26 de abril de 2013

Resenha: Requiem - Lauren Oliver

É sempre uma sensação estranha quando uma série chega ao fim. Requiem foi um livro que eu li muito rápido, que eu não conseguia soltar e que desde a primeira página, eu tinha a imensa necessidade em saber como iria terminar.
Não vou comentar muito sobre o que acontece nesse livro, porque seriam grandes spoilers para quem ainda não leu o segundo ou o primeiro livro. Então a resenha vai ser a minha opinião sobre como a autora terminou a trilogia.
Nesse livro, Lauren Oliver adiciona uma segunda narradora. Até então, os dois primeiros livros foram narrados exclusivamente pela Lena, e em Requiem, os capítulos são alternados entre a Hana e a Lena. Isso proporciona uma visão bem completa do que acontece nos dois lados da equação.  
Eu gosto muito da narrativa da autora, e eu passei o livro inteiro torcendo para que o final fosse do jeito que eu queria. Vocês já sabem que eu não gosto de triângulos amorosos, e isso fez com que a minha leitura fosse bem intensa... Porque eu estava com medo que iria terminar de um jeito x quando eu queria que fosse do jeito y.


Lena está no ápice no cansaço esse livro, depois de tudo que já aconteceu,  e essa característica dela é bem visível. Acho que ela é uma personagem que cresceu muito desde o primeiro livro, e eu gostei muito de como ela agiu em Requiem e como a Lauren Oliver desenvolveu a personagem.
Eu senti um pouco a falta do romance, que está mais presente nos livros anteriores. Principalmente no final... Eu queria que o livro tivesse mais algumas páginas e que eu pudesse ler uma cena fofa e bonita entre Lena e alguém (spoilers...). Acredito que o ponto que me decepcionou nesse livro, foi que o final poderia ter sido um pouquinho melhor desenvolvido. E algumas cenas, principalmente entre Lena e a sua mãe, eu senti que faltou um pouco mais de profundidade.
Contudo, acredito que tenha sido sim, um final válido para a série. A autora deixou muito espaço para o leitor imaginar o que vai acontecer em seguida, e como a Lauren Oliver falou no evento que eu fui, nós conhecemos os personagens, então nós podemos imaginar o que vai acontecer com cada um por anos e anos.
Eu recomendo essa série, eu gosto muito do mundo distópico criado pela autora e da forma como ela conduziu a trilogia.

18 comentários:

  1. Terminei pandemônio essa semana e fiquei tipo OMG eu preciso de requiem. Tipo agora!!!!!!

    Bjs

    Duasamigas-variosmundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vou comeca a ler o segundo volume, mais eu tbm gosto muito desse mundo distopico.

    ResponderExcluir
  3. Tenho que confessar que fiquei com medinho de ler caso tivesse spoiler.
    Estou querendo muito ler esta série :)

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho o segundo aqui faz tempo e não li ainda... que bom que a trilogia termina de forma satisfatória!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler Pandemônio dia desses e estou muuuito ansiosa pelo final da série. Fico muito feliz que o final de Requiem tenha sido satisfatório, afinal, nos livros anteriores sempre havia um gancho enorme para o próximo livro e eu não suportaria um final TÃO aberto. Estou dividida entre comprar o livro logo em inglês ou esperar para ter minha coleção completa em português, mas acho que vou acabar esperando mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Socorro, acabei Pandemônio agora e to MORTA de curiosidade pra ler Requiem! Tem previsão de quando sai em português? HELP! Hhahah

    ResponderExcluir
  7. Ah, não vou ler a resenha porque não quero nenhum spoiler por menor que seja, preciso ler Pandemônio logo <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi, faz tempo que eu não comento aqui né? Enfim, eu ainda não li os outros livros da série então não posso opinar, mesmo eu sendo doida pra ler desde que lançou, e provavelmente não vou ler tão cedo (tenho uns 35 ou 40 livros não lidos, é), de todo jeito, um dia eu vou ler HAHA.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi

    hummm estou achando que o final não vai ser com quem eu gostaria :) Igual estou curiosa para ver como anda Hana afinal. Lerei com a mente aberta pois adoro a autora.

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo Requiem e estou adorando. Amo o jeito cru e ao mesmo tempo poético que a Lauren escreve.
    Curiosa para saber o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc achou o livro em portugues? Poderia me dizer onde valeu

      Excluir
  11. Ahh, eu preciso taaaanto de Pandemônio! *------* Estou aflito, preciso comprar! Mas aí tem Insurgente e os livros de Kiera Cass. Tantos livros, tantos livros - ironicamente, todos distópicos.
    Eu gosto da Hana o suficiente para ir com a cara dela como narradora, eu acho, hahahhah Que bom que a autora soube concluir a série, mesmo que deixando alguns pontos a desejar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Eu acabei de ler Pandemônio hoje e vim correndo pro google saber se havia alguma prévia de lançamento para Requiem. Você leu o livro em inglês?

    ResponderExcluir
  13. Quando lança Requiem no Brasil?

    ResponderExcluir
  14. Apaixonada pela série, apesar de achar o final, no mínimo decepcionante.
    Mas, como nem tudo é perfeito e os livros infelizmente não seguem o que desejamos para eles, sou uma fã da trilogia!
    Me apaixonei pelos personagens, pelo mundo criado pela autora, por tudo.
    O tipo de livro que eu me pego pensando e ficando feliz por ter tido a oportunidade de descobrir.

    ResponderExcluir
  15. Alguém tem Requiem em português e em pdf aqui? Ou sabe onde posso arrumar? Acabei Pandemônio essa semana, to doida p saber o que acontece com a Lena!

    ResponderExcluir
  16. Quero saber quando Requiem será lançado aqui no Brasil...

    Vocês sabem me informar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, eu acredito que será publicado em 2014, mas você pode perguntar para o pessoal da intrínseca no twitter que eles vão saber responder com mais certeza!

      Excluir