16 de fevereiro de 2012

Resenha: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

Editora: Novo Conceito


Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu.

Um Mundo Brilhante foi uma leitura mediana para mim. Não considero um livro ruim, mas também não posso considerá-lo um livro maravilhoso.
O grande motivo disso, foi que eu não consegui gostar dos personagens. Eu fui indiferente a quase tudo que estava acontecendo na história, não me importando muito com nenhum deles. A autora tinha um grande gancho para transformar o livro em um mistério, aonde esse iria se resolvendo aos poucos e deixaria o leitor intrigado.
Mas esse mistério sobre a morte do jovem, não foi bem desenvolvido. Não foi o foco principal do livro, e eu acho que se fosse, o livro seria bem melhor.
Apesar de não ter amado o livro, é uma narrativa agradável de se ler. As páginas correm rápido e quando vê, já está na metade do livro. A narrativa é feita em terceira pessoa e eu digo que a narrativa da T. Greenwood é muito boa. Pena que a história em si, não me agradou muito e eu não me envolvi com ela.
No inicio do livro achei vários errinhos, principalmente de digitação. Uma hora acabei lendo Bem ao invés de Ben. São pequenos? Sim. Mas eu sou chata quando se trata de revisão e tradução.
Em contrapartida, a edição da Novo Conceito, está maravilhosa. A capa principalmente merece destaque. Muito bonita e bem trabalhada.
Se eu tiver oportunidade de ler outro livro da autora, lerei. Achei a escrita dela muito boa. Os personagens e acontecimentos, infelizmente, não me agradaram. Acho que não basta a autora escrever bem se não tiver uma história que envolva e que me agrade. 
Não é nem bom nem ruim. Acho que esse é o tipo de livro que é preciso ler para ter uma opinião. Eu tinha muitas expectativas, imaginava outro tipo de história e acabei me decepcionando.

26 comentários:

  1. Esse livro é meio engraçado para mim... Eu achei o trabalho que a Novo Conceito fez na capa muito fantástico, mas a sinopse não me chamou a atenção!

    Sei lá... É engraçado, mas quando eu estou diante de um personagem ''mais velho'', a sinopse tem que ser muito boa (ou muito misteriosa, ou muito encantadora, enfim) para me ganhar.

    Não é um livro que eu queira ler agora... Mas se eu tiver a oportunidade, quem sabe?! Como você disse, eu só vou poder formar uma opinião depois de ler a história.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Daqui a pouco começo a ler este livro, mas agora já entro sem muitas expectativas, porque né... Já é a segunda resenha que eu leio que fala que o livro é mediano! Essa coisa de não gostar dos personagens e se tornar indiferente à eles é uma coisa muito tensa para mim - odeio quando isso acontece ): Gosto de me sentir parte da história, e essa indiferença não ajuda em nada! But ok, daqui a pouco terei mais o que falar ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ih Gabi, estou desanimando para ler esse :/ parece tão morno, desde que chegou fui colocando outros na frente, mas estou decidida a pegar ele fim de semana.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o kit lindo e criativo, a capa maravilhosa...mas a história não me chamou a atenção. Vamos ver o que a Géssica que é quem vai resenhar no GMN acha...espero que ela goste...e ai vamos medindo os prós e contras dele por aí...hehehehe

      Beijos!

      Excluir
  4. Poxa, sua resenha não foi tão animadora quanto outras que li por aí desse livro,rs. Mas ainda assim quero muito ler ele, não sei, me interessei de tanto ouvir falar e fiquei curiosa.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha lido uma resenha negativa do livro e tava super empolgada achando que ia ser o livro perfeito, mas agora eu to meio em dúvida. Acho que é o que você falou, só lendo pra saber. Vou esperar a promoção :)
    Bjs,

    Samira
    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Então, eu estava doida para ler esse livro, mas sua resenha me desanimou um pouco, estou numa fase em que não me identifico com nenhum personagem em especial, e minhas leituras estão meio 'maçantes' mas de todo vou dar uma chance ao livro, mas acho que não agora...

    Rafa

    ResponderExcluir
  7. Gabi, estou fugindo de todas resenhas deste livro, porque quero que ele seja uma surpresa pra mim (positiva ou não).
    Pelo que eu li superficialmente, você não curtiu tanto... Espero que comigo o livro funcione, que seja bom! Vou ver se pego logo!
    Bjs, Gabi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ler mais do que o 1° capítulo né Lucas?? kkkkkkk

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Gabi!
    Que pena que você se decepcionou, estou curiosíssima pra ler esse livro!
    Quando não gosto de um personagem, raramento gosto da história, então te entendo!
    Espero que, caso eu leia, goste mais do que você gostou!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Juro que pensei que T. Greenwood era um autor do sexo masculino, haha. Vivendo e aprendendo.
    Como a maioria dos blogueiros, tenho esse livro à minha espera na estante, mas a grande quantidade de resenhas quase negativas que li me fez postergar a leitura. Embora o trabalho de artístico, como quase todos os da Novo Conceito, seja digno de nota, a sinopse parece-me confusa, e você não é a primeira resenhista a destacar o caráter morno do livro. Creio que lerei "Um mundo brilhante" em uma daquelas tardes de tédio, onde você só quer algo que faça o tempo passar, e nada mais...

    Beijo. Seguindo você.
    Robledo || http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Tenho curiosidade quanto a este livro, a capa é um charme só... Mas me decepcionei um pouco por conta dessa questão dos personagens. Um bom autor deve saber medir tudo, a história, os personagens, a narração... Enfim, gostei da sua resenha, pois foi verdadeira.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi maravilhas sobre esse livro, tô doida pra ler. Adorei a resenha, beijos.


    http://bookosfera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Li vários comentários no Skoob, alguns bons e outros ruins. Gostei muito da capa, mas não pode julgar o livro pela capa né, mesmo assim quero ler o livro e como você disse, tirar minha própria opinião. Beijos. :3

    ResponderExcluir
  13. Este livro pelo visto está ficando bem polêmico. Uns eloginando tanto e outros como você (muito mais sinceros) expressando sua verdadeira opinião sobre a obra.
    Bom, quem pegou ele para resenhar aqui no GMN foi a Géssica, vamos ver o que ela acha, mas até por não conter nada de sobrenatural não é o meu foco de leitura e provavelmente deixarei passar.

    Parabéns pela resenha amiga!
    Bites!

    www.guardiadameianoite.com.br

    ResponderExcluir
  14. Pois é, Gabi..

    Como eu disse, uma pena que o livro não funciona da mesma forma para todas as pessoas. Acho que isso faz parte do processo de experiência única que a leitura nos proporciona.

    Eu particularmente gostei muito, como vc mesma pôde conferir em minha resenha...me envolvi bastante com Sarah, apesar dela não ser a protagonista. Apesar dos sentimentos conflitantes de Ben, nada justifica as ações por ele cometidas. Mas foi justamente a transparência e realidade do livro que me atingiram: os personagens são reais, com seus acertos e erros.

    E parabéns por ter sido sincera em sua opinião, mesmo não curtido tanto o livro assim.

    Grande beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá Gabi!

    Gostei da sinceridade na tua resenha, confesso que fiquei bem decepcionada, pois esperava um livro magnífico por causa das resenhas positivas que já li sobre ele. Todos diziam amar e tal, mas agora fiquei na dúvida. :S

    Esse é um dos livros que eu mais desejava ler esse ano e criei muitas expectativas desde o primeiro momento que o vi e, caso não lesse a tua resenha talvez me decepcionasse mais ainda. O trabalho da Novo Conceito é realmente lindo e foi isso que me deixou tão ansiosa para ler o livro!

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. A cada resenha que leio eu fico mais doida para ler esse livro, ele parece simplesmente perfeito!!
    A capa é lindaa! *o*

    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. Vixe! Olha, pela sinopse eu adorei o livro, mas que pena que a sua resenha não foi tão animadora. Mas é assim mesmo, às vezes a gente não consegue se envolver com a estória e os personagens de um livro. Faz parte dessa nossa vida de leitora compulsiva.

    Espero ganhar o livro na sua promoção e ter uma boa opinião sobre esse livro.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. A capa é linda e o kit é realmente mto criativo.
    Q pena q vc não gostou tanto. Ler sua resenha já me ajuda a não criar mtas expectativas.
    Esses errinhos mesmo que aparentemente pequenos incomodam, né? Um ou outro é até aceitável, mas qdo começa a ocorrer com certa frequência acaba chateando um pouco.
    Bem, espero ler qdo possível para ter uma opinião sobre ele e ver se concordo contigo! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu não ouvi muita coisa sobre esse livro mas agora depois dessa resenha eu fiquei curioso para ler e ver se ele me agrada. Adorei a forma que vc faz suas resenhas, esta foi minha primeira visita a seu blog XD

    Abraços,
    Matheus Braga
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  20. A sinopse do livro é interessante...a capa é lindissíma... quero ler!
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Caramba, que surpresa a ler sua resenha.
    Pq, tinha a impressao q o livro era mara..
    mas vejo q vc nao se empolgou, como disse vc as expectativas te atraplharam, decepcionou..
    temo acontecer o msmo cmg. =/

    Maas talvez ainda leia.
    pra tirar minha impressao.^^
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Já é a segunda pessoa que vejo falando que o livro é bom, mas não é excelente, mas mesmo assim pretendo ler... =)

    ResponderExcluir
  23. Gostei da temática do livro. Uma pena você não ter gostado.
    Livro que envolve mistério são os meus preferidos e estou ansioso por ler este.
    A capa do livro chamou muito a minha atenção quando foi divulgada. Foi bom conhecer um pouco mais da história.
    Ah.. deve ser angustiante encontrar alguém na entrada de sua casa e presenciar a sua morte.

    http://funshunter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei do que li por enquanto, ouvi dizer tbm q não é muito bom, mais a cada resenha q leio sobre ele, penso " ele não pode ser ruim", espero breve poder le-lo!

    BJus

    ResponderExcluir