17 de abril de 2012

Resenha: Peter Pan - J. M. Barrie

Peter Pan - J.M. Barrie - Penguin Popular Classics

Peter Pan, foi originalmente escrito como uma peça de teatro. Apresentada pela primeira vez em 1904 e a partir de então, se tornou um evento anual na época de Natal. Foi produzida durante sessenta anos. Em 1911, J. M. Barrie escreveu Peter Pan em formato de livro.
O livro é gostoso de se ler. O narrador muitas vezes conversa com o leitor, sempre com um toque de humor. Já tinha visto a adaptação da Disney muitos anos atrás, e eles foram bem fieis ao livro. Apenas amenizaram um pouco a personalidade Peter Pan, já que ele no livro não é tão simpático.
O livro também tem mais lutas do que no filme, mas no general, considero agora uma ótima adaptação.
A aventura em si de ir até a Terra do Nunca é muito bem retratada pelo autor. Eu achei os comentários sobre crescer e as mudanças de crianças para adultos muito pertinentes e bem feitos.
Eu já adorava a Tinker Bell no filme, e no livro a personalidade dela é ainda mais cativante. O autor explica que como as fadas são muito pequenas, só há espaço nelas para sentir uma emoção de cada vez. E comentários a parte, Tinker Bell é extremamente ciumenta. Wendy coitada sofre um pouco devido aos planos dela... Mas essas cenas rendem algumas risadas.
A história trás um romance bonitinho entre Peter e Wendy. Apesar de ele ver Wendy como uma mãe, fica claro que Wendy gostaria que ele a visse de um jeito diferente.
Adorei ter lido o livro, me trouxe de volta algumas mensagens do filme, e como eu vi quando criança, elas não ficaram muito claras. Como o autor diz no livro ‘Todas as crianças crescem, exceto uma’. Então por mais que algumas vezes seja complicado e difícil, todos crescemos.
Só teria que comentar que em alguns momentos o autor se enrola demais em explicações que não são muito necessárias, mas apesar disso, é uma leitura agradável.

7 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia que Peter Pan era uma peça, no principio... Não sabia mesmo! Acho que é por que eu nunca vi aquele filme ''Em Busca da Terra do Nunca''! Rsrsrs

    Eu tenho uma amiga que não SUPORTA a Sininho... Ela fala que o Barry foi muito sexista na hora que criou o conceito dele para as fadas (olha só os papos que nós temos! O.o Rsrsr).

    Enfim, eu sempre gostei da mensagem do Peter Pan, mas nunca fui atrás do livro... Vou ver se encontro uma tradução do livro original. '')

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. É um clássico que tenho curiosidade em ler, acho que vi o filme da Disney faz um bom tempo, você falou que a adaptação é fiel, gostei de saber disso *O* Enfim, espero ler esse livro <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi

    Eu nunca li uma versão integral do Peter Pan, só assisti a versão da Disney e tinha um daqueles livros com uma linha em cada página quando era criança. Alias nem sabia como era a narração e o personagem original. Ah fiquei com vontade de ler, gosto da ideia/mensagem dessa história.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabi!
    Peter Pan é uma das minhas histórias infantis preferidas. Ainda não tenho o dvd da Disney, mas pretendo comprar logo (faz mto tempo assisti o filme). O dvd q tenho é Em Busca da Terra do Nunca e é lindo demais!
    Gostei da sua resenha. Fez-me lembrar dessa linda e mágica história. Preciso ler urgentemente!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gabi!!!
    Nunca li alguma crítica do livro e confesso que mal me lembro do desenho! Adorei saber mais um pouco sobre a história do P.P! xD
    Fiquei bem curiosa para saber mais e ler a história! Sério mesmo!
    Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, como somos (pessoas em geral) alienados (por culpa da Disney!) Eu sabia que existia o livro mas não sabia que era assim, não sabia da verdadeira história, nem que era uma peça...
    Acho que leria quando tivesse oportunidade, já que é um clássico tão conhecido e com uma história tão (precoce?) interessante... Já li, mas, como a Cláudia, aquelas versões infantis, então com certeza não conta, hahaha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro esse livro, li várias vezes quando era criança, eu gosto da adaptação com o Johnny Depp, e da animação da Disney, concordo com o Lucas que somos alienados por culpa da Disney, nesse caso não pra mim, porque eu tinha a versão original do livro e tinha as versões infantis de uma página também, aí eu sabia qual era a verdadeira, mas tem alguns contos infantis que eu acreditava ser de acordo com o que a Disney falava, mas aí eu cresci e descobri os 'outros lados', mas apesar de tudo eu adoro os desenhos da Disney hahahaha. Enfim, falei muito e não disse nada, mas é um ótimo livro com certeza.

    ResponderExcluir