17 de maio de 2012

Resenha: 1984 - George Orwell


1984 - George Orwell - Companhia Editora Nacional

1984 de George Orwell se encaixa perfeitamente no gênero chamado de distopia. O livro é ambientando na chamada Oceania (que abrange países da América, Reino Únido, Sul da África e a Oceania atual). O personagem é o Winston. Ele trabalha para o Ministério da Verdade. Onde seu trabalho é, na real a falsificação de documentos, livros e tudo mais.
O que mais me chamou atenção no livro, não foi a história do personagem. Foi o governo, os ministérios e toda a sociedade criada por George Orwell. O governo extremamente autoritário, a população totalmente absorta da verdade realmente me intrigou.
Outro ponto, foi a falsificação do passado. Onde eles apagam o passado e o reescrevem como bem entendem. Assim população aceita que o presente, é bem melhor que o passado.
Aparece também a vigilância do governo sobre os trabalhadores dos Partidos. Em casa moradia há uma teletela que vê tudo o que esta acontecendo. Acabando com a privacidade.
A narrativa de George Orwell é bem sombria. Ele demonstrou bem a sensação de Winston estar vivendo naquele momento e como tudo era, de certa forma, assustador. Eu demorei um pouco para entrar realmente na história, já que no inicio há muito a ser explicado e é explicado de uma forma devagar. Contudo assim eu consegui mergulhar na história, a leitura foi fluida e intrigante.
Eu recomendo o livro. Principalmente agora que as distopias estão ficando cada vez mais populares na literatura Young Adoult e contemporânea, acho que é interessante poder ler algo mais antigo e ver que muitas ideias permanecem as mesmas e também observar as diferenças nas narrativas.
Não foi uma leitura rápida e fácil. Vários parágrafos e capítulos foram bem desgastantes, mas tudo isso devido ao clima tenso que segue durante toda a narrativa. Eu gostei muito de ter lido.

7 comentários:

  1. Oi ..

    Ultimamente tenho lido varias críticas deste livro, todas muito positivas.
    Todos falam que é uma distopia muito boa e que é um dos melhores livros deste gênero. Quem sabe um da eu o leio, ^^.

    Ótima resenha!

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey, já vi o nome George Orwell por aí e acho que ele é um clássico autor não?! Mas não sabia do que seus livros exatamente se tratavam, principalmente esse, achei bem interessante os tópicos que você citou Gabi, as ideias dele não são mesmo diferentes das que vemos hoje, agora nas distopias. Enfim, quero ler o livro, seria interessante mergulhar nessa estória nada leve.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Eu adoro esse livro, muito bom vê-lo por aqui. Faz anos que o li mas ainda me lembro perfeitamente da história densa, sombria e extremamente bem escrita. Fora que já vale a pena para qualquer amante da distopia já que esse foi um dos grandes precursores (se não, o maior) de todos os outros que ainda estavam por vir. Gosto muitos dos livros do Orwell e levando em consideração o contexto histórico que ele vivia, o livro adquire um valor ainda maior. Sofri muito com o Winston, chorei e tive esperanças com ele. Mas concordo com você, o mais impressionante é conhecer a construção e as ramificações desse governo totalitário e opressos. Foi tudo extremamente bem escrito!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oii!!
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro, deve ser muito interessante!!
    Gostei da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi

    Eu li faz um tempinho, por isso nem tem resenha, mas acho que tive essa mesma sensação, ele é um pouco lento, sombrio e depressivo. Achei uma ótima leitura :)

    ResponderExcluir
  6. Outro livro que quero ler faz tempo, mais pelos comentários positivos que meus professores fizeram do que pura curiosidade mesmo. Lento, sombrio e depressivo... Puxa, não sei se já li algum livro assim, mas soa realmente lento. Contando que a história seja boa, da para encarar! Beijão gabi!

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro, do início ao fim, cada linha, cada palavra, cada reflexão que tive a respeito do "mundo" que eu lia. Acabei de o ler e ainda estou impressionada com a genialidade do Sr. George Orwell!

    Curti muito teu texto, andei vasculhando opiniões a respeito da obra através da internê e a tua foi uma das melhores que li até o momento.

    Estou seguindo o blog.

    Abraços, até a próxima.

    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir