10 de setembro de 2014

Estive pensando... A vida no momento

Ano passado, meu maior desejo era que o vestibular passasse e eu conseguisse ‘ler normalmente’ de novo. O ano passou, o vestibular acabou, eu entrei na faculdade e ‘ler normalmente’ de novo acabou não acontecendo.
E diferentemente do ano passado, eu não tenho um desejo de querer que meu ritmo de leitura volte a ser como antes. Por quê? As minhas prioridades acabaram sofrendo algumas alterações.
A faculdade exige a leitura de muitos (muitos, muitos, muitos) textos. Então eu estou lendo. Passo a maior parte dos meus dias lendo, mas não são livros. A maioria dos textos eu realmente gosto e eu realmente não leio por obrigação. Prioridade de leituras durante o semestre? São agora os textos da faculdade. Que conseguem se multiplicar de forma assustadora de uma semana para outra.
Conversando com uma amiga minha sobre como as minhas leituras estavam mais lentas, ela me disse algo que me deixou pensando. Ela me disse que a arte existe para preencher um espaço, existe para compensar a falta de algo e existia para me fazer companhia. A faculdade começou e com toda a loucura e confusão, muitas coisas mudaram na minha vida e eu me permiti dar uns saltos no desconhecido e arriscar um pouco.
Eu nunca tive um círculo de amigos, eu sempre fui mais sozinha e o meu lado social sempre foi bem parado. Tanto que eu sempre dizia como piada que o meu segredo para ler tanto era não ter vida social. A piada acabou se mostrando verdade.
A literatura ainda me deixa extremamente feliz, mas a novidade é que não é mais uma das minhas únicas fontes de felicidade. Essa fonte ficou em segundo plano. O espaço que existia para ela ficou menor e ele foi também ocupado por pessoas incríveis. E querem saber um segredo? Foi a melhor coisa que já me aconteceu.
Esse primeiro ano de faculdade está sendo muito difícil. Realmente difícil. Eu já pensei em desistir, já chorei, já me estressei (muito) e já entendi que eu amo psicologia e eu amo estudar isso. Posso dizer que esses últimos meses estão sendo os melhores que eu já tive. As minhas leituras estão mais lentas? Sim, mas eu não mudaria isso por nada.
O que eu estou lendo também mudou. Estou bem mais seletiva com quais são as minhas leituras do mês. É aquela ampliação de gêneros de leitura que eu já comentei aqui antes acontecendo.
É meio incrível como tudo acontece. É lindo como algumas coisas acontecem e é lindo como a vida vai mostrando caminhos, alternativas e rotas interessantes para se seguir. Eu estou gostando bastante da rota que eu estou seguindo no momento.
Se alguém me contasse ano passado que a minha vida estaria como está, eu teria certa dificuldade em acreditar. Mas está bem incrível e esse é o motivo das poucas leituras, poucas atualizações no blog e poucos vídeos no youtube.
Como está a vida de vocês?

9 comentários:

  1. Oi Gabi

    Minha vida tbm nao foge muito disso. Estou cursando Biblioteconomia na UFRGS, e tenho milhoes de textos e livros para ler, mas eu sempre reservo um tempinho para minhas leituras, sabe.
    Não é fácil, mas assim que estou fazendo, lendo menos, sim e o blog tbm andou meio parado, mas isso é assim mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também tô passando pela mesma coisa. Entrei na faculdade de Psicologia nesse semestre e as coisas simplesmente mudaram completamente. Eu nunca pensei que ficaria um mês inteirinho sem sequer ler um livro infanto juvenil/YA, mas ficar sem ler porque as leituras da faculdade estão me ocupando mais e me preenchendo mais. Eu achei que não teria tempo pra ler, mas na verdade o tempo que tenho eu quero ler o que os professores pedem. Acho que tive a sorte (e prazer) de ter professores tão bons e que passassem textos tão bons. É engraçado como a vida da gente muda quando se ingressa na faculdade, mas quando se gosta do que faz, quando se te interesse e aquilo que você estuda é visto como estudo para a vida e não somente estudo para prova, tudo fica mais interessante. Tô adorando essa nova fase e, como você, a cada dia que passa tenho mais certeza de que fiz a escolha certa.

    Acho que esse é o meu primeiro comentário então vou aproveitar para te parabenizar pelo blog e por ser assim. Adoro seus videos e resenhas, e depois que comecei a acompanhar o livros e vagalumes a minha listinha de desejados aumentou completamente. 'Tô doida atrás do BONSAI, mas não encontra de jeito nenbum aqui na minha cidade (Belo Horizonte), o jeito vai ter que pedir pros amigos de aniversário (L)

    ResponderExcluir
  3. Bacana da sua parte ser sincera consigo mesma e com os seus leitores Gabi. E não se atenha a atualizações, pelo o que eu entendi, o blog e o canal são um hobby e um hobby não deve ser uma obrigação! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai Gabi, eu sei bem como é isso. Minhas leituras também continuam lentas, mas é tão bom, sabe?! Por um lado é. Na época em que estava lendo muito (muito mesmo) era uma época tão solitária, que ao lembrar disso me sinto triste até! E isso mudou do ano passado pra cá, com namorado, faculdade, amigos, etc. Que bom que está acontecendo isso com você e mesmo com todas as dificuldades que uma universidade traz (pra todo mundo é assim, acredite,rs), há recompensas, há coisas boas e no final, é isso que importa ;}

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha só, bateu um deja vu da época da faculdade! Quando comecei, minha vida passou por essa reviravolta também e é uma sensação boa, de novas responsabilidades, novos textos, nova rotina... E o legal nisso tudo é as amizades que a gente faz no decorrer dos semestres. De alguma maneira, elas marcam a gente. :)

    Meu ritmo de leitura também diminuiu, mas é porque estou em outra fase da minha vida e, assim como você, minha rotina mudou e o tempo de leitura diminuiu. Mas tenho algumas postagens programadas e vou levando... Ainda não sei o que vou fazer quando os posts acabarem, mas dá pra ir lendo um pouquinho por dia... E nos fds posso assistir algum filme. Enfim, dou um jeito, mesmo que eu atualize o blog com tanta frequência.

    Parabéns e sucesso para você!!
    Gosto muito do seu blog, viu?

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi :)

    Bom, estou nessa fase de querer ler mais, mas o vestibular não deixar. E sei que, dependendo das minhas escolhas, o meu futuro tende a ser igual ao seu. Então o seu texto foi reconfortante para mim.
    Estou em dúvida entre dois cursos, e um deles provavelmente me propiciará ler mais do que o outro (Estudos Literários x Direito). Estou naquele momento indeciso de escolher o certo para a minha vida, e de não me deixar influenciar tanto assim por um hobbie. Apesar de que, também penso que esse hobbie pode me proporcionar uma profissão. Então, realmente, não sei rs
    Muito bom saber que está gostando do curso e de que está feliz assim, com o que pode ler e com a diversidade de leituras que possui.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Gabi! Quanto tempo que eu não comento aqui! Acho que você nem deve mais lembrar de mim, mas enfim. Eu passei por essa fase de parar de ler por causa do vestibular, e passei pela mesmíssima coisa nos primeiros meses desse ano, não vou dizer que voltei a ler com a frequência que lia antes, mas voltei a ler um pouco mais. Eu sempre tive muitos amigos, mas eles eram todos na escola, e nós saíamos pra ir ao cinema no sábado, já os amigos que fiz depois que entrei na faculdade, uns eu vejo todos os dias, outros não (porque alguns são de outros cursos etc), mas a gente saí, muito, e eu percebi, que é muito bom sair do casulo as vezes. Enfim, eu sei como é estressante no começo, mas passa, e depois vem as coisas boas haha. Boa sorte na sua jornada. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabi!
    Então, a gente já conversou um pouquinho sobre vestibular e vida, né? Amo ler textos sobre como você e a Ni estão. Estou terminando meu 2º ano, logo, logo tem o Enem, e estou estou me sentindo super insegura. Na minha cabeça eu não vou passar, nada de bom vai acontecer, e vou ter que fazer cursinho. É um lixo de sentir assim, mas é como uma "proteção" contra a decepção, sabe?

    Compartilhe mais sobre sua vida pessoal. Amo quando os blogs passam de literários para blogs sobre tudo <3

    Clara - Blog Incantevole
    clarabeatrizsantos.blogspot.com
    @clarabsantos

    ResponderExcluir
  9. Me identifiquei bastante. Além de cursarmos o mesmo, a minha vida também mudou bastante na faculdade, também leio menos por outras prioridades, isso aconteceu mais nos últimos dois anos. É realmente gostoso experimentar novas coisas, ter novas vivências. Acabamos saindo do ler histórias para viver histórias. Mas as vezes dá aquela vontade de refugiar um pouco e ficar mais no universo dos livros e aconteça o que acontecer livros sempre serão importante e queridos na minha vida. Já conversei com você antes pelo twitter, me identifico muito, então vamos conversar!

    ResponderExcluir