15 de maio de 2012

Resenha: Gone - Michael Grant

Gone - Michael Grant - Harper Teen (Publicado pela Galera Record no Brasil)

Em um piscar de olhos, todos com mais de quatorze anos desaparecem. Simples assim, desaparecem.
Só de ler essa frase eu já estava toda animada para ler. Realmente chama a atenção e é intrigante. O desespero então, por comida e por respostas começa a aparecer. Instintos de sobrevivência são visíveis, a violência extremamente pesada para crianças de quatorze anos aparece bastante no livro.
A história por si só, já deixa o leitor vidrado nas páginas do livro querendo saber o que vai acontecer e o que realmente está acontecendo. Michal Grant tem uma narrativa em terceira pessoa que vai contando a história de vários personagens. O que faz o livro bem completo no quesito de o leitor poder ver como pessoas diferentes lidam com aquela situação.
Não é um livro leve de ser lido. A briga por poder e por quem terá o controle da sociedade que acabou de formando é visível, e para demonstrar poderio e exigir respeito dos outros, a violência é bastante utilizada.
Os personagens são bem construídos. Existem todos os estilos de personalidades nesse livro. Alguns personagens lidam com a situação de uma maneira e outro de outra. Claro que personagens como Caine, Drake, Orc e Howard resolvem se colocar no comando e como não tem muitas explicações razoáveis de porque eles estão no comando ou porque as pessoas devem fazer tal coisa e são proibidas de fazer outras, eles acabam usando a crueldade para conseguirem o que querer.
Sam, Astrid, Edilio e Quinn tentam buscar respostas, soluções e explicações. Sam é aquele menino que tem o instinto de liderança interno, apesar de não gostar disso. Astrid foi uma personagem que eu gostei muito. Astrid é uma menina de quatorze anos muito inteligente. Sam tem uma quedinha por ela e eu adorei como o relacionamento dos dois se desenvolve no meio do tumulto.
Eu gostei muito mesmo desse livro. Gostei de ver como o autor fez os adolescentes liderem com o problema, gostei de poder analisar porque cada um fez o que fez e tudo mais. Eu adoro livros que permitem  o leitor analisar comportamentos dos personagens e que dê muito material para o leitor pensar. Desde que terminei continuo pensando no tema tratado e em tudo que aconteceu.

8 comentários:

  1. Esse é MUITO legal não?! Concordo contigo sobre livros que vc fica pensando neles depois *-*

    Mas não curti o seguinte acredita?

    ResponderExcluir
  2. Ei Gabi! Finalmente pude ler tua resenha! Mas menina, esse livro parece ser uma loucura sem fim não é? (sem fim já é exagero Rafaela -qq). Também gosto de histórias que nos fazem analisar o comportamento dos personagens (acho que algumas vezes eu até consigo entender mais as pessoas, quando isso acontece) e que nos fazem pensar. Aliás, para mim um livro para ser bom tem que ter um pouco das duas coisas, independente do gênero, um livro tem que nos fazer pensar em algo.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, sou louco para ler Gone! Nunca peguei promoção do livro, então não tenho ainda, rsrs Esses livrões da Record são sempre caros... Quem dera eu tivesse um nível ótimo de inglês para ler nas edições originais mesmo... Muito mais baratas, aliás.
    Gosto de histórias assim, mas agressivas, às vezes. É bom variar as leituras, rsrs
    Que bom que os personagens colaboram, né?
    Beijão, Gabi!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha lido uma resenha de Gone eu acho, só me interessei pela sinopse dele, mas pela sua resenha, o livro é realmente muito bom, gostei que ele traz um material extenso pra gente pensar sobre a estória e os personagens!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah, não sei. A ideia da história parece ser legal, mas não é um livro que eu leria com urgência. Acho que não estou no espírito de ler algo tão caótico, então o livro não me chamou muito a atenção. Mas que bom que gostou, e realmente, é muito bom quando lemos algum livro que nos faz pensar nele por dias! Adoro romances, mas sei que é bom dar uma variada às vezes.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, AMO MUITO Gone... Acho ele tão doentio, assustador e cruel que... não tenho palavras para descrever ele. Algumas vezes, eu simplesmente tinha que parar a leitura para poder respirar. As descrições dão MUITA agonia, de tão reais que são!

    Eu quero comprar ele (li emprestado), mas está muito caro ainda... Ainda não encontrei uma promoção se quer dele. Tô quase comprando em paperback - deve estar mais barato! Rsrsr

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha esse livro..qnd foi lançado, fiquei SUPER empolgada para lê-lo..aí ele ficou na estante, e o tempo foi passando...e o vendi na feirinha! D:
    A demorou mt para lançar o segundo, e o pessoal não curtiu tanto quanto o primeiro. Confesso que a premissa é boa, mas acabei desistindo mesmo!

    Gostei da sua análise e vou ler a suas considerações de 'Fome'. Aliás, essa capinha é bem melhor que a nossa neh? hahaha...vc leu em inglês?

    Beijos!!! :D

    ResponderExcluir
  8. Quais são os nomes de todos os livros da série Gone?

    ResponderExcluir