29 de agosto de 2012

Resenha: Extras - Scott Westerfeld


Extras é um livro extra na série Feios. Temos novos personagens, uma nova história, mas tudo acontecendo no mesmo ‘mundo’ criado por Scott Westerfeld. A história começa um tempo depois do final de Especiais, e nessa nova fase, o importante é a fama. Cada pessoa tem uma espécie de página/canal onde posta o que quiser, quando mais popular a pessoa for se tornando, melhor.
Aya Fuse é uma menina de quinze anos que está tentando alcançar a fama que deseja. Ela quer a fama e vai fazer de tudo para conseguir uma história, uma noticia que a leve até lá. Ela conhece um grupo secreto de meninas e ganha à oportunidade de fazer uma matéria que a fará alcançar a tão desejada popularidade.
Eu admiro muito as críticas que o Scott Westerfeld coloca nos seus livros. Críticas a nossa sociedade atual. Pessoas fazendo de tudo para serem conhecidas e conseguirem a fama. E tudo isso, por meio de uma narrativa maravilhosa.
Ele escreve de uma maneira, que faz o leitor viajar para dentro da história e não sair mais, não querer sair mais. O livro é tão envolvente que eu me senti junto dos personagens.
Extras têm personagens novos e podemos voltar a ver Tally, David, Shay e Fausto. Tally tem sua mesma personalidade de sempre, seu objetivo é salvar o mundo e ela fará tudo para conseguir isso. Shay se redimiu comigo, depois de Especiais eu passei a não gostar muito dela, mas isso mudou nesse livro.
E Aya é uma personagem que me lembrou de Tally um pouco. A Tally de quinze anos queria a perfeição mais do que tudo. E a Aya quer a fama. Ambas são teimosas, impacientes e não desistem do que querem.
Quem gosta da série Feios, eu recomendo muito esse livro. É uma continuidade e mostra que o mundo nunca estará bem. Nada vai ser perfeito, sempre terão problemas. Eu gostei de mergulhar na narrativa do Scott Westerfeld mais uma vez. Para quem não leu a série Feios, eu recomendo. É uma série muito bem escrita, com uma história muito bem desenvolvida.
No Brasil o livro foi publicado pela Galera Record.

5 comentários:

  1. Eu já li a série Feios, mas faz tanto tempo que quase nem me recordo da história. Quando vi o lançamento de Extras achei que fosse uma continuação, até fiquei animada, mas depois vi que na verdade era um 'extra' mesmo rs'

    Tenho vontade de ler, gosto muito da escrita do Scott, mas não é um livro que tenho pressa para adquirir.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse em casa, ainda na capa antiga em inglês... preciso fazê-lo pular a fila de leitura!

    ResponderExcluir
  3. Tenho MUITA vontade ler a série, mas cadê a oportunidade? Não conhecia esse livro, parece ótimo!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  4. Precisa ler Feios para entender Extras? Sim, eu já li Feios, mas não sei, tenho a impressão de Extras é algo mais "independente". Admito que adorei Feios, mas Especiais me desanimou um pouquinho... Já não estou mais no clima, sabe? Mas agora, com uma nova história, etc. é capaz de eu voltar!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, eu li a série feios e me dei por satisfeita com a mesma, mas não tive vontade de ler extras acredita? não sei explicar.. adorei a série mas não quis ler a continuação, rs.
    Mas agora sabendo que é boa assim, acho que não posso perder né? vou colocar na minha wishlist e vou comprar o meu, haha.
    Beijos :*

    ResponderExcluir