14 de fevereiro de 2014

Resenha: Allegiant - Veronica Roth

Terminar trilogias é sempre algo delicado. Principalmente quando se trata de uma trilogia que eu gosto bastante e que eu tinha várias expectativas para o último livro. Várias perguntas que precisavam de respostas.
Sem entrar em detalhes de enredo, Allegiant começa exatamente após o final de Insurgente e muita coisa acontece no decorrer das 526 páginas. Uma das minhas maiores expectativas era que a autora explicasse o motivo das facções existirem, o que aconteceu para elas serem necessárias e o que está acontecendo fora delas.
Veronica Roth explica tudo isso de uma forma brilhante. Essa explicação fez com que eu gostasse muito mais dessa trilogia, por entender a base de tudo que acontecia nos livros anteriores e por ver que a autora realmente pensou e construiu o mundo em que a história é ambientada.
Existe um motivo pelo qual as facções foram criadas e esse motivo fechou muito bem com tudo que foi apresentado ao leitor desde o inicio. Todas as minhas perguntas foram respondidas pela autora nesse livro, eu não poderia pedir mais nada.
Veronica Roth apresenta uma discussão muito interessante sobre preconceito e sobre a origem dos diversos problemas do mundo distópico da autora, principalmente envolvendo as pessoas categorizadas como divergentes. O que faz com que essas pessoas sejam diferente das outras e o impacto disso. 
A sociedade desse mundo chegou onde chegou por diversos fatores, e eu gostei muito de como isso foi trabalhado em Allegiant. Não existe uma pessoa certa e outra errada, existem pessoas tentando consertar uma sociedade e não necessariamente o que estão fazendo esteja funcionando. Eu gostei muito das ideias apresentadas pela Tris no que se refere ao que ela pensa em fazer para tentar consertar tudo.
Diferentemente dos outros livros, em Allegiant temos uma alternância de narrador. Um capítulo é narrado pela Tris e outro pelo Tobias. Gostei bastante de poder ler pelo ponto de vista do Tobias e essa escolha faz com que o leitor tenha uma visão ampliada e completa da história.
A narrativa da autora tem um ritmo rápido e é completamente viciante. Veronica Roth escreveu o final que essa trilogia merecia. Por mais que tenha sido triste e que eu tenha sofrido com algumas escolhas da autora, preciso reconhecer que não tinha outro caminho. Foi a escolha certa.

7 comentários:

  1. Fiquei meia hora pensando "leio ou não leio a resenha?". Li e não sei se isso foi muito bom, porque eu estou LOUCA para ler o último livro, Gabi! Sério, essa trilogia é amorzinho e eu preciso aproveitar que estou no pique! <3 Ai que bom que o final é awesome, mas você falou que é triste... Então estou imaginando mil coisas. PRECISO SABER O QUE ACONTECE!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma trilogia que não me despertou muito interesse, até ler sua resenha do ultimo livro! rs
    Estou fugindo de trilogias ou séries, mas só leio resenhas positivas dos livros dessa trilogia e não posso ignorá-las. Entrou para os meus desejados, não sei quando lerei, mas fica anotado a dica ;}
    E parabéns pela resenha <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Comprei allegiant ano passado mas ainda n li pq acabei vendo um spoiler (eita povo de boca aberta no face kkkkk). Mas vou ler em breve :)

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Li Divergente e achei muito bom, mas admito que a sua frase de que o livro te fez sofrer e de que o final foi triste já me deixou apreensiva com a leitura. Bateu um receio de me decepcionar com o final da trilogia. Mas, só lendo para saber não é?rs!
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Adorei sua resenha e ate me animou para a leitura. Comecei a ler o primeiro livro e acabei abandonando, quem sabe eu recomece de novo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, fiquei com medo de ler sua resenha por causa de spoiler, mas não resisti haha Estou TÃO empolgada pra continuar essa série. Terminei Divergente semana passada e AMEEEI! Sua resenha me deixou ainda mais empolgada pra comprar logo tudo. Estou doida pra ler a explicação de porque as facções existem xD

    beijos!
    Julia

    ResponderExcluir
  7. AHHHHHHHH preciso ler esse livro!!!!!! !!!! !!!!!!!
    Pretendo reler tanto Divergente quanto Insurgente, pra que quando chegar a vez de Convergente, eu tenha tudo na minha cabeça bem fresquinho!

    ResponderExcluir