2 de agosto de 2012

Resenha: Resposta Certa - David Nicholls


Resposta Certa conta a história de Brian Jackson. Ele acaba de entrar na faculdade de Literatura Inglesa e tem a chance de participar do Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, um sonho que ele tinha desde pequeno.
Sua vida na universidade é bem diferente do que ele imaginou, principalmente depois que ele conhece Alice Harbinson. Uma menina completamente incrível, e acaba se apaixonando por ela.

É um livro que flui. A pessoa está lendo e quando vê, já leu metade do livro. A história faz o leitor ficar imerso em tudo que está acontecendo e a narrativa do autor ajuda isso a acontecer.

Brian foi um personagem muito legal de se acompanhar durante a história. Ele é engraçado, carismático, inteligente e está se encontrando na vida, descobrindo o que ele realmente quer e quem ele realmente é. Sua paixão por Alice é muito ‘bonita’ digamos assim. Ele é uma pessoa romântica e gosta dela de verdade. Alice já é diferente, ela é uma menina que está acostumada a ter o que quer e a se divertir, como diz a mãe do Brian: ela é bonita e sabe disso.

Em cada início de capitulo temos uma pergunta e uma resposta. A resposta é algo que tem a ver com o capitulo e eu achei isso muito legal. Pode se aprender bastantes coisas com esse livro. Eu achei bem interessante a atmosfera do Desafio Universitário. Os ensaios, treinos e tudo mais. Eu fiquei pensando que deve ser bem agoniante participar de um programa assim. Mas eu fiquei com vontade ao mesmo tempo!

David Nicholls tem uma narrativa agradável de ler. Esse livro é divertido. Os diálogos são incríveis. Os personagens são reais, os acontecimentos reais e é tudo muito bem retratado. Quem gosta de conhecimentos gerais provavelmente vai gostar desse livro. É um livro que tem bastante humor e momentos engraçados. Comparando com o outro livro que eu li do autor, Um Dia, o romance não é tão forte e tão trabalhado. Esse é um livro mais voltado para a vida de Brian em geral.

E algo que eu achei interessante, é que Resposta Certa foi escrito em 2003, seis anos antes de o autor escrever Um Dia. São livros bem diferentes, mas a forma de narrativa do autor é parecida. 

5 comentários:

  1. Nós duas adoramos o livro, mas discordo em algumas coisas! <3 Não achei o protagonista carismático e não achei bonita a paixão dele pela Alice - achei tudo muito cool, CLARO, dei MUITA risada, mas eu iria caracterizar tudo como cômico! Demais, demais, demais! Não consigo colocar o adjetivo "bonito" nesse livro, tudo é engraçado e desconfortável... Tipo a adolescência HAHAHAHA. Demais, adorei a leitura!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou meio em dúvida se leio esse livro ou não rs

    Gostei tanto de Um Dia, e sei que Resposta Certa é diferente, então não posso esperar a mesma coisa, o problema é que não dá pra adivinhar a decepção futura rsrsrs

    Essa foi a única resenha favorável do livro que li. Obrigada por me animar um pouco em relação ao livro :)

    ResponderExcluir
  3. Awn, que bom a narrativa do autor é parecida, gostei da de Um dia, aliás, amei aquele livro, espero gostar de Resposta Certa, legal ver um livro mais voltado pra realidade, mesmo tendo um romance no meio ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  4. Olá, pela boa resenha, parece ter um bom conteúdo.

    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Bom dia, Ewerton Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Tô lendo as resenhas antes de ler o "Resposta Certa" e vejo que quase ninguém sabe que tem um filme (ou não cita) baseado nesse livro! Chama-se "Garoto nota 10".

    ResponderExcluir