3 de março de 2013

Resenha: Jellicoe Road - Melina Marchetta


Jellicoe Road é um livro que começa devagar, você não sabe ao certo que rumo a história vai seguir e de repente, você não consegue mais soltar. Têm duas histórias narradas ao mesmo tempo e o livro realmente fica bom, quando você entende a ligação entre as histórias. Taylor foi abandonada pela mãe na Jellicoe Road quando ela era pequena. Hannah a encontra e a leva para o internato Jellicoe. Taylor cresce morando lá e cresce tendo Hannah como sua única ligação adulta.
Com quatorze anos, ela foge com um Cadete, Jonah Griggs, para tentar encontrar sua mãe. O plano não funciona e ela é levada de volta. Agora, com dezesseis, ela é líder do seu dormitório e líder da escola. Líder no aspecto, que existe uma guerra territorial acontecendo entre os alunos do internato, Cadetes e Twonies (moradores da cidade). Taylor precisa liderar os alunos do internato da melhor maneira possível.
Um dia, Hannah desaparece sem deixar informações e Jonah Griggs aparece novamente na sua vida como líder dos Cadetes.
O fato das guerras territoriais, não são guerras de verdade, com armas e etc., mas existe uma competição entre os grupos para ver quem possui cada território da redondeza. O começo do livro é confuso, mas como eu disse antes, depois que os pontos se juntam, é impossível largar.
Eu amei os personagens. O amadurecimento deles no decorrer da história e como você vai descobrindo o passado de cada um. As cenas onde os três líderes estão juntos são muito bem escritas. E as minhas favoritas são as cenas entre a Taylor e o Jonah. Ele ganha o posto de personagem mais honesto de todos. Ele tem milhões de defeitos, mas é encantador ao mesmo tempo.
Eu recomendo bastante essa leitura. Eu senti um diferencial na narrativa da autora que faz com que mereça reconhecimento.

2 comentários:

  1. Oi Gabi

    Não conhecia esse livro, mas essa frase esta ficando repetitiva nos meus comentários aqui. Eu sempre curti a ideia do colégio interno, quando era pequena sempre quis ir para um, portanto acabei lendo vários com esse tema, mas esse que você esta indicando parece bem diferente de qualquer um deles. Gostei do nome dos locais - Twonies :D

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, a história realmente parece ser muito boa (:

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir