21 de maio de 2013

Resenha: O Centauro no Jardim - Moacyr Scliar


O Centauro no Jardim está na lista das leituras obrigatórias da UFRGS, e como muitas pessoas me disseram que era o melhor livro da lista, eu resolvi ler ele primeiro. Eu acabei me surpreendendo bastante com a leitura.
Desde seu nascimento, Guedali é diferente de todos os outros seres humanos. Até a cintura, ele é normal, e então, ele tem patas e corpo de cavalo. Tornando-o um centauro.
O livro, narrado pelo próprio Guedali, conta sua vida. Começando pelo dia do seu nascimento e narrando todos os empecilhos e acontecimentos que o seguiram. Como ele era excluído da sociedade e como ele tinha o desejo de se tornar normal. Eu, que sempre me vejo com dificuldades de imaginar personagens assim (metade homem, metade centauro ou metade alguma coisa) me vi realmente conseguindo imaginar aquele personagem. E todas as situações que ele enfrenta, por ser diferente.
A narrativa do Moacyr Scliar é muito boa de ler. O livro flui muito rápido e o leitor se vê imerso naquela história desde o inicio, querendo saber o que vai acontecer. Existe uma dose de humor nas entrelinhas que eu achei perfeita.
O final do livro, faz o leitor parar para analisar todos os acontecimentos narrados anteriormente.  E eu achei isso brilhante, faz você pegar todas as informações que Guedali havia narrado, e duvidar de todas elas. O que o centauro realmente representa?
Não quero me estender muito no enredo, porque o legal é ir lendo e ir tendo suas próprias conclusões. Mas de fato, é um livro muito bom, foi o meu primeiro contato com a escrita do Moacyr Scliar e com certeza, quero ler mais livros.
É um livro que depois que você vira a última página e devolve o livro para a estante, ainda vai ficar pensando na história. E eu simplesmente amo quando isso acontece. 

3 comentários:

  1. Oi Gabi!

    Eu também estou lendo as leituras do vestibular, pretendo logo ler este.
    Dizem que os livros deste autor são ótimos!

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi

    Eu comprei esse livro faz pouco tempo, pretendo ler ... uma hora dessas. Eu gostei do que já li do Moacyr Scliar e adorei a sua resenha (e experiência) com o título, parece uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  3. Acho que nunca li nada dele... morro de vontade!

    ResponderExcluir