenção do que a ''Anna''.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez não li sua resenha Gabi, falei com o Chico da Novo Conceito essa semana, e ele disse que a editora vai trazer o livro para o Brasil em breve, só não tem data prevista ainda, é claro que eu surtei, mal posso esperar para ter o livro *-*

    Rafa

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi!

    Ah eu adorei a ideia toda e ainda aparece a Anna e o St. Clair, preciso comprar. É mesmo também não lembro de uma protagonista que usa óculos.

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, o Blogger me odeeia! Segunda vez que comento ¬¬

    Eu necessito desse livro. Apesar da história não ter me chamado tanto a atenção quanto a de Anna (sim, sou do contra), fiquei muito feliz quando soube que a NC lançará este livro também!
    A autora escreve super bem e vc tem toda razão Gabi, seus personagens e cenas são MUITO FOFOS *-*

    Espero que não demorem muito para lançar!!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!
    Estou louca pra ler esse livro, quem sabe algum dia eu crio vergonha na cara e vou ler em inglês logo, haha.
    Fiquei bem feliz em saber que a editora NC vai trazer esse livro pro Brasil, espero que lancem logo!
    (mas isso não muda o fato de que eu preciso parar de preguiça e começar a ler em inglês)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. esse livro parece ser tão legal, quero um ;D

    Marcos
    http://mundodosmngas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai que fofa! HAHAHAHA, bom, nem preciso dizer que é exatamente o que eu achei do livro (menos a última parte), uma vez que você já leu minha resenha! :3

    Beijão Gabi. Fala sério, a Lola É uma das melhores personagens ever! HAHAHAHAHA TÃO CUTE!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li "Anna e o Beijo Francês", mas só leio opiniões positivas sobre ele.
    Parece que a autora tem um jeito peculiar de escrever, que agrada o leitor de todas as formas.
    Esse outro livro tbm já está na minha lista! :)

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi, to loouca pra ler Lola and the boy next door. Gabi, vim te chamar pra conhecer um novo blog de Jogos Vorazes http://capitaladverte.blogspot.com/, além de trazer noticias ele tem colunas super engraçadas, e já conseguimos parceria com a rocco. Visista lá.

    Beijos
    Thaila

    ResponderExcluir
  11. Stephanie Perkins <3
    Eu queria mt que a NC também lançassem esse livro dela por aqui.
    Acho essa capa demais e adoro a escrita dela.
    Realmente quando a gente gosta dos personagens tudo flui!
    E mentira que o St. Clair e a Anna aparecem? OMG! EU PRECISO DESSE LIVRO AGORA kkkk

    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  12. Ai Gabi, estou super ansiosa para que esse livro seja lançado aqui no Brasil! Sinceramente ainda não li Anna e o Beijo Francês, mas prometo fazer isso logo!! >< hahah
    A Lola é a personagem que estou mais curiosa para conhecer, afinal ela tem seu jeito único e super especial de ser e pensar, me deixando bem curiosa em relação a sua história e realmente ansiosa para ler o livro.
    Ótima resenha! *-*

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir