12 de julho de 2012

Resenha: Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

Editora: Galera Record

O segundo volume da série Instrumentos Mortais é cheio de ação e aventuras. Como sempre, eu acho difícil o autor manter os livros da série em um mesmo nível ou melhorar gradativamente. Cidade das Cinzas eu considerei no mesmo nível de Cidade dos Ossos. Nem melhor nem pior.
Eu estava receosa com esse livro devido ao final de Cidade dos Ossos. Aquele final foi muito cruel e realmente inesperado, mas enfim, felizmente a autora não me decepcionou com o rumo que a história seguiu.
Cassandra Clare continua com toda sua mitologia, com vários personagens sobrenaturais juntos e tudo mais. Fazia muito tempo que eu não lia nada sobrenatural, então voltar para esse estilo foi algo bem agradável. Especialmente porque a narrativa da autora é muito boa. Ela consegue dar várias explicações que o leitor necessita sem tornar isso algo cansativo e maçante. 
A narrativa é em terceira pessoa e eu gosto dessa característica da série. Acho que livros de aventura, com cenas de lutas e com várias coisas importantes acontecendo ao mesmo tempo são melhores narradas na terceira pessoa. Assim temos uma visão geral da história, e não através dos olhos de apenas um personagem.
Jace e Clary continuam sendo dois personagens que eu adoro. Adoro o lado badboy 'não me importo com nada' do Jace. É um dos meus personagens favoritos. Os comentários sarcásticos dele em momentos de tensão são incríveis. E eu adoro as iniciativas da Clary. Ela não fica sentada esperando os outros resolverem. Ela tem atitude e também passa por problemas de relacionamentos e indecisão como toda menina comum. 
A história continua com o Valentim e todos seus planos e com certeza, ainda tem muito para acontecer. O livro todo tem um ritmo de leitura rápido e é viciante. Não tinha vontade de parar de ler. Desde as primeiras páginas eu já fui levada para esse mundo e só consegui sair quando terminei de ler a última linha.
Mal posso esperar para ler Cidade de Vidro! Recomendo a série. Para todos e principalmente para quem gosta de livros sobrenaturais. Cassandra Clare realmente sabe escrever sobre isso.

11 comentários:

  1. Também gostei bastante de Cidade das Cinzas! Quando fui ler, me deu até dor de cabeça por passar muitas horas seguidas concentrada demais lendo. Mas quando fui ler Cidade de Vidro, empaquei depois de 80 páginas... preciso pegar pra ler de novo e ver se reempolgo com a história!

    ResponderExcluir
  2. Eu vou confessar que não li a resenha, já que não li o primeiro da série e fiquei com medo de, sem querer, pegar spoiler. Ele já está na estante (aliás, os três primeiros) me aguardando ;) Eu estou bem animada para ler essa série, parece ser ótima *-*

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  3. Antes eu tinha curiosidade de ler a série, mas ainda não me sinto bem para voltar a ler sobrenaturais, principalmente porque já li um onde havia "vários tipos" de sobrenaturais e não gostei muito. Como você diz, há muitos livros e nós precisamos selecionar aqueles que nós realmente queremos ler! Mas, quem sabe? Gosto de personagens que não ficam sentadas, que fazem acontecer!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabi! Estou feliz com conseguir ler a resenha do livro sem spoilers. Ufa!
    Eu já disse que tenho todos livros, agora só preciso de tempo (e vontade de ler sobrenatural)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Cidade das Cinzas é meu livro favorito da série, seguido por City of Lost Souls!!! Amo essa série, é uma das minhas favoritas!!! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi

    Com o final de Cidade dos Ossos ainda não me animei a continuar, mas li o Anjo Mecânico e gostei muito e como adoro o Jace e a Clary acho que eventualmente eu termino essa série. Ótimo que você gostou, imagino que até o fim a Cassandra arruma tudo :)

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, por mais que tenha amado Cidade dos Ossos, ainda não consegui tirar um tempo para ler Cidade das Cinzas. Estou super atrasada :x
    Mas tenho certeza que vou continuar amando... *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  8. *o*

    E prepare-se, pq dessa "primeira" trilogia, Cidade de Vidro é o MELHOR disparado! Bom saber q vc curte a série, Gabi. Apesar do pessoal criticar fortemente a Cassandra (ainda mais com seu histórico de fanfics de HP), eu gosto tanto da história dos Caçadores que queria que todos gostassem tbm (maluquices de bookaholics, hahaha)

    Beijos! ^^

    ResponderExcluir
  9. Essa série é muito boa!! E Cidade de Vidro é de fato o melhor livro!! São poucas autoras que conseguem escrever uma série sem pecar em algum livro, acredito que a Cassandra, realmente é uma delas... ;)

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Aiiiii eu quero muito ler essa série. Já tem um tempinho que ela esta em alta mas só fui criar interesse por ela no último mês. Não vejo a hora de ler, e as capas são TÃO lindas.

    adorei o blog querida
    beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Eu, ao contrário de você, vi sim uma diferença significativa do primeiro para o segundo livro - e graças à Deus foi para melhor...

    Em Cidade dos Ossos eu achava tudo muito jogado na nossa cara e de forma forçada, e isto não aconteceu em Cidade das Cinzas. As cenas transcorrem de maneira mais natural e linear, sem falar que parece que ela deu uma enxugada e melhorada na mitologia do livro (que eu tinha achado uma confusão só no primeiro livro).

    Enfim, dos dois primeiros, este com certeza é infinitamente melhor.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir