6 de agosto de 2013

Resenha: Pollyanna - Eleanor H. Porter

(Não achei uma imagem em boa resolução da capa que eu tenho, então coloquei essa outra versão da Martin Claret)

Pollyanna é um clássico infantil escrito em 1912, primeiramente publicado diariamente em um jornal e em 1913 foi publicado como um livro. A história é sobre Pollyanna, uma menina de onze anos que após a morte de seus pais, é enviada para morar com sua tia Polly.
Polly recebe a criança por ser sua obrigação, como parente mais próxima, mas ela é uma pessoa mal humorada e nada do que Pollyanna esperava. A menina aprendeu com o pai o “Jogo do Contente” e acaba espalhando pela cidade inteira e mudando a vida das pessoas do vilarejo.
 Eu ganhei esse livro de presente da Ni do Ninhada Literária, uma vez ela comentou comigo sobre o Jogo do Contente, e na hora eu achei interessante, mas só depois de ler o livro, eu percebi que é um livro que eu deveria ter lido quando criança. Para crescer com a ideia do jogo na cabeça.
A narrativa da autora é rápida, os capítulos são curtos e os personagens são carismáticos e conquistam o leitor. 
“Bem, o jogo era encontrar um motivo para ficar contente com todas as coisas, não importa o que fossem”.
Por ser um clássicos infantil, não existe dificuldades na leitura que um clássico normalmente possui. Contudo a história tem profundidade e lições de vida. Como eu disse, o jogo do contente e a personalidade de Pollyanna já é uma lição de vida por si própria.
O final me deixou com lágrimas nos olhos e um aperto no coração. Existe uma continuação para Pollyanna e eu quero muito ler assim que possível. Eu recomendo muito a leitura, para qualquer pessoa, de qualquer idade. Foi um livro que me fez pensar muito na vida e na maneira como podemos ver a vida com olhos melhores.

6 comentários:

  1. Pollyanna é um dos livros que mais detesto ^^'' Li quando era mais nova e não gostei, depois de uns anos tentei dar uma segunda chance e acabei gostando menos ainda.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei triste que a Mareska não gostou, "Pollyanna" é o livro da minha vida!!!!!!!! Quer dizer, pelo menos a minha velha edição ilustrada, já que só recentemente fui comprar o texto integral <3 fico muito feliz por você ter gostado, Gabi <3 ;_;

    ResponderExcluir
  3. É um amor esse livro <3 li mês passado e me apaixonei. Como não gostar? ^-^ beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Esse livro está na minha meta literário do mês de agosto, pretendo ler em breve, inclusive é minha próxima leitura.
    Eu tenho os dois livros, Pollyanna e Pollyanna Moça que acredito que seja mais para juvenil e não para crianças :)
    Adorei sua resenha e despertou muito minha curiosidade.
    Estou seguindo <3

    Beijos
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi,
    Sou apaixonada por esse livro, li quando tinha uns 10 anos e a história me marcou demais, traz muitos ensinamentos. Já reli umas 3 vezes.rsrs. Se eu fosso você não demoraria para ler a continuação, que é igual ou até melhor do que esse.
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente maravilhoso!marcou muito minha infancia

    ResponderExcluir