2 de março de 2014

Resenha: Atonement - Ian McEwan

Os acontecimentos de Atonement são desencadeados a partir de uma cena mal interpretada. Briony, com treze anos e uma imaginação muito fértil, faz um erro inocente ao interpretar uma cena vista a distância entre Robbie – o filho da empregada da casa – e Cecilia, sua irmã mais velha. Era uma simples cena de flertes entre os dois e Briony acaba achando que Robbie estava agindo agressivamente e Cecilia não sabia como reagir.
Atonement dividido em três partes e três períodos diferentes. Antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. As três partes possuem formas narrativas bem distintas, condizendo com o amadurecimento da história e dos personagens.
A passagem demorada de tempo durante o livro ocasiona em uma narrativa mais lenta. Entre uma parte e outra vários anos se passam e o leitor vai descobrindo o que aconteceu nos períodos não mostrados com breves comentários dos personagens. A narrativa em terceira pessoa não é muito linear por ter esses pulos grandes no tempo.
A construção e desenvolvimento dos personagens foi algo que eu gostei bastante. A inocência de Briony é extremamente visível na primeira parte do livro, como ela não entende certas situações, as consequências que isso vai trazer para o futuro dela e como ela vai lidar com tudo isso. Cecilia e Robbie foram personagens que me conquistaram logo no inicio e que me fizeram torcer por eles até o final.
Ian McEwan narrou sobre o período da Segunda Guerra Mundial de uma maneira muito honesta. Os personagens proporcionam que ele mostre cenas tanto no campo de batalha como cenas fora dele, nos hospitais e nas cidades.
É difícil falar sobre esse livro sem contar o que realmente acontece. Existe muito mais nas entre linhas, de uma forma intrínseca e indireta. O final contém uma revelação que mexeu bastante comigo e que tornou o enredo ainda mais especial.
Atonement em português significa reparação e é basicamente esse o tema principal do livro. Reparar erros. Eu recomendo bastante, é uma história maravilhosa narrada brilhantemente. 

O livro em português tem o título de "Reparação" e é publicado pela Companhia das Letras.

3 comentários:

  1. Oi Gabi,
    Achei interessante a premissa do livro e que se passa num período bem complciado, da Segunda Guerra.
    Gostei bastante da sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro, que parece ser bem interessante já que traz a reparação de erros como tema principal.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabi!
    Tenho um certo amor por livros que se passam sob a temática de guerras, então quando assisti o seu vídeo sobre as tuas leituras do mês já corri no skoob e marquei este livro como "vou ler" e "desejado". Agora lendo a tua resenha, (se eu tivesse o livro em mãos) já poderia largar minha leitura atual e devorá-lo!
    Só de saber que serão três momentos distintos e envolvendo a II Guerra, já sinto meu coraçãozinho se apertando e fico imaginando pelo que Robbie e Cecilia irão passar (deduzi que aí existe um romance, certo?).
    Creio que seja um livro que me fará refletir e me emocionar bastante. Obrigada por mais essa indicação, Gabi! Não sei se eu encontraria esse livro sozinha. <3

    Beijocas,
    Samy - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OI Gabi.
    Não conhecia este livro e sua resenha me deixou bem curiosa. Gosto de livros com esta temática e este parece bem interessante.

    Beijos*

    ResponderExcluir