6 de janeiro de 2014

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K.Rowling

Eu li Harry Potter pela primeira vez com treze anos e já fazia um tempo que eu queria reler a série, mas dessa vez, em inglês. Comecei a minha releitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal e rapidamente fui lembrada do motivo pelo qual eu adoro os livros.
Acredito que todos já conheçam a sinopse, Harry Potter é um órfão que descobre ser um bruxo no seu aniversário de onze anos. Ele se livra da vida pacata e horrível com os tios e vai para o seu primeiro em Hogwarts, onde vai aprender e passar por diversas aventuras.
O tempo pode ter passado, mas o sentimento ao ler o livro foi o mesmo: mágico. A narrativa da J.K. Rowling é envolvente e faz com que o leitor sinta-se dentro da história independentemente da idade.
Hogwarts é um lugar mágico, extremamente bem construído e apresentado ao leitor. J.K. Rowling criou um mundo completamente novo e fez isso da melhor maneira possível. Ela faz com que o leitor queira estar em Hogwarts e que acabe se sentindo lá, eu sou apaixonada pelo mundo que J.K. Rowling criou e a minha releitura serviu para me lembrar de como tudo é incrível.
É uma leitura muito rápida, tanto pelo número de páginas quanto pela narrativa com ritmo e viciante da autora. Um capítulo puxa o outro e o leitor é levado através dos corredores de Hogwarts, jogos de Quadribol, aulas e aventuras. O enredo é simples, bem desenvolvido e conquista o leitor sem muitas dificuldades.
Os personagens da J. K. Rowling são incríveis. Todos têm suas qualidades e defeitos e a autora faz com que o leitor crie laços e acabe se importando com eles. Harry, Ron e Hermione são personagens muito bem caracterizados e eu simplesmente adoro como a amizade deles começa e vai crescendo no decorrer do livro. Um completa o outro e eles acabam formando um ótimo time. Eu sempre vi muitas características minhas na Hermione e considero ela uma das melhores personagens femininas de livros de fantasia, ela reflete tudo que eu busco ser e é um grande exemplo a ser seguido. 
O mistério central do primeiro livro é apresentado aos poucos e desenvolvido propriamente no final do livro, é uma espécie de introdução para as aventuras dos próximos volumes. A única ressalva da minha releitura foi o final corrido demais; a cerimônia de premiação das casas e a despedida do primeiro ano foram muito rápidas e eu queria um pouquinho mais de desenvolvimento nessa parte.
Eu recomendo Harry Potter para todas as idades, é um livro que realmente merece toda a fama que tem. 

6 comentários:

  1. Nem preciso comentar que concordo com tudo, né? Eu realmente adorei a leitura de Harry Potter e já fiquei com saudade. Mas vou ler aos poucos, quero que dure o ano todo, porque a primeira leitura é sempre especial! <3 Beijão, Gabssss

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter é aquele livro que dá gosto de reler. É sempre muito bom poder relembrar toda essa magia que há na história <3

    Adorei a resenha, Gabi!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua resenha! Eu também me identifico com a nossa amiguinha Hermione! Também acho que seja uma leitura fácil, pois é pequeno e tentador!

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li HP, acredita?
    Mas tenho muita curiosidade, principalmete no que se refere à maneira como a autora coloca toda a criatividade que a gente vê nos filmes no papel. Deve ser emocionante. :D

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi,
    Eu só vim a ler HP (a saga toda, completinha) com 18 anos. Sempre gostei dos filmes, mas não tinha parado pra ler os livros (só Reliquias da Morte, quando eu estava no colegial). Acho a história incrível e tudo muito, mas muito bem estruturado e escrito. Não há como negar que o universo criado pela queridissíma J.K. é unico e mágico.
    Mas, sinceramente, acho que por estar (um pouquinho) mais velha, não criei esse amor sem limites que vejo em muitas pessoas. É uma história incrível, mas queria ter lido antes para partilhar desse sentimento muito fofo que vejo nos fãs da saga.
    Adorei sua resenha! A Pedra Filosofal é um inicio maravilho e não dá pra não amar a Herminone, rs.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uauuu, quero muito ler. Adorei esta versão em inglês. Beijos*

    ResponderExcluir