26 de junho de 2012

Resenha: Lock and key - Sarah Dessen

Lock and key - Sarah Dessen - Penguin (Speak)

Ruby estava vivendo sozinha em segredo já fazia alguns meses depois que sua mãe a abandonou. Ela estava conseguindo se virar bem sozinha até alguém descobrir tudo.
Ela então é levada para morar com sua irmã Cora, com quem não tinha contato a dez anos e seu cunhado Jamie. E então, a história começa com Ruby se adaptando a essa nova vida e lutando contra seus problemas internos.
Lock and key é um livro que fala sobre a família. Sobre o significado que a família pode ter para diferentes pessoas.
Gostei que o romance não é o tema central desse livro. Nos outros dois livros que eu li da Sarah Dessen, já tinha gostado de como ela trabalha o núcleo familiar da personagem, e em Lock and Key isso foi impecável.
Ruby é uma personagem que tem um grande desenvolvimento ao decorrer do livro. Ela passa de uma menina que acha que aceitar ajuda dos outros é sinal de fraqueza para alguém que entende que as vezes, aceitar ajuda é necessário.
Claro que temos um menino na história, Nate. O novo vizinho de Ruby que parece ter tudo sob controle e que parece ter uma ótima vida. E Sarah Dessen nos apresenta ao núcleo familiar dele, e então a história realmente se foca em como os dois lidam com suas famílias.
Cora, a irmã mais velha de Ruby e Jamie, seu cunhado são grandes personagens no livro. Eles são realmente quem ajudam Ruby a superar tudo e a se acostumar com seu novo estilo de vida.
O que a Sarah Dessen proporciona ao leitor é as conexões dos personagens por completo. Os personagens secundários são bem explorados, e eu sempre me sinto como se eu estivesse naquele núcleo de pessoas, vivendo naquele local. É uma sensação de estar lendo algo completo.
Adorei. Apesar de não adorar o final, é um final real. É o único final que poderia ter sido escrito para a autora chegar perto de um final feliz. É o que aconteceria na vida real, e é o que aconteceu no livro.
Os livros da Sarah Dessen são reais, e eu recomendo bastante.

13 comentários:

  1. A primeira coisa que pensei após ler a resenha foi: olha a diferença da Ruby deste livro para a de "Conselho de Amiga". Comentário um tanto inútil, mas foi o que pensei! Quero ler algo da autora, e adoro finais reais. Podem não ser completamente felizes, mas sendo reais e intensos ou com algum significado, já estão valendo. Para variar, não li nada da Dessen, mas, claro, quero ler sim! Com qual devo começar?

    ResponderExcluir
  2. Já li um livro dela e fiquei toda *O* porque a Dessen consegue falar das coisas com uma delicadeza incrível!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca para ler os livros da Dessen! Sempre leio ótimas resenhas e as histórias parecem ser muito boas. Eu gostei da resenha ;)

    beijo grande :*

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar sobre os livros dessa autora e parece que ela é muito boa em tratar de 'famílias'
    quero lê-la em breve, mas ainda não tive a chance.

    Abraços
    Da xará Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar na Sarah Dessen, mas como grande parte de seus livros são em inglês e ainda não tive oportunidade de ter "À caminho do verão" ou "O que aconteceu com o adeus", vai ficando por isso mesmo.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi

    Ah eu gosto muito de histórias que constroem bem uma dinâmica familiar, seja ela boa ou não, fiquei curiosa com esse lance do final como seria na vida real.

    :)

    ResponderExcluir
  7. Eu amei a resenha, mas - ainda sim - não consegui me interessar pelo livro por causa da vibe ''É Sarah Dessen''... Eu já tô achando que é um bloqueio psicológico já, pq eu não tenho NADA contra a mulher. Simplesmente os livros dela não me chamam como outros, e isto é muito esquisito.

    E muito triste. É. ''(

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Oii. Histórias assim são muito interessantes. Gostei! Quando tiver precisando de um livro mais "real", irei em busca de um da Sarah Dessen. :)

    Bjus.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros com narrativas reais XD
    Claro, uma boa fantasia é ótima, mas quando é toda fantasia. Quando o livro quer tratar de temas do dia a dia, que todo mundo passa, é melhor que a história se mantenha real XD

    Adorei a resenha
    Vou procurar coisas dessa autora

    Beijos
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  10. E onde eu compro esses livros ? Não acho.. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Livraria Cultura e Saraiva têm vários livros em inglês. Só depende da disponibilidade da loja!

      Gabi

      Excluir
  11. Não é de hoje que quero conhecer as obras da Sarah Dessen, justamente por tratar seus livros de forma real. Mesmo que esse não tenha o romance carateristico da autora, é uma leitura que quero fazer.
    (Só acho que a autora tem que mudar de editora no Brasil, porque não cabe pagar 40 reais haha)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que eu quero comprar esse livro, eu já conheço os livros da sarah, são perfeitos, e tipo eu não larguei por nada desse mundo, tanto é que li em um dia. O livro "just listen", peguei de uma amiga e foi difícil devolver.Mais assim que eu tiver tempo vou comprar, é perfeito.

    ResponderExcluir