4 de janeiro de 2012

Resenha: Sereia - Tricia Rayburn

Editora: Versus
Quando eu comprei esse livro, mal tinha lido a sinopse. Interessei-me pela capa e pelo tema que trata: sereias. Todo meu conhecimento sobre esses seres místicos são baseados no filme da Disney “A Pequena Sereia”, então eu estava bem curiosa para ver como elas seriam retratadas no livro.
Sereia é um livro com mistério, suspense e romance.
Vanessa Sands tem 17 anos e vive as sombras da sua irmã mais velha Justine. Que era sempre melhor, mais segura, e sempre chamava mais atenção de todos. Um dia, após saltar de um penhasco, Justine aparece morta. Os pais de Vanessa retornam para a vida em Boston, enquanto ela retorna a Winter Harbor para tentar entender o que realmente aconteceu com a sua irmã.
O inicio da minha leitura foi um pouco lento, eu demorei até realmente entrar na história e me interessar pelos personagens. Depois que isso aconteceu, não consegui mais soltar o livro.
Vanessa é uma personagem agradável, não senti nada demais nela, mas também não me irritei com as suas atitudes. Enquanto ela e sua família passavam as férias em Winter Harbor, ela e sua irmã fizeram amizade com os irmãos Simon e Caleb. Caleb tinha uma relação com sua irmã e após sua morte, ele desaparece. E quando Vanessa volta para tentar resolver os mistérios da morte da irmã, é Simon quem a ajuda a maior parte do tempo.
Simon é mais velho, atencioso, gentil e tudo o que os personagens têm para deixar a leitora apaixonada. Foi um grande ponto positivo na leitura o modo como ele se preocupa com a Vanessa e sempre tenta ajudá-la.
O livro é cheio de descobertas, e de momentos intrigantes. A Tricia Rayburn vai dando as informações aos poucos, tanto sobre as mortes que começam a acontecer na ilha quanto sobre a mitologia de sereias, quem elas são e o que elas fazem. E o leitor começa a formar diversas perguntas e dúvidas sobre tudo que está acontecendo.
E então entramos naquela sequência no final, onde eu devorava as páginas querendo respostas, querendo saber o que iria acontecer e sobre isso, sobre o final eu preciso dizer que ficou faltando várias respostas e informações. O último capítulo onde temos algumas informações foi fraco, eu queria as respostas para as minhas perguntas, queria entender o que aconteceu e como tudo acontecia. Mas as perguntas continuam na minha cabeça. Eu esperava mais do final do livro.
E eis o motivo que eu estava esperando mais: não sabia que era uma série. Entrei no site da autora e vi a continuação desse livro que se chama “Undercurrent”. Eu não teria ficado tão desapontada se soubesse desde o inicio que ele teria uma continuação. Porque fiquei esperando que tudo fosse explicado nesse volume.
Contudo,  apesar dele ter uma continuação, o livro tem inicio, meio e fim. Eu não me sinto obrigada de ir comprar o próximo, não está faltando uma finalização para o primeiro livro. Apenas algumas questões deixadas em aberto.
Se a continuação for lançada no Brasil, eu lerei com certeza. Adorei ler sobre sereias e gostaria de conhecer mais sobre as sereias criadas pela Tricia. Acho que foi bom variar de ser sobrenatural, além de vampiros/anjos/lobisomens ler sobre sereias foi muito bom.
Para quem gosta de leituras sobrenaturais, recomendo bastante o livro para variar um pouco no tema de leitura. Fico no aguardo agora para ver se a Versus irá publicar o próximo volume logo.

10 comentários:

  1. Suspiros *-*
    AInda n li o livro, mas eu tenho ele aqui na fila já hahaha
    acho essa capa linda demais!
    Você n é a primeira que eu vejo que não se apagou a Vanessa.
    E sim, as brechas deixadas é porque tem uma continuação, oi hehehe Eles adoram fazer isso com a gente né?
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi!
    Eu quero ler Sereia faz tempo! Já vi outras pessoas falarem sobre esta questão do final do livro, e não saberem sobre a continuação.
    Acredito que a Verus vá lançar, sim. Deve ter feito "sucesso" e acho que não lançariam uma série pela metade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi! Adoro quando o livro vai deixando várias questão em aberto mas claro, quando ele consegue respondê-las satisfatoriamente rs
    Gosto do mistério, da expectativa do que está por vir, de descobrir a solução do suspense e etc

    Acho que vou gostar desse livro, parece ser um leitura agradável e um tanto quanto intrigante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei feliz em saber que o livro tem começo, meio e fim, mesmo sendo uma série, é ruim quando muita coisa fica sem resposta! Ruim pra minha curiosidade, eu digo.
    Eu também me interessei pelo livro primeiro por causa da capa, depois eu achei a sinopse bem interessante!
    Gostei bastante da sua resenha, você conta bem pouco da história e eu adoro resenhas assim ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabi!
    Simplesmente amo essa capa. Considero-a extremamente linda! E a sua resenha me deixou realmente com vontade de lê-lo.
    Eu também não sabia que era uma série, até você comentar. HAHA Me interessei pelo livro, mas havia acabado deixando ele de lado pois estava precisando me controlar nos gastos.
    Preciso lê-lo logo! Preciso de personagens agradáveis e histórias com início, meio e fim, POR FAVOR. Depois de ler vários livros seguidos com personagens tagarelas e chatas, mereço uma personagem boa. HAHAH
    Parabéns pela tua resenha! Me conquistou. *-*

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah eu adoro sobrenaturais, acho chatinho quando deixam muitas dúvidas, mas se tem um final esta bom. Fiquei curiosa pois nunca li nada de sereias como principal tema.

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Sou a única que não morre de amores por essa capa? Ela tem alguma coisa que me... perturba.
    Nunca me interessei muito por esse livro, mas parece bem intrigante, quem sabe eu dê uma chance a ele.
    (essa é a parte que eu imagino a Ariel, o Sebastião e o Linguado cantando Under The Sea)
    Adorei a resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olha, até então eu não dava a mínima para sereias, apesar de gostar muito da Ariel. E, para ser sincera, e mais ou menos... Só pelo cabelo que me da inveja. HAHAHAHA. Como a Rebeca, também não morri de amores pela capa. Também nunca me interessei muito por esse livro... Mas já que você gostou... Por que não? :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi!
    Eu gostei muito do livro, apesar do lado sombrio, achei a trama super bem amarrada!
    Fiquei bem curiosa para saber o que vem no próximo livro (já li sabendo que era uma série) =P
    Realmente acho que se não esperasse uma continuação, também ficaria decepcionada com o final, que deixa várias pontas soltas!
    Hmmm, depois de ler sua resenha até bateu uma vontade de reler!!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir