18 de julho de 2012

Resenha: As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky


O título em inglês do livro tem a palavra Wallflower no lugar de invisível, o significado de wallflower é   uma pessoa tímida que permanece invisível em eventos sociais, apenas observando tudo em sua volta. Esse é Charlie, um menino inocente, ingênuo de quinze anos que resolve que vai começar a parar de apenas observar e vai começar a participar.
As vantagens de ser invisível é contado no formato de cartas escritas por Charlie para uma pessoa desconhecida. Achei esse formato bem interessante, eu adoro cartas e elas são tão pessoais, tão honestas, o leitor tem acesso aos pensamentos de Charlie, a maneira como ele pensa e vê tudo.
Quando Charlie resolve participar, ele fica amigo de Sam e Patrick, que são irmãos e são um ano mais velhos que ele. Quando Charlie começa a sair com eles, ele começa a entrar em um ‘mundo’ diferente. Com drogas, álcool e festas. Mas a parte interessante é que Charlie permanece inocente. Ele se preocupa com os sentimentos das pessoas ao seu redor de verdade. Porque ele sempre tem um lado de observador. A forma como ele gosta das pessoas é maravilhosa, é genuína
Eu sou parecida com Charlie nesse lado observador. Ele resolveu participar, eu ainda estou observando. Charlie não consegue se encaixar em um grupo, ele está tentando. Ele é um personagem que amadurece bastante durante o livro, que tem um crescimento bastante visível.
Estou ainda tentando assimilar tudo que li, tudo que senti, e como esse livro é diferente dos outros que eu já li. Conta a história de Charlie na sua forma mais genuína e verdadeira possível. E eu senti que as cartas podiam estar sendo escritas para mim, e concluí que Charlie seria uma pessoa legal de se conversar. É um livro honesto, humano, e real. Essa fase da vida é complicada, apesar de eu estar lidado de uma forma diferente de Charlie, eu me vejo nele em diversas vezes. Em diversos pensamentos. 
Eu fiquei dependendo do livro. Não conseguia soltar. Chorei, ri, fiquei com raiva, inconformada. É um livro que abrange muitos temas e muitas emoções.
Quando terminei a leitura senti um vazio, fiquei sem saber o que fazer. O livro realmente mexeu comigo e é esse o tipo de livros que eu gosto. Livros que impactam a minha vida, livros que eu simplesmente leio e fico pensando por dias, dias e dias. Eu recomendo, é um livro maravilhoso, um personagem maravilhoso e é daqueles livros que vale a pena ser lido. Simples assim, vale a pena.

12 comentários:

  1. "Quando terminei a leitura senti um vazio, fiquei sem saber o que fazer." [2]

    Esse livro é perfeito... impossível ler e não sentir nada!

    ResponderExcluir
  2. Gabi, eu quero muito ler o livro, só que não encontro em nenhum lugar para comprar... nem online (por um preço bom) bem em livraria... Espero que quando lançar o filme isso mude.. (mas que continue a mesma capa)
    Interessante o significado de Wallflower, acho que todos somos assim, no íntimo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica desse livro!
    Seguindo o blog! Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, faz muito tempo que quero ler esse livro, mas eu nunca o vi em nenhuma livraria aqui na minha cidade, e online os preços são meio altos.. :(
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa, parece ser um livro que eu gostaria muito de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Hey, já tinha ouvido falar desse livro, não sabia do que se tratava, com certeza me identifiquei um pouco com Charlie e fiquei curiosa em ler As vantagens de ser invisível, ainda mais por seu relato dele ter mexido tanto contigo! Quero ler antes de assistir o filme <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  6. Eu nem sei bem o que falar... Eu acho que antes de ler a resenha não pensava que o livro fosse sobre um adolescente. Quem sabe um dia eu leia, se tiver oportunidade.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi

    Não sei se vou ler esse, mas também sou assim - uma observadora, parece muito bom o livro. Não sabia que esse era o significado de Wallflower, gostei - sempre achei a palavra tão bonita.

    :)

    ResponderExcluir
  8. Quero o livro agora, mas quero em inglês. Acho que pelo livro ser tão bom e "genuíno", como você falou, eu quero ter a experiência completa, quero saber exatamente as palavras do autor, sem nenhuma interferência de tradução, etc.

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha Gabi. Estou doida pelo filme e não sabia que havia um livro. A história parece ser bem legal. E ainda para melhorara o filme vai ser com a linda da Emma e o Logan :DD
    Beijos, Rafa
    http://sopa-de-historias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, Gabi! Quero muito ler esse livro, espero poder ler antes que o filme seja lançado.

    O livro parece ser realmente muito bom, e ter cartas já me deixou com mais vontade, adoro cartas!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Ah quero tanto ler esse livro, mas não acho para comprar. Em todos os lugares só da que o livro está indisponível. O que eu faço? Adorei a resenha, me fez ter mais vontade de ler. Ah preciso desse livro, do mesmo jeito que preciso de oxigênio. Exagero né? HSUIAHSIUAHSUI'

    Beijos :)
    http://itgirl-sweet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O filme lançou agora pouco... Também li esse livro e quero ver o filme :)

    ResponderExcluir