22 de maio de 2012

Resenha: Fazendo meu filme 4 - Paula Pimenta

Fazendo meu filme 4 - Fani em busca do final feliz - Paula Pimenta - Gutenberg

Essa resenha pode conter spoilers caso não tenha lido os três primeiros livros da série. Para conferir as resenhas clique em: FMF1| FMF2 | FMF3
Fazendo Meu Filme 4 é o último volume da série e é cheio de cenas emocionantes e reviravoltas. O livro inicia cinco anos após o término do FMF3, e então, Paula Pimenta vai alternando entre presente e passado a narrativa. O leitor consegue entender o que aconteceu com a Fani e o que está acontecendo com ela.
A Fani é uma personagem que eu gosto bastante, eu me vejo nela em várias características e eu gosto de ler sobre ela. É uma personagem que amadureceu bastante ao decorrer da série e isso é algo legal de se observar. E além do mais, ela não é a única a crescer e a virar adulto. Leo está seguindo com a sua vida também.
Uma novidade desse livro é que temos uma mudança de narrador! O livro é dividido em três partes. A primeira, a Fani narra. A segunda, o Leo e a terceira os dois.
A narrativa do Leo foi uma novidade muito positiva. O passado dele volta para o acontecimento fatídico que mudou a vida dos dois e segue então, deixando o leitor ter conhecimento do que aconteceu na vida dele nesse período e o que ele pensa sobre tudo. Acho que é sempre interessante ouvir o outro lado da história.
Mas que ele é ciumento, é sim.
As descrições de lugares da Paula Pimenta está sensacional nesse livro. Eu me senti em Los Angeles, mesmo nunca tendo visitado a cidade. Eu realmente podia visualizar todos os lugares na minha mente.
No inicio do livro, descobri que eu e a Fani temos uma coisinha em comum... Um gosto por escrever cartas e não mandar... Juro que comecei a rir (e também a chorar) quando apareceu à primeira. Elas são muito parecidas com as minhas.
E ah, eu chorei bastante nesse livro. Principalmente no inicio. Alguns acontecimentos fizeram com que eu pensasse na vida e os personagens são tão reais para mim que acabou me deixando muito sensível e emotiva.
Em algumas cenas eu ficava admirada e orgulhosa da Fani. Ver os sonhos dela, que eram sonhos nos outros livros, se tornando realidade é algo incrível. Porque quando eu leio o livro e gosto dos personagens, eles viram bem mais do que personagens para mim.
Já estou escrevendo demais. Então, eu recomendo muito essa série. É fácil demais se relacionar com os personagens, eles passam pelas mesmas coisas que nós passamos do jeito que nós passamos. A narrativa da Paula Pimenta é incrível.

7 comentários:

  1. Oi xará!!

    Nossa adorei a resenha, minha irmã é doida nessa série e quero muito ler esse ano ainda.
    Mas não sabia que no 4º livro ocorre esse salto no tempo.. achei muito legal.


    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabitcha, então, eu me segurei muuuuuuuuuuito para não ler a sua resenha, e ver apenas a classificação, eu vou demorar um pouquinho para ler Fazendo meu filme 4, porque quero reler os outros volumes, então quero dar uma adiantada na minha lista de leitura antes de tudo (pessoa complicada eu né?) mas assim que eu ler eu corro aqui pra fazer um comentário digno.

    ResponderExcluir
  3. Ultimamente venho lendo muito sobre essa série por conta desse ultimo livro, pela sua resenha é boa mesmo e me deixou com vontade de ler a série, mas tenho outras em prioridade, mas quem sabe né, eu leia esse ano ainda ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ih melhor não ler né, ainda pretendo ler pelo menos o 1° da série, são tão elogiados :)

    ResponderExcluir
  5. Olha Gabi, li o primeiro, mas por culpa de uma semelhança ENORME MESMO com a minha vida, não anseio ler os outros, sabe? Não sei, acho que vi os personagens de um ângulo diferente, sempre fazendo relação com pessoas que conheço! Hahahahaha, mas quero ler sim os próximos, quero sentir o que todo mundo sente ao ler essa série! (Sabendo que os outros livros tratam de intercâmbio... Aí sim me da vontade de ler! Mas quando penso em alguns outros aspectos... Enfim...)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. AHHHHHHHHHHHHH!!! <3

    TÃO LINDO, neh?
    Super orgulhosa da Fani...e queria agora que a Paula tivesse escrito os outros com o ponto de vista do Léo, haha.
    Nem resenhei no blog pq não fiz as resenhas dos outros, hahha (shame, eu sei!).
    Saudades eternas agora de Léo e Fani...#mimimi

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ahh, já disse que tenho muita vontade de ler FMF. Gosto tanto quando nacionais são tão elogiados... Só acho os preços meio salgadinhos... Mas mesmo assim quero comprar logo (pena que nunca encontro em promoção na internet)
    Não li muito da resenha para não pegar spoiler, mas sei que você super recomenda, então já quero ler muito!
    Beijão, Gabi!

    ResponderExcluir