11 de outubro de 2012

Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown


Editora: Gutenberg

Fazia um tempo que eu não chorava de ter lágrimas escorrendo pelo rosto com um livro. Mas eu estou, acabei de terminar a minha leitura e tive sérios problemas em ler as últimas páginas porque minha visão estava embaçada pelas lágrimas.
A Lista Negra é focado nas consequências do acontecimento de 2 de maio de 2008. Valerie sofria bullying e implicâncias dos seus colegas na escola. Em um momento de raiva, ela começa a Lista Negra, com os nomes de todas as pessoas que ela odeia. Ela começa a namorar um menino chamado Nick, que é apaixonado por Shakespeare e gosta de falar sobre a morte. Nick também sofria, as pessoas o chamavam de esquisito e era alvo das implicâncias.
A Lista Negra, que era uma brincadeira para Valerie, era levada a sério por Nick. E um dia, ele chega na praça de alimentação da escola e começa a atirar em todas as pessoas que tinham seu nome da lista. E Valerie, agindo por impulso, se joga na frente da menina que ela mais odiava, salvando sua vida. Ela recebe um tiro na perna e Nick se mata.
É um livro muito bom. Muito bom mesmo. A autora escreve sem nenhum freio, ela realmente coloca no papel os sentimentos de Valerie, dos outros atingidos, dos pais dela e como cada um tem uma visão sobre a história. Valerie é culpada? Ela pode ser perdoada?
Cada leitor vai ter sua opinião. Valerie está tentando superar tudo que aconteceu, ela e o resto da escola. Estão todos tentando seguir em frente, por mais complicado e difícil que seja.
Jennifer Brown narra essa história de uma maneira maravilhosa. A maneira como ela retrata os sentimentos, é perfeita. Esse livro foi uma leitura impactante, uma leitura que realmente mexeu comigo. Porque é uma tragédia, que todos acabaram sofrendo e todos tiveram consequências nas suas vidas. E é isso que o livro aborda, as consequências.
A confusão de Valerie sobre Nick. Ela o amava, mas ele cometeu um ato tão cruel. Ela sente falta dele, ela o quer de volta, mas ela poderia estar se sentindo assim? Depois do que ele fez?
É um livro forte, mas vale a pena ler. O final acabou comigo, eu chorei, chorei e chorei. Foi intenso. Foi uma leitura maravilhosa e muito intensa.

9 comentários:

  1. Estou louca pra ler esse livro, vi muitos comentários positivos o/

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, não conhecia o livro, mas é um tema real e presente nas escolas e pequenos grupos.

    Acho bom quando exploram e divulgam esse tipo de assunto, que não pode ser simplesmente esquecido!

    Valeu a dica, se houver chance o lerei!

    Abraços
    GabiLopes

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido alguma resenha desse livro, eu acho, mas faz um bom tempo, nem lembrava mais o quanto fiquei interessada nesse livro. Sua resenha despertou o interesse, gosto de livros intensos e gostei da trama desse.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  4. Eu quero ler este livro, ao mesmo tempo que eu não quero ler. Só pelas resenhas, sei que é uma história que vai mexer bastante comigo, e me deixar abalado, e não sei se estou no momento certo para isto.

    Mas eu vou ler, definitivamente.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos poucos livros da Gutemberg que eu quero desesperadamente ler. Os preços são salgadinhos, mas sei que a qualidade é boa. Espero conseguir uma promoção bacaninha para comprar o livro, senão vou ser obrigado apegar emprestado, pois quero muito lê-lo. Gosto de dramas pesados.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oii ,
    O livro parece mesmo muito bom . Concordo com você , o melhor da leitura é a emoção. Ótima postagem ;).
    Beijos ,
    Diana :B
    http://fontedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ao contrário do Lucas, tento evitar esses dramas "pesados", como ele diz, rs. Sei que esse livro tem inúmeros elogios e está na lista de várias pessoas como um dos melhores do ano, mas ainda fico receosa. Tenho ele na estante, mas vamos ver...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu li e achei o tema meio pesado, e não acho que a aurora escreve tão bem assim. A história é parada e esse é um dos únicos livros que eu demorei mais de 3 dias para ler. Em minha opinião o livro é 0,1/5

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li, mas quero comprar pq já ouvi varias pessoas falando mt bem desse livro!

    ResponderExcluir