17 de fevereiro de 2014

#SemanaEsther: Resenha "A estrela que nunca vai se apagar"


Eu acompanho canal dos Vlogbrothers já faz um tempo. Já conhecia a história da Esther Earl, já tinha assistido alguns vídeos dela e quando descobri que o livro seria publicado, fiquei com bastante interesse em realizar a leitura.
Essa não vai ser uma resenha como as outras. Não é um livro com personagens, enredo e conflitos, é um conjunto de entradas de diário, posts em blogs, mensagens dos amigos da Esther, desenhos e fotos. É um livro de memórias.
Esther Earl foi diagnosticada com câncer na tireoide aos 12 anos de idade. A vida dela e de sua família mudou completamente a partir da descoberta, eles saíram da França e retornaram aos Estados Unidos para poder proporcionar um tratamento melhor à filha.
As entradas de diário presentes no livro mostram que apesar da doença, Esther era uma adolescente normal. Ela tinha dias bons, dias ruins, ela se estressava com seus irmãos e com seus pais e tinha um ótimo senso de humor. Por mais que o livro fez com que eu chorasse bastante, Esther era muito divertida.
Acredito que o livro teve um impacto maior sobre mim por ser uma história real. Esther não é uma personagem criada por um escritor, ela era real. Isso quebra o meu coração em pedaços ao ler ela comentando sobre seus sonhos, sobre como ela não se sentia bem reclamando da dor e do que estava acontecendo porque existiam pessoas em uma situação pior que a dela e sobre como ela queria fazer a diferença.
O leitor sente ao ler as entradas do diário se ela estava em um dia bom ou ruim. As palavras dela são muito honestas e pesadas.
Podemos acompanhar também os relatórios que os pais dela postavam em um blog, relatos de amigos que ela conheceu na internet e comentários de alguns médicos e comentários do John Green, que conheceu Esther em uma convenção de fãs de Harry Potter.
No decorrer da Semana Esther vou comentar diariamente outros pontos da história dela e com ela conseguiu fazer a diferença na vida de diversas pessoas. Espero que gostem e que acompanhem os posts diários!

Durante a semana vai ter diversos sorteios aqui no blog e nos outros blogs participantes. Começando hoje com o sorteio de um exemplar de "A estrela que nunca vai se apagar" e "A Culpa é das Estrelas" para um vencedor. O resultado será divulgado no domingo.

a Rafflecopter giveaway

52 comentários:

  1. Amei "A culpa é das estrelas" e, ao saber que seria publicado um livro sobre a menina que inspirou o John Green a escrevê-lo, tinha ficado com vontade de ler o livro.

    No entanto, depois de um tempo acabei desanimando, pois parecia que tudo o que as pessoas tinham a dizer sobre "A estrela que nunca vai se acabar" era relacionado à obra do John Green, e não à própria Esther.

    Porém, agora que vi você e outras pessoas dizendo como o livro mexeu com elas, passei a me interessar de novo. Parece ser uma história bonita sobre uma garota especial.

    ResponderExcluir
  2. Li "A Culpa é das estrelas" e fiquei muito curiosa em ler sobre a Esther. Eu aposto que vou chorar litros, mas quero mesmo assim!! E acredito que também tenho muito a aprender com ela.

    ResponderExcluir
  3. Gabi, se eu quase chorei lendo a resenha, imagina lendo o livro?

    ResponderExcluir
  4. Amei A Culpa é das Estrelas e fiquei bastante curiosa pra ler A estrela que nunca vai se apagar, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabi! Também acompanho o canal Vlogbrothers e já conhecia a história da Esther x) Sua resenha confirmou minhas expectativas do livro... bonito, com passagens divertidas, emocionante, mas ao mesmo tempo pesado em alguns momentos. Estou bem ansiosa para ler, mas ao mesmo tempo não sei se estou totalmente pronta para encará-lo (acho que vou chorar muito! haha)

    beijos
    Julia

    ResponderExcluir
  6. Estou vendo alguns blogs escrevendo sobre esse livro e acredito sim que ele é muito tocante e emocionante, por ser uma história real deve emocionar bastante mesmo. Vai ser bom saber mais sobre a Esther nos blogs que estão participando da Semana *O*

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente quero muito ler esse livro e saber o que a Esther passou. Um balde de água gelada de vez enquanto faz bem.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabi!
    Eu comprei "A Culpa é das Estrelas" e até hoje não tive coragem de ler, por ter medo do que irá acontecer no final. "A estrela que nunca vai se apagar" já quase me fez chorar com a resenha, imagine quando eu finalmente ler o livro? Sabe aquele livro que a gente sente que precisa ler? É o que sinto toda vez que leio algo sobre a Esther. É uma história que eu preciso conhecer, mas preciso me preparar para aguentar a dor que irei sentir. Eu me apego facilmente as histórias e personagens, no entanto aqui são personagens reais e histórias reais, o que só torna mais difícil de encarar. Estou criando coragem, mas sei que é impossível ler este livro e permanecer a mesma pessoa.
    Vou aguardar as outras postagens da #SemanaEsther!

    Beijocas,
    Samy.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é lindo, eu ainda vou ler!

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo agora A culpa é das estrelas, e quero muito ler este livro de Esther. Sua resenha está linda e completa. Adorei ler. Quero ter muito este livro pra poder ler.

    ResponderExcluir
  11. Ai, Esther <3 deixou saudades e um livro maravilhoso.

    ResponderExcluir
  12. vou ler esse livro ,pois fico muito tocada com assuntos mais delicados

    ResponderExcluir
  13. Quando li o capítulo que a Intrínseca disponibilizou, quis desesperadamente ler este livro, só com aquele capítulo tão breve mas ao mesmo tempo tão sincero e real, já pude sentir o quão este livro tem tudo pra ser ""O Livro da Minha Vida". Não vejo a hora de poder lê-lo completamente.

    ResponderExcluir
  14. Estou muito curioso para ler esse livro, porque a Esther parece ser mesmo muito bem humorada e sincera e por ser uma história real também vai ser mais marcante para mim, e saber que ela ajudou o John em acede me deixa com mais vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  15. Eu já conheço um pouco a história da Esther, mas ainda assim quero ler o livro. Adoro a ligação que ela criou com o John Green :)

    ResponderExcluir
  16. Li A Culpa é das Estrelas e estou louca para ler este livro :)

    ResponderExcluir
  17. Quando li A Culpa é das Estrelas me emocionei muito, depois fiquei sabendo sobre a historia da Esther e o livro e estou ansiosa para ler. Deve ser intenso ler sobre os sonhos e sentimentos relatados per ela mesmo.

    Participando da promoção.
    Nome Rafflecopter: Luciane Rodrigues

    ResponderExcluir
  18. Espero ler esse livro em breve ^^

    ResponderExcluir
  19. Alguns dias atrás vi esse livro na livraria e fiquei com muita vontade de ler, gostei muito de ACEDE e sendo este livro uma história real acho que vou me emocionar muito mais.

    ResponderExcluir
  20. Acabei de ver seu video no yputube Gabi, e estou com mais vontade ainda de ler esse livro.
    Percebi que você se emocionou muito.
    Espero muito ganhar esse.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  21. Acompanhei desde o início o canal dos vlogbrothers. É realmente emocionante e triste como a vida de uma pessoa pode ser interrompida por causa de um câncer... :(

    ResponderExcluir
  22. Esther Earl, é, sem dúvida nenhuma, um exemplo para qualquer pessoa. Mesmo o final não sendo o melhor, essa menina nos ensina muitas coisas para a vida. Depois de descobrir que ACEDE foi inspirado na história dela, minha expectativa cresceu muito em relação a esse livro.

    ResponderExcluir
  23. se dizem que a historia de Hazel é perfeita mesma sendo baseada em fatos reais, imagina a de Esther .. tem tudo para derramar litros de lágrimas ... quero muito ler..os dois... Essa menina exemplo de vida

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabi,
    Esse livro deve ser simplesmente lindo. Acho que todo mundo que leu A culpa é das estrelas tem vontade de ler esse livro!
    De qualquer forma, acredito que por ela ser REAL, como você mesma diz, as coisas fiquem ainda mais intensas, densas e difíceis.
    Acho que como você vou chorar o livro inteiro e sem duvidas vou comprá-lo para ler em breve (caso não ganhe hehe). Apesar desse assunto mexer mais comigo, por motivos pessoais, acredito que a leitura acrescentará diversas coisas... em mim.
    Enfim, adorei a sua resenha!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu já li o "A culpa é das estrelas" e chorei litros, não consigo nem imaginar como vai ser quando eu ler sobre a Esther, não só pelo fato dela ser real, mas também por ela ser uma pessoa que inspirou o John Green a fazer o ACEDE e à realizar diversos projetos caridosos

    ResponderExcluir
  26. Acho que todo mundo que leu A culpa é das estrelas quer ler esse livro! Agora, com a história fictícia já faz chorar, imagina essa.

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha! Estou louca pra ler esse livro, deve ser ainda mais emocionante que ACEDE, por essa ser uma história real...

    ResponderExcluir
  28. AHHHHHHHH EU QUERO MUITO ESSE LIVRO!
    eu li a culpa é das estrelas e chorei imensamente!
    Preciso desse livro!
    BJKS

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Quero muito esse livro, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  30. Esse livro deve conseguir tirar lágrimas até mesmo da pessoa mais fria do mundo.
    Muito emocionante saber coisas tão próximas de uma garota que teve uma vida bastante sofrida, por culpa de uma doença.
    Faz a gente perceber o quão sortudos somos por sermos saudáveis, tendo que lidarmos apenas com problemas que estão no nosso alcance resolve-los ou relevá-los.

    ResponderExcluir
  31. Esse livro parece ser muito lindo! Já estou participando

    ResponderExcluir
  32. É uma oportunidade para as pessoas que não conheciam Esther Earl conhece-la e saber como foi a jornada dela aqui. Estou super ansiosa para lê-lo, porque, pela resenha, deu para notar que esse livro é encantador.

    Estação Problema [www]

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ganhar este livro por dois motivos: gosto de livros baseados em histórias reais e porque adorei A culpa é das estrelas!

    ResponderExcluir
  34. Eu li o livro "A Culpa é das Estrelas" e me emocionei muito. Quando fiquei sabendo desse "A estrela que nunca vai se apagar" fui logo olhar a sinopse e me emocionei com Esther, agora com a resenha não foi diferente, ao mesmo tempo que sinto que vou chorar muito, não vou deixar de ler esse livro que deve ser lindo e emocionante.

    ResponderExcluir
  35. Me decepcionei um pouco com ACEDE, mas tenho muita curiosidade em ler esse livro. Deve ser bem mais interessante e emocionante que o outro. Bjkss

    Meyre Christina

    nangy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  36. Muito boa resenha. A história deve emocionar. Eu não li nehum dos dois.

    ResponderExcluir
  37. Que linda essa semana dedicada a Esther!
    Vou acompanhar todos os posts. Desde que eu soube da história dela eu achei linda, e estou super ansiosa pra poder ler o livro, e com certeza ela é uma pessoa que merece todas as homenagens do mundo <3 E sobre a resenha, ela está perfeita, conseguiu passar a "ideia" do livro sem entregar muitas partes dele, o que eu acho essencial!

    ResponderExcluir
  38. Também fiquei animada para conhecer o livro quando soube da publicação, mas depois pensei nisso e me senti estranha, sabe? Às vezes é como se querer conhecer a história da Esther fosse invasivo de mais, justamente por ter sido real. Mas como vejo que o JG se inspirou nela para escrever o Gus e o seu medo do esquecimento... eu acho que é como uma dívida de existência que tenho com a Esther mesmo sem tê-la conhecido. Isso é confuso, mas realmente sinto assim.

    ResponderExcluir
  39. quero muito muito muito ler o exemplar de A Estrela Nunca Vai se Apagar.

    ResponderExcluir
  40. Achei muito interessante a forma como o livro foi construído, com partes do diário da Esther, depoimentos dos pais dela e também recados trocados com o John Green. Quero muito ler e conhecer mais dessa menina que inspirou ACEDE.

    ResponderExcluir
  41. Já li "a culpa é das estrelas" e agora quero ler esse livro para saber mais sobre a vida da menina que inspirou o John Green a escrever esse livro maravilhoso! É realmente uma pena que ela não esteja mais aqui, mas tenho certeza de onde quer que ela esteja, está muito feliz com todo esse carinho que temos por ela. Me emocionei lendo essa resenha!

    ResponderExcluir
  42. ACEDE é aquele livro que é perfeito por si só. E então quando eu descobri que uma história verdadeira serviu de inspiração para o livro, eu logo o desejei... Ele deve ser tão perfeito quanto. <33

    ResponderExcluir
  43. O público que lê e curte John Green sem dúvida está muito curioso para conhecer a verdadeira historia de Esther e de como foi para ela e sua família passar por essa fase.

    ResponderExcluir
  44. Desde que li A culpa é das estrelas, me apaixonei por Ester. Sua vida e história realmente são dignas de um livro, de tão forte e emocionante que é. Estou louca por esse livro, saber o que se passava em sua cabeça durante todo o seu tratamento.

    ResponderExcluir
  45. Eu quero o livro A Estrela Nunca Vai se Apagar que a @amy_macchiato e a @intrinseca estão sorteando na #semanaesther http://il-macchiato.com/?p=9190
    Quero muito ler esse livro !!!!

    ResponderExcluir
  46. Preciso desse livro, parece ser simplesmente perfeito <3

    ResponderExcluir
  47. Tenho certeza que ia morrer de chorar com esse livro. Nossa. :~

    ResponderExcluir
  48. Estou doida para ler esse livro, sei que vou chorar horrores, pois sou muito chorona e também porque tenho certeza que a história da Esther é tocante. Quero muito ler esse livro, o quanto antes, pois sei que irei passar a ter um outro olhar depois de ler ele <3

    ResponderExcluir
  49. To Maluquinha pra ler esse livro! :)

    ResponderExcluir