2 de janeiro de 2012

Resenha: Tão Ontem do Scott Westerfeld

Editora: Galera Record
O livro é narrado pelo Hunter, um caçador de tendências. Ele conhece a Jen, uma Inovadora que amarra seus cadarços de um jeito diferentes, original e muito legal. Eles teriam que encontrar a Mandy, chefe do Hunter, para uma reunião, mas isso não acontece. Mandy desaparece e tudo que eles acham é o celular dela em um prédio abandonado e os tênis mais legais já vistos antes. Eles seguem juntos na busca pela chefe desaparecida dele, e nesse busca eles vão descobrindo o fundo do mundo da moda e das empresas de moda, e não é tão bonito quanto parece.
Eu adoro, adoro, adoro a crítica do Scott Westerfeld na série Feios. Por isso, estava muito animada para ler esse livro. Não me decepcionei nem um pouco pela narrativa dele. O livro é bem desenvolvido e os personagens bem criados.
Scott Westerfeld cataloga as pessoas da sociedade em uma pirâmide. Os Inovadores – que criam  as novas tendências. Os caçadores de tendências – quem buscam o que os Inovadores criam e como muitos os acham legais, eles são copiados. Embaixo, temos os Primeiros Compradores, os Consumidores e os Retardatários – aqueles que não adotam a moda.
E enquanto eu lia o livro, percebi que na verdade, o Scott nomeou e aumentou um pouquinho características de pessoas que existem de verdade. Afinal, como de repente algo se torna tendência? E todos começam a usar e adorar? Ou como algo que era moda muitos anos atrás volta a ser considerado legal?
No meio da narrativa temos a história de várias peças de roupas, e o engraçado é que todas foram criadas por uma necessidade do criador, e alguém (um Caçador de Tendências) achou legal, e assim a moda se espalhou. Muitas vezes o intuito de uma peça, era a mera necessidade, e não por ser bonito.
A narrativa dele flui com facilidade, no final de cada capitulo tem uma frase marcante, uma informação marcante que faz com que seja impossível soltar o livro, isso já é característica nos livros dele e eu adoro.
E como sempre, temos uma crítica da sociedade consumista, das propagandas que influenciam as pessoas a comprar, de todo esse mundo por trás das lojas que não paramos para pensar. E sendo um livro do Scott Westerfeld, ele nos faz pensar. Nos faz ver que isso acontece no mundo real de verdade, nos faz pensar em tudo isso. E o final também me deixou pensando. Será que a pirâmide está mesmo com problemas?
Outro ponto forte do livro são Hunter e Jen. A amizade/romance dele é muito fofa e legal de acompanhar. Acho que tem romance na medida certa, não é o foco principal, mas não deixou a desejar. Hunter é o menino que nunca tinha se apaixonado e chega a Jen com toda sua loucura e faz ele se conhecer e faz ele entrar em diversas loucuras com ela.
Eu recomendo a leitura! A história é ótima, o modo como ela se desenvolve é intrigante e impossível de parar de ler. Scott Westerfeld não decepcionou!

13 comentários:

  1. EU PRECISO ler algo do Scott Westerfeld simples assim!! Acho que vou começar pela trilogia Feios...

    Interessante essa coisa de falar sobre a mania de tendências realmente existem muitas pessoas que só se preocupam em seguir o que está na moda, sem pensar o porque disso...

    Rafa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi!
    Eu ainda não li nada do Scott, mas juro que não foi por falta de vontade.
    O livro tem uma ideia muito boa, fiquei bastante curioso para ler, de verdade!
    A capa é fofinha *-* Rsrs
    Adorei a sua resenha, Gabi! Bem objetiva, parabéns! Bjs! :)

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas agora to doida pra ler. *-*

    ResponderExcluir
  4. Scott Westerfeld me conquistou com a série Feios. Adorei a resenha, e o enredo me atraiu muito. Gosto bastante da forma que o autor faz as críticas, as analogias que ele utiliza, etc. Só achei que a capa desse livro poderia ser melhorzinha.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    O livro é bem diferente de Feios né?
    Eu não sabia que ele tinha escrito esse e fiquei super curiosa a hora que vi aqui no seu blog!
    Muito bom saber que o livro não decepciona e acho que não tem como ele escrever algo sem uma crítica né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Rafaela: Scott Westerfeld é um ótimo autor! Recomendo demais! Recomendo também começar por Feios, foi pelos livros que eu começei e dá para ir se acostumando como o jeito que ele escreve.

    Lucas: Obrigada! Eu acho a capa bonitinha, mas eu li em e-book, as que eu vi nas livrarias ela é bem delicada e fácil de estragar/sujar etc

    GMDourado: Vale a pena ler *-*

    Aline: Eu também adoro as críticas dele, foi que me conquistou desde o inicio na série Feios!

    Aione: O livro é diferente sim, mas o modo como é escrito (capitulos, diálogos) é parecido. Concordo, tudo que eu li do Scott até agora tem críticas super fortes!

    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Oi, acabei de conhecer seu blog e adorei!
    Ainda não li Feios, mas está na minha meta de leitura dessa ano. Então a única coisa que sei é que o autor gosta mesmo de cutucar a sociedade com seus livros... no início não estava muito interessada nesse livro, mas você acabou me convencendo a dar uma chance.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!

    Adorei a capa do livro, bem divertida! Sua resenha ficou muito boa :~]

    Também tenho um blog, passa por lá? Te deixo o link dele:
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Whosthanny: Ele gosta mesmo de criticar a sociedade! Eu recomendo começar por Feios, mas leia esse sim! É muito bom.

    Igor: Obrigada! Que bom que gostou do blog :) Vou passar no seu blog sim!

    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!

    Esse é o 1º livro do Scott que me interessou e deixou curiosa para ler os trabalhos dele, só que eu nunca li (e nem comprei) hehe parece muito legal, o livro nem é tão novo mas o enredo bem atual, agora você me animou a busca-lo, vai voltar para a lista.

    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada do Scott, mas este ano pretendo ler. Super interessante esta critica a sociedade consumista e sobre a moda. Parece ser bem legal, mas acho que só isso não me faria ler o livro. Ainda bem que li as palavrinhas mágicas "amizade/romance" e fiquei curiosa sobre o desenrolar do sumiço de Mandy.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. PRECISO DESTE LIVRO! Na verdade, preciso ler mais livros do Scott. Ele é tão bom escritor e conseguiu deixar tão bem marcada sua opinião na série "Feios", que não é surpreendente o fato de ele fazer o mesmo em outros livros. Quero muito ler! Que isso menina, to cheia de livros para ler aqui e você me fazendo querer mais? Aff. Vamos parar por aí heim Gabi u_u

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi!
    Nossa, acabo de me dar conta que essa é a primeira resenha que leio desse livro! o.O
    Apesar do autor ser bem famoso, acho triste que esse livro seja tão pouco divulgado e que seja escasso nas livrarias (nunca vi um exemplar sequer para vender)!!!
    Olha, depois de ler essa resenha eu quero muito
    esse livro, parece ótimo!
    Você sabe que tenho minhas ressalvas com relação ao autor porque não gostei do final da série Feios e isso ainda me revolta, mas o enredo me conquistou e suas palavras despertaram minha curiosidade!
    Espero conseguir encontrá-lo em alguma livraria, ou então compro pela internet mesmo =P

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir